Educação e gerontologia: desafios e oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachioni, Meire
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Neri, Anita Liberalesso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/49
Resumo: A gerontologia é vasto campo profissional e disciplinar, do qual faz parte a educação gerontológica. Esta se ocupa da educação dos idosos e da formação de profissionais para esse mister. No Brasil, a construção da educação gerontológica avança principalmente a partir da atuação de cursos de pós-graduação em gerontologia; é fortalecida pela criação de universidades da terceira idade, importante locus de programas para idosos, de pesquisa e de formação de recursos humanos, embora nelas ainda predominem ações pedagógicas não-especializadas. Este texto tem como objetivo discutir princípios para uma educação gerontológica participativa e transformadora.
id UPF-3_d2d2507ac6a46a54ecb07a19d069afff
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/49
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Educação e gerontologia: desafios e oportunidadesA gerontologia é vasto campo profissional e disciplinar, do qual faz parte a educação gerontológica. Esta se ocupa da educação dos idosos e da formação de profissionais para esse mister. No Brasil, a construção da educação gerontológica avança principalmente a partir da atuação de cursos de pós-graduação em gerontologia; é fortalecida pela criação de universidades da terceira idade, importante locus de programas para idosos, de pesquisa e de formação de recursos humanos, embora nelas ainda predominem ações pedagógicas não-especializadas. Este texto tem como objetivo discutir princípios para uma educação gerontológica participativa e transformadora.Editora UPF2006-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4910.5335/rbceh.2012.49Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 1 n. 1 (2004)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/49/56Cachioni, MeireNeri, Anita Liberalessoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:22Zoai:seer.upf.br:article/49Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:22Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e gerontologia: desafios e oportunidades
title Educação e gerontologia: desafios e oportunidades
spellingShingle Educação e gerontologia: desafios e oportunidades
Cachioni, Meire
title_short Educação e gerontologia: desafios e oportunidades
title_full Educação e gerontologia: desafios e oportunidades
title_fullStr Educação e gerontologia: desafios e oportunidades
title_full_unstemmed Educação e gerontologia: desafios e oportunidades
title_sort Educação e gerontologia: desafios e oportunidades
author Cachioni, Meire
author_facet Cachioni, Meire
Neri, Anita Liberalesso
author_role author
author2 Neri, Anita Liberalesso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachioni, Meire
Neri, Anita Liberalesso
description A gerontologia é vasto campo profissional e disciplinar, do qual faz parte a educação gerontológica. Esta se ocupa da educação dos idosos e da formação de profissionais para esse mister. No Brasil, a construção da educação gerontológica avança principalmente a partir da atuação de cursos de pós-graduação em gerontologia; é fortalecida pela criação de universidades da terceira idade, importante locus de programas para idosos, de pesquisa e de formação de recursos humanos, embora nelas ainda predominem ações pedagógicas não-especializadas. Este texto tem como objetivo discutir princípios para uma educação gerontológica participativa e transformadora.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/49
10.5335/rbceh.2012.49
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/49
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/49/56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 1 n. 1 (2004)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937890950283264