Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Assis, Victor Inácio Freire
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vidal, Alessandra Paiva de Castro, Dias, Fernanda Moura Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4926
Resumo: A imobilidade produz alterações fisiopatológicas musculoesqueléticas que ocasionam deformidades e alterações posturais. Sem intervenção precoce, as alterações posturais afetam a qualidade de vida do idoso e predispõem ao aparecimento de doenças. Muitos idosos, por não terem famílias, ou condição estável, são institucionalizados. A institucionalização pode contribuir para a inatividade. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de avaliar o posicionamento no leito e a mobilidade articular em idosos acamados de uma instituição de longa permanência (ILP). Para isso, realizou-se um estudo transversal analítico com quatorze idosos acamados de uma ILP de Vitória, Espírito Santo. Eles foram avaliados por meio de anamnese e exame físico. Foram investigadas deformidades e alterações posturais com um formulário estruturado para inspeção da coluna, membros superiores e inferiores. Os idosos acamados apresentaram idade de 81,1 ± 12,6 anos e tempo de institucionalização de 9,6 ± 6,0 anos. A maior parte deles (64,2%) apresentava alteração postural nos cotovelos, quadris e joelhos, que estavam em flexão. A sensação final de movimento estava normal em todas as articulações na maioria dos idosos. A articulação do ombro apresentou-se com limitação de movimento mais frequentemente (92,85%). Além disso, nas articula- ções de punho, quadril, joelho e tornozelo também existiam limitações. Sabe-se que as limitações do movimento articular podem ocasionar deformidades permanentes. O imobilismo, em idosos acamados residentes em ILP, é um fator causador das alterações do posicionamento e da mobilidade articular. Dessa forma, sugere-se que idosos acamados residentes em ILPs sejam estimulados frequentemente em relação às trocas de decúbito e recebam cuidado especializado para prevenção de deformidades articulares.
id UPF-3_cc91194e602a54ce659b3c99522ff7bf
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/4926
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanênciaA imobilidade produz alterações fisiopatológicas musculoesqueléticas que ocasionam deformidades e alterações posturais. Sem intervenção precoce, as alterações posturais afetam a qualidade de vida do idoso e predispõem ao aparecimento de doenças. Muitos idosos, por não terem famílias, ou condição estável, são institucionalizados. A institucionalização pode contribuir para a inatividade. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de avaliar o posicionamento no leito e a mobilidade articular em idosos acamados de uma instituição de longa permanência (ILP). Para isso, realizou-se um estudo transversal analítico com quatorze idosos acamados de uma ILP de Vitória, Espírito Santo. Eles foram avaliados por meio de anamnese e exame físico. Foram investigadas deformidades e alterações posturais com um formulário estruturado para inspeção da coluna, membros superiores e inferiores. Os idosos acamados apresentaram idade de 81,1 ± 12,6 anos e tempo de institucionalização de 9,6 ± 6,0 anos. A maior parte deles (64,2%) apresentava alteração postural nos cotovelos, quadris e joelhos, que estavam em flexão. A sensação final de movimento estava normal em todas as articulações na maioria dos idosos. A articulação do ombro apresentou-se com limitação de movimento mais frequentemente (92,85%). Além disso, nas articula- ções de punho, quadril, joelho e tornozelo também existiam limitações. Sabe-se que as limitações do movimento articular podem ocasionar deformidades permanentes. O imobilismo, em idosos acamados residentes em ILP, é um fator causador das alterações do posicionamento e da mobilidade articular. Dessa forma, sugere-se que idosos acamados residentes em ILPs sejam estimulados frequentemente em relação às trocas de decúbito e recebam cuidado especializado para prevenção de deformidades articulares.Editora UPF2015-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa transversal analíticaapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/492610.5335/rbceh.v12i2.4926Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 2 (2015)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4926/pdfde Assis, Victor Inácio FreireVidal, Alessandra Paiva de CastroDias, Fernanda Moura Vargasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:42Zoai:seer.upf.br:article/4926Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:42Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanência
title Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanência
spellingShingle Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanência
de Assis, Victor Inácio Freire
title_short Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanência
title_full Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanência
title_fullStr Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanência
title_full_unstemmed Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanência
title_sort Avaliação postural e de deformidades em idosos acamados de uma instituição de longa permanência
author de Assis, Victor Inácio Freire
author_facet de Assis, Victor Inácio Freire
Vidal, Alessandra Paiva de Castro
Dias, Fernanda Moura Vargas
author_role author
author2 Vidal, Alessandra Paiva de Castro
Dias, Fernanda Moura Vargas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Assis, Victor Inácio Freire
Vidal, Alessandra Paiva de Castro
Dias, Fernanda Moura Vargas
description A imobilidade produz alterações fisiopatológicas musculoesqueléticas que ocasionam deformidades e alterações posturais. Sem intervenção precoce, as alterações posturais afetam a qualidade de vida do idoso e predispõem ao aparecimento de doenças. Muitos idosos, por não terem famílias, ou condição estável, são institucionalizados. A institucionalização pode contribuir para a inatividade. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de avaliar o posicionamento no leito e a mobilidade articular em idosos acamados de uma instituição de longa permanência (ILP). Para isso, realizou-se um estudo transversal analítico com quatorze idosos acamados de uma ILP de Vitória, Espírito Santo. Eles foram avaliados por meio de anamnese e exame físico. Foram investigadas deformidades e alterações posturais com um formulário estruturado para inspeção da coluna, membros superiores e inferiores. Os idosos acamados apresentaram idade de 81,1 ± 12,6 anos e tempo de institucionalização de 9,6 ± 6,0 anos. A maior parte deles (64,2%) apresentava alteração postural nos cotovelos, quadris e joelhos, que estavam em flexão. A sensação final de movimento estava normal em todas as articulações na maioria dos idosos. A articulação do ombro apresentou-se com limitação de movimento mais frequentemente (92,85%). Além disso, nas articula- ções de punho, quadril, joelho e tornozelo também existiam limitações. Sabe-se que as limitações do movimento articular podem ocasionar deformidades permanentes. O imobilismo, em idosos acamados residentes em ILP, é um fator causador das alterações do posicionamento e da mobilidade articular. Dessa forma, sugere-se que idosos acamados residentes em ILPs sejam estimulados frequentemente em relação às trocas de decúbito e recebam cuidado especializado para prevenção de deformidades articulares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa transversal analítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4926
10.5335/rbceh.v12i2.4926
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4926
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v12i2.4926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4926/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 2 (2015)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892538875904