Dificuldades no atendimento ao idoso: percepções de profissionais de enfermagem de unidades de saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Laura Moreira de Sousa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bittar, Cléria Maria Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4080
Resumo: O atendimento ao idoso requer competências e conhecimentos muitas vezes não suficientemente contemplados durante os anos de formação profissional, tornando comum o relato de dificuldades encontradas pelos profissionais na hora de lidar com essa população. Este estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivos conhecer as percepções e as dificuldades relatadas por um grupo de profissionais de enfermagem sobre o atendimento ao idoso. Participaram deste estudo 12 profissionais da área de Enfermagem que atuavam na Unidade de Saúde da Família no município de Coromandel (MG), que responderam a um questionário elaborado pela autora, para essa finalidade. Os participantes relataram que viam o idoso como uma “pessoa sábia, com muita experiência de vida’, que possuíam “vastos conhecimentos” e que eram capazes de dar “sábios conselhos”. No entanto, apontaram que as maiores dificuldades para lidar com os idosos diziam respeito à falta de maiores conhecimentos sobre as necessidades e os cuidados com a faixa etária e, também, em relação à escassez de informação recebida durante a graduação, além de fatores outros, tais como o descaso dos familiares dos idosos, a dificuldade dos idosos na adesão aos tratamentos de saúde e a sobrecarga de trabalho. Conclui-se que, para atender a necessidade de melhor preparar profissionais para lidar com a crescente demanda no atendimento ao idoso, torna-se necessário rever o conteúdo programático da formação profissional, e, em relação à queixa de sobrecarga de trabalho, é mister uma melhor organização e um planejamento adequado do trabalho, de modo a não comprometer tanto o atendimento prestado, assim como a saúde do próprio trabalhador.
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