TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohm, Verônica
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rizzon, Francine, de Lima, Tatiane, Longhi, Claire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13512
Resumo: INTRODUÇÃO: A pandemia da SARS-COV19 impactou o mundo. No seu início, na tentativa de protegê-las frente ao número elevado de óbitos nesta parcela da população, muitos sofreram, não apenas pelo vírus, mas também pelo estigma que carregavam sem ter responsabilidade alguma por ela. O mundo do trabalho reflete práticas comuns de outros espaços sociais. OBJETIVO: Nesse sentido, este estudo tem como principal objetivo identificar como empresas da serra gaúcha se colocaram frente a trabalhadores idosos no primeiro ano da pandemia. MÉTODOS: Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo. A amostra foi intencional e por conveniência, sendo constituída por 20 trabalhadores formais idosos, que foram entrevistados por meio de instrumento semiestruturado. RESULTADOS: Os resultados apontam que, a maioria dos entrevistados foi afastada do trabalho, sendo alguns sem remuneração, o que repercutiu na dificuldade para manutenção do pagamento de  contas. Dos entrevistados, três relataram terem perdido o emprego no início da pandemia, mas conseguiram se recolocar meses após. A minoria dos entrevistados ficou em homeoffice no primeiro mês, retornando em seguida para as atividades presenciais, sem sentir maiores repercussões dos efeitos da pandemia na sua atividade laboral. CONCLUSÃO: Conclui-se que, os impactos na vida em decorrência da forma como gestores manejaram os trabalhadores idosos no período inicial da pandemia mostra que, algumas estratégias que o governo federal adotou para proteger a população idosa, repercutiu negativamente na empregabilidade deles.
id UPF-3_e6927682dc9e87a04d94b632fec099e9
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/13512
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNEINTRODUÇÃO: A pandemia da SARS-COV19 impactou o mundo. No seu início, na tentativa de protegê-las frente ao número elevado de óbitos nesta parcela da população, muitos sofreram, não apenas pelo vírus, mas também pelo estigma que carregavam sem ter responsabilidade alguma por ela. O mundo do trabalho reflete práticas comuns de outros espaços sociais. OBJETIVO: Nesse sentido, este estudo tem como principal objetivo identificar como empresas da serra gaúcha se colocaram frente a trabalhadores idosos no primeiro ano da pandemia. MÉTODOS: Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo. A amostra foi intencional e por conveniência, sendo constituída por 20 trabalhadores formais idosos, que foram entrevistados por meio de instrumento semiestruturado. RESULTADOS: Os resultados apontam que, a maioria dos entrevistados foi afastada do trabalho, sendo alguns sem remuneração, o que repercutiu na dificuldade para manutenção do pagamento de  contas. Dos entrevistados, três relataram terem perdido o emprego no início da pandemia, mas conseguiram se recolocar meses após. A minoria dos entrevistados ficou em homeoffice no primeiro mês, retornando em seguida para as atividades presenciais, sem sentir maiores repercussões dos efeitos da pandemia na sua atividade laboral. CONCLUSÃO: Conclui-se que, os impactos na vida em decorrência da forma como gestores manejaram os trabalhadores idosos no período inicial da pandemia mostra que, algumas estratégias que o governo federal adotou para proteger a população idosa, repercutiu negativamente na empregabilidade deles.Editora UPF2022-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1351210.5335/rbceh.v18i3.13512Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13512/114116414Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBohm, VerônicaRizzon, Francinede Lima, TatianeLonghi, Claire2022-06-05T23:15:15Zoai:seer.upf.br:article/13512Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-06-05T23:15:15Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNE
title TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNE
spellingShingle TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNE
Bohm, Verônica
title_short TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNE
title_full TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNE
title_fullStr TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNE
title_full_unstemmed TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNE
title_sort TRABALHADORES FORMAIS IDOSOS E A PANDEMIA DE SARS-COV-2: PROTEÇÃO QUE PUNE
author Bohm, Verônica
author_facet Bohm, Verônica
Rizzon, Francine
de Lima, Tatiane
Longhi, Claire
author_role author
author2 Rizzon, Francine
de Lima, Tatiane
Longhi, Claire
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bohm, Verônica
Rizzon, Francine
de Lima, Tatiane
Longhi, Claire
description INTRODUÇÃO: A pandemia da SARS-COV19 impactou o mundo. No seu início, na tentativa de protegê-las frente ao número elevado de óbitos nesta parcela da população, muitos sofreram, não apenas pelo vírus, mas também pelo estigma que carregavam sem ter responsabilidade alguma por ela. O mundo do trabalho reflete práticas comuns de outros espaços sociais. OBJETIVO: Nesse sentido, este estudo tem como principal objetivo identificar como empresas da serra gaúcha se colocaram frente a trabalhadores idosos no primeiro ano da pandemia. MÉTODOS: Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo. A amostra foi intencional e por conveniência, sendo constituída por 20 trabalhadores formais idosos, que foram entrevistados por meio de instrumento semiestruturado. RESULTADOS: Os resultados apontam que, a maioria dos entrevistados foi afastada do trabalho, sendo alguns sem remuneração, o que repercutiu na dificuldade para manutenção do pagamento de  contas. Dos entrevistados, três relataram terem perdido o emprego no início da pandemia, mas conseguiram se recolocar meses após. A minoria dos entrevistados ficou em homeoffice no primeiro mês, retornando em seguida para as atividades presenciais, sem sentir maiores repercussões dos efeitos da pandemia na sua atividade laboral. CONCLUSÃO: Conclui-se que, os impactos na vida em decorrência da forma como gestores manejaram os trabalhadores idosos no período inicial da pandemia mostra que, algumas estratégias que o governo federal adotou para proteger a população idosa, repercutiu negativamente na empregabilidade deles.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13512
10.5335/rbceh.v18i3.13512
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13512
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v18i3.13512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13512/114116414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937894297337856