Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina Sposito Dias Oliva, Daniela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues Portella, Marilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2794
Resumo: A longevidade de pessoas com deficiência é assunto de relevância e fenômeno de interesse para o fisioterapeuta. Entendendo que o corpo que é tocado por esse profissional transpassa o aspecto físico, cabe investigar qual o sentido para pessoas com deficiência de buscar na Fisioterapia um caminho para sua melhora. Com o objetivo de conhecer, descrever e compreender as percepções de um grupo de indivíduos adultos frente ao processo de viver e envelhecer com deficiência física adquirida, tal assunto emerge como uma das essências deste estudo fenomenológico. Tendo como sujeitos quatro colaboradores adultos, com idades entre 36 e 54 anos e deficiência física adquirida enquanto jovens ou adultos, o estudo seguiu os apontamentos de Maurice Merleau-Ponty. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista fenomenológica, sendo a organização e a compreensão realizadas pelo método fenomenológico proposto por Giorgi. Os resultados compreenderam duas essências acerca do aspecto “Convivendo com a deficiência”: a) a fisioterapia como um caminho e b) convivendo e transpondo barreiras. Constatou-se que, quando as ciências dialogam com a fenomenologia, desse diálogo surge uma revisão de conceitos e posturas, considerando a intencionalidade operante do corpo. O método possibilitou a compreensão de que conviver e envelhecer com deficiência envolve o enfrentamento diário, sendo a fisioterapia uma das ferramentas evidenciadas nessa tarefa.
id UPF-3_dcdeff83e4e10b0f354ab19e20cdef2e
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/2794
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiênciaA longevidade de pessoas com deficiência é assunto de relevância e fenômeno de interesse para o fisioterapeuta. Entendendo que o corpo que é tocado por esse profissional transpassa o aspecto físico, cabe investigar qual o sentido para pessoas com deficiência de buscar na Fisioterapia um caminho para sua melhora. Com o objetivo de conhecer, descrever e compreender as percepções de um grupo de indivíduos adultos frente ao processo de viver e envelhecer com deficiência física adquirida, tal assunto emerge como uma das essências deste estudo fenomenológico. Tendo como sujeitos quatro colaboradores adultos, com idades entre 36 e 54 anos e deficiência física adquirida enquanto jovens ou adultos, o estudo seguiu os apontamentos de Maurice Merleau-Ponty. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista fenomenológica, sendo a organização e a compreensão realizadas pelo método fenomenológico proposto por Giorgi. Os resultados compreenderam duas essências acerca do aspecto “Convivendo com a deficiência”: a) a fisioterapia como um caminho e b) convivendo e transpondo barreiras. Constatou-se que, quando as ciências dialogam com a fenomenologia, desse diálogo surge uma revisão de conceitos e posturas, considerando a intencionalidade operante do corpo. O método possibilitou a compreensão de que conviver e envelhecer com deficiência envolve o enfrentamento diário, sendo a fisioterapia uma das ferramentas evidenciadas nessa tarefa.Editora UPF2013-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/279410.5335/rbceh.2012.2794Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9, supl. (2012)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2794/pdfRegina Sposito Dias Oliva, DanielaRodrigues Portella, Marileneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/2794Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiência
title Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiência
spellingShingle Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiência
Regina Sposito Dias Oliva, Daniela
title_short Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiência
title_full Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiência
title_fullStr Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiência
title_full_unstemmed Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiência
title_sort Longevidade e fisioterapia: o cuidado na perspectiva de pessoas com deficiência
author Regina Sposito Dias Oliva, Daniela
author_facet Regina Sposito Dias Oliva, Daniela
Rodrigues Portella, Marilene
author_role author
author2 Rodrigues Portella, Marilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regina Sposito Dias Oliva, Daniela
Rodrigues Portella, Marilene
description A longevidade de pessoas com deficiência é assunto de relevância e fenômeno de interesse para o fisioterapeuta. Entendendo que o corpo que é tocado por esse profissional transpassa o aspecto físico, cabe investigar qual o sentido para pessoas com deficiência de buscar na Fisioterapia um caminho para sua melhora. Com o objetivo de conhecer, descrever e compreender as percepções de um grupo de indivíduos adultos frente ao processo de viver e envelhecer com deficiência física adquirida, tal assunto emerge como uma das essências deste estudo fenomenológico. Tendo como sujeitos quatro colaboradores adultos, com idades entre 36 e 54 anos e deficiência física adquirida enquanto jovens ou adultos, o estudo seguiu os apontamentos de Maurice Merleau-Ponty. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista fenomenológica, sendo a organização e a compreensão realizadas pelo método fenomenológico proposto por Giorgi. Os resultados compreenderam duas essências acerca do aspecto “Convivendo com a deficiência”: a) a fisioterapia como um caminho e b) convivendo e transpondo barreiras. Constatou-se que, quando as ciências dialogam com a fenomenologia, desse diálogo surge uma revisão de conceitos e posturas, considerando a intencionalidade operante do corpo. O método possibilitou a compreensão de que conviver e envelhecer com deficiência envolve o enfrentamento diário, sendo a fisioterapia uma das ferramentas evidenciadas nessa tarefa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2794
10.5335/rbceh.2012.2794
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2794
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.2794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2794/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9, supl. (2012)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892186554368