Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Etcheverria, Amanda Kunzler
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Prediger, Ivana Oliveira, Bauer, Magda Aline, Gonçalves, Andréa kruger, Corrêa, Andréa Ortiz, Biggoweit, Mirian Sana Barreto, Zanotto, Luciane Raquel Steiner, Teixeira, Adriane Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4049
Resumo: A perda auditiva representa uma das principais causas de isolamento social nos idosos e pode levar à depressão. O objetivo deste estudo foi verificar a existência de associação entre a presença e o grau de perda auditiva e sintomatologia depressiva em um grupo de idosos, bem como analisar a associação entre essas duas variáveis e a influência da idade e do sexo. Foram avaliados indivíduos idosos, por meio de audiometria tonal liminar, com pesquisa de limiares tonais por via aérea e via óssea, para verificação da presença, tipo e grau de perda auditiva. A avaliação também incluiu a aplicação da escala de depressão geriátrica (GDS) para observar a presença de sintomatologia depressiva. Fizeram parte da amostra 96 idosos, sendo 74 (77,1%) do sexo feminino, com idades entre 61 e 90 anos (média de 72,1±7,2 anos). Verificou-se presença de perda auditiva em 64 (66,7%) idosos, com predomínio de perda auditiva leve e moderada. Quanto à sintomatologia depressiva, essa foi observada em 22 (22,9%) idosos. Não foi observada associação entre a presença e o grau de perda auditiva e sintomatologia depressiva. Houve associação entre a perda auditiva e a idade. Concluiu-se que a maior parte dos idosos apresentou perda auditiva de grau leve a moderado. A sintomatologia depressiva foi detectada em um número menor de indivíduos e não houve associação entre perda auditiva e sintomatologia depressiva. A idade exerceu influência sobre a presença de perda auditiva. Não houve associação entre o sexo, a perda auditiva e a sintomatologia depressiva.
id UPF-3_d56941d9e9af485a292ef9c4de67c393
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/4049
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressivaA perda auditiva representa uma das principais causas de isolamento social nos idosos e pode levar à depressão. O objetivo deste estudo foi verificar a existência de associação entre a presença e o grau de perda auditiva e sintomatologia depressiva em um grupo de idosos, bem como analisar a associação entre essas duas variáveis e a influência da idade e do sexo. Foram avaliados indivíduos idosos, por meio de audiometria tonal liminar, com pesquisa de limiares tonais por via aérea e via óssea, para verificação da presença, tipo e grau de perda auditiva. A avaliação também incluiu a aplicação da escala de depressão geriátrica (GDS) para observar a presença de sintomatologia depressiva. Fizeram parte da amostra 96 idosos, sendo 74 (77,1%) do sexo feminino, com idades entre 61 e 90 anos (média de 72,1±7,2 anos). Verificou-se presença de perda auditiva em 64 (66,7%) idosos, com predomínio de perda auditiva leve e moderada. Quanto à sintomatologia depressiva, essa foi observada em 22 (22,9%) idosos. Não foi observada associação entre a presença e o grau de perda auditiva e sintomatologia depressiva. Houve associação entre a perda auditiva e a idade. Concluiu-se que a maior parte dos idosos apresentou perda auditiva de grau leve a moderado. A sintomatologia depressiva foi detectada em um número menor de indivíduos e não houve associação entre perda auditiva e sintomatologia depressiva. A idade exerceu influência sobre a presença de perda auditiva. Não houve associação entre o sexo, a perda auditiva e a sintomatologia depressiva.Editora UPF2014-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/404910.5335/rbceh.2012.4049Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 2 (2014)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4049/pdfEtcheverria, Amanda KunzlerPrediger, Ivana OliveiraBauer, Magda AlineGonçalves, Andréa krugerCorrêa, Andréa OrtizBiggoweit, Mirian Sana BarretoZanotto, Luciane Raquel SteinerTeixeira, Adriane Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:42Zoai:seer.upf.br:article/4049Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:42Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressiva
title Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressiva
spellingShingle Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressiva
Etcheverria, Amanda Kunzler
title_short Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressiva
title_full Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressiva
title_fullStr Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressiva
title_full_unstemmed Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressiva
title_sort Estudo sobre a audição em idosos e associação com sintomatologia depressiva
author Etcheverria, Amanda Kunzler
author_facet Etcheverria, Amanda Kunzler
Prediger, Ivana Oliveira
Bauer, Magda Aline
Gonçalves, Andréa kruger
Corrêa, Andréa Ortiz
Biggoweit, Mirian Sana Barreto
Zanotto, Luciane Raquel Steiner
Teixeira, Adriane Ribeiro
author_role author
author2 Prediger, Ivana Oliveira
Bauer, Magda Aline
Gonçalves, Andréa kruger
Corrêa, Andréa Ortiz
Biggoweit, Mirian Sana Barreto
Zanotto, Luciane Raquel Steiner
Teixeira, Adriane Ribeiro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Etcheverria, Amanda Kunzler
Prediger, Ivana Oliveira
Bauer, Magda Aline
Gonçalves, Andréa kruger
Corrêa, Andréa Ortiz
Biggoweit, Mirian Sana Barreto
Zanotto, Luciane Raquel Steiner
Teixeira, Adriane Ribeiro
description A perda auditiva representa uma das principais causas de isolamento social nos idosos e pode levar à depressão. O objetivo deste estudo foi verificar a existência de associação entre a presença e o grau de perda auditiva e sintomatologia depressiva em um grupo de idosos, bem como analisar a associação entre essas duas variáveis e a influência da idade e do sexo. Foram avaliados indivíduos idosos, por meio de audiometria tonal liminar, com pesquisa de limiares tonais por via aérea e via óssea, para verificação da presença, tipo e grau de perda auditiva. A avaliação também incluiu a aplicação da escala de depressão geriátrica (GDS) para observar a presença de sintomatologia depressiva. Fizeram parte da amostra 96 idosos, sendo 74 (77,1%) do sexo feminino, com idades entre 61 e 90 anos (média de 72,1±7,2 anos). Verificou-se presença de perda auditiva em 64 (66,7%) idosos, com predomínio de perda auditiva leve e moderada. Quanto à sintomatologia depressiva, essa foi observada em 22 (22,9%) idosos. Não foi observada associação entre a presença e o grau de perda auditiva e sintomatologia depressiva. Houve associação entre a perda auditiva e a idade. Concluiu-se que a maior parte dos idosos apresentou perda auditiva de grau leve a moderado. A sintomatologia depressiva foi detectada em um número menor de indivíduos e não houve associação entre perda auditiva e sintomatologia depressiva. A idade exerceu influência sobre a presença de perda auditiva. Não houve associação entre o sexo, a perda auditiva e a sintomatologia depressiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4049
10.5335/rbceh.2012.4049
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4049
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.4049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4049/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 2 (2014)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892495884288