Uso de Exergames na Prevenção de Agravos e na Reabilitação de Idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira de Melo, Ruth
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9793
Resumo: Com o avanço da tecnologia, os vídeo games ativos ou exergames têm se mostrado uma alternativa interessante para a prevenção de agravos e a reabilitação de pessoas idosas, uma vez que possibilitam maior individualização do treinamento, feedback sensorial da atividade proposta e a integração entre habilidadesmotoras e cognitivas. Evidências provenientes de revisões sistemáticas e meta-análise apontam para efeitos positivos dos exergames em medidas físico-funcionais e cognitivas de idosos saudáveis e com doenças neurológicas (Doença de Parkinson e pós Acidente Vascular Encefálico). Entretanto, os seus efeitos não parecem ser superiores aos treinamentos/tratamentos convencionais. Portanto, ensaios clínicos de alta qualidade são necessário para estabelecer a segurança e as recomendações da utilização dos exergames na população idosa.
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