Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both, Agostinho
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83
Resumo: Propõe-se neste texto que a vida, sua qualidade e expressividade possam constituir-se em razão de mudança curricular. Propõe-se, portanto, um movimento de resistência à colonização do mundo-da-vida, evidenciando em primeiro plano aquilo que é politicamente desconsiderado e ressaltando aqueles aspectos que ponham em relevo os objetivos e as experiências que promovem a qualidade de vida para todas as gerações e em todo o ciclo de vida, incluindo sua longevidade. O estudo pretende oferecer aos professores uma proposta pedagógica cuja finalidade é desenvolver a qualidade de vida na escola por meio de experiências vinculadas às disciplinas, à sala de aula, em atenção às dificuldades entre colegas e aos diversos sofrimentos individuais dos alunos. Por outro lado, o projeto visa também aproximar as gerações e a família da escola. As intervenções são promovidas através de oficinas, dinâmicas de grupo, temas da casa, pelas quais se busca integrar a família, a comunidade e a escola e em outras ações, com vistas a aprimorar as relações dos alunos consigo, com os outros e com a natureza.
id UPF-3_e7945daa85eae896c3557977ed2b74b2
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/83
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Escola, currículo, qualidade de vida e integração de geraçõesPropõe-se neste texto que a vida, sua qualidade e expressividade possam constituir-se em razão de mudança curricular. Propõe-se, portanto, um movimento de resistência à colonização do mundo-da-vida, evidenciando em primeiro plano aquilo que é politicamente desconsiderado e ressaltando aqueles aspectos que ponham em relevo os objetivos e as experiências que promovem a qualidade de vida para todas as gerações e em todo o ciclo de vida, incluindo sua longevidade. O estudo pretende oferecer aos professores uma proposta pedagógica cuja finalidade é desenvolver a qualidade de vida na escola por meio de experiências vinculadas às disciplinas, à sala de aula, em atenção às dificuldades entre colegas e aos diversos sofrimentos individuais dos alunos. Por outro lado, o projeto visa também aproximar as gerações e a família da escola. As intervenções são promovidas através de oficinas, dinâmicas de grupo, temas da casa, pelas quais se busca integrar a família, a comunidade e a escola e em outras ações, com vistas a aprimorar as relações dos alunos consigo, com os outros e com a natureza.Editora UPF2006-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/8310.5335/rbceh.2012.83Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83/79Both, Agostinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:23Zoai:seer.upf.br:article/83Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:23Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações
title Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações
spellingShingle Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações
Both, Agostinho
title_short Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações
title_full Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações
title_fullStr Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações
title_full_unstemmed Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações
title_sort Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações
author Both, Agostinho
author_facet Both, Agostinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Both, Agostinho
description Propõe-se neste texto que a vida, sua qualidade e expressividade possam constituir-se em razão de mudança curricular. Propõe-se, portanto, um movimento de resistência à colonização do mundo-da-vida, evidenciando em primeiro plano aquilo que é politicamente desconsiderado e ressaltando aqueles aspectos que ponham em relevo os objetivos e as experiências que promovem a qualidade de vida para todas as gerações e em todo o ciclo de vida, incluindo sua longevidade. O estudo pretende oferecer aos professores uma proposta pedagógica cuja finalidade é desenvolver a qualidade de vida na escola por meio de experiências vinculadas às disciplinas, à sala de aula, em atenção às dificuldades entre colegas e aos diversos sofrimentos individuais dos alunos. Por outro lado, o projeto visa também aproximar as gerações e a família da escola. As intervenções são promovidas através de oficinas, dinâmicas de grupo, temas da casa, pelas quais se busca integrar a família, a comunidade e a escola e em outras ações, com vistas a aprimorar as relações dos alunos consigo, com os outros e com a natureza.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83
10.5335/rbceh.2012.83
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83/79
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937890982789120