Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Valle Gonçalves, Monise Laira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Broglio, Gabriela A. Fabbri, Lozano, Aline Cristina, Lamari, Neuseli Marino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4548
Resumo: Atualmente, há mudança no perfil epidemiológico e demográfico da população brasileira, com aumento significativo da população idosa. A idade avançada contribui para a suscetibilidade a doenças e maior probabilidade de morte, os idosos compõem o extrato populacional que mais utiliza os serviços de saúde, dos quais se destacam as internações hospitalares caracterizadas por períodos prolongados e maiores índices de readmissão. Com o envelhecimento, muitas alterações fisiológicas vão ocorrendo, inclusive alteração na deglutição, chamada de presbifagia, fator de risco à disfagia. Este estudo objetivou caracterizar o perfil dos idosos reinternados em hospital público usuários de via alternativa de alimentação, por meio de aplicação de questionário desenvolvido por residentes multiprofissionais em Reabilitação Física da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), aplicado a 544 pacientes reinternados nas enfermarias do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), no período de junho a outubro de 2014. Dos pacientes que participaram do estudo, foram selecionados 86 (15,8%) que são os idosos usuários de via alternativa de alimentação. Os resultados apontam que as afecções de base mais prevalentes são de causas neurológicas, os principais motivos das reinternações são afecções respiratórias e 80% contavam com a presença de cuidador. Concluiu-se que uma parcela importante de idosos é usuária de via alternativa de alimentação, predominantemente do sexo masculino, acometidos geralmente pelas afecções de base de causas neurológicas. Sugere-se que sejam realizados novos estudos direcionados a este público, visto que esta população está em crescimento e é responsável por grande parte do uso dos serviços de saúde, necessitando de cuidados especializados.
id UPF-3_ce6d46c334158872e33417e84f938227
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/4548
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital públicoAtualmente, há mudança no perfil epidemiológico e demográfico da população brasileira, com aumento significativo da população idosa. A idade avançada contribui para a suscetibilidade a doenças e maior probabilidade de morte, os idosos compõem o extrato populacional que mais utiliza os serviços de saúde, dos quais se destacam as internações hospitalares caracterizadas por períodos prolongados e maiores índices de readmissão. Com o envelhecimento, muitas alterações fisiológicas vão ocorrendo, inclusive alteração na deglutição, chamada de presbifagia, fator de risco à disfagia. Este estudo objetivou caracterizar o perfil dos idosos reinternados em hospital público usuários de via alternativa de alimentação, por meio de aplicação de questionário desenvolvido por residentes multiprofissionais em Reabilitação Física da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), aplicado a 544 pacientes reinternados nas enfermarias do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), no período de junho a outubro de 2014. Dos pacientes que participaram do estudo, foram selecionados 86 (15,8%) que são os idosos usuários de via alternativa de alimentação. Os resultados apontam que as afecções de base mais prevalentes são de causas neurológicas, os principais motivos das reinternações são afecções respiratórias e 80% contavam com a presença de cuidador. Concluiu-se que uma parcela importante de idosos é usuária de via alternativa de alimentação, predominantemente do sexo masculino, acometidos geralmente pelas afecções de base de causas neurológicas. Sugere-se que sejam realizados novos estudos direcionados a este público, visto que esta população está em crescimento e é responsável por grande parte do uso dos serviços de saúde, necessitando de cuidados especializados.Editora UPF2015-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/454810.5335/rbceh.v12i1.4548Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 1 (2015)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4548/pdfdo Valle Gonçalves, Monise LairaBroglio, Gabriela A. FabbriLozano, Aline CristinaLamari, Neuseli Marinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:42Zoai:seer.upf.br:article/4548Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:42Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público
title Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público
spellingShingle Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público
do Valle Gonçalves, Monise Laira
title_short Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público
title_full Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público
title_fullStr Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público
title_full_unstemmed Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público
title_sort Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público
author do Valle Gonçalves, Monise Laira
author_facet do Valle Gonçalves, Monise Laira
Broglio, Gabriela A. Fabbri
Lozano, Aline Cristina
Lamari, Neuseli Marino
author_role author
author2 Broglio, Gabriela A. Fabbri
Lozano, Aline Cristina
Lamari, Neuseli Marino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Valle Gonçalves, Monise Laira
Broglio, Gabriela A. Fabbri
Lozano, Aline Cristina
Lamari, Neuseli Marino
description Atualmente, há mudança no perfil epidemiológico e demográfico da população brasileira, com aumento significativo da população idosa. A idade avançada contribui para a suscetibilidade a doenças e maior probabilidade de morte, os idosos compõem o extrato populacional que mais utiliza os serviços de saúde, dos quais se destacam as internações hospitalares caracterizadas por períodos prolongados e maiores índices de readmissão. Com o envelhecimento, muitas alterações fisiológicas vão ocorrendo, inclusive alteração na deglutição, chamada de presbifagia, fator de risco à disfagia. Este estudo objetivou caracterizar o perfil dos idosos reinternados em hospital público usuários de via alternativa de alimentação, por meio de aplicação de questionário desenvolvido por residentes multiprofissionais em Reabilitação Física da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), aplicado a 544 pacientes reinternados nas enfermarias do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), no período de junho a outubro de 2014. Dos pacientes que participaram do estudo, foram selecionados 86 (15,8%) que são os idosos usuários de via alternativa de alimentação. Os resultados apontam que as afecções de base mais prevalentes são de causas neurológicas, os principais motivos das reinternações são afecções respiratórias e 80% contavam com a presença de cuidador. Concluiu-se que uma parcela importante de idosos é usuária de via alternativa de alimentação, predominantemente do sexo masculino, acometidos geralmente pelas afecções de base de causas neurológicas. Sugere-se que sejam realizados novos estudos direcionados a este público, visto que esta população está em crescimento e é responsável por grande parte do uso dos serviços de saúde, necessitando de cuidados especializados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4548
10.5335/rbceh.v12i1.4548
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4548
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v12i1.4548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4548/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 1 (2015)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892523147264