Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
Texto Completo: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83 |
Resumo: | Propõe-se neste texto que a vida, sua qualidade e expressividade possam constituir-se em razão de mudança curricular. Propõe-se, portanto, um movimento de resistência à colonização do mundo-da-vida, evidenciando em primeiro plano aquilo que é politicamente desconsiderado e ressaltando aqueles aspectos que ponham em relevo os objetivos e as experiências que promovem a qualidade de vida para todas as gerações e em todo o ciclo de vida, incluindo sua longevidade. O estudo pretende oferecer aos professores uma proposta pedagógica cuja finalidade é desenvolver a qualidade de vida na escola por meio de experiências vinculadas às disciplinas, à sala de aula, em atenção às dificuldades entre colegas e aos diversos sofrimentos individuais dos alunos. Por outro lado, o projeto visa também aproximar as gerações e a família da escola. As intervenções são promovidas através de oficinas, dinâmicas de grupo, temas da casa, pelas quais se busca integrar a família, a comunidade e a escola e em outras ações, com vistas a aprimorar as relações dos alunos consigo, com os outros e com a natureza. |
id |
UPF-3_e7945daa85eae896c3557977ed2b74b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/83 |
network_acronym_str |
UPF-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola, currículo, qualidade de vida e integração de geraçõesPropõe-se neste texto que a vida, sua qualidade e expressividade possam constituir-se em razão de mudança curricular. Propõe-se, portanto, um movimento de resistência à colonização do mundo-da-vida, evidenciando em primeiro plano aquilo que é politicamente desconsiderado e ressaltando aqueles aspectos que ponham em relevo os objetivos e as experiências que promovem a qualidade de vida para todas as gerações e em todo o ciclo de vida, incluindo sua longevidade. O estudo pretende oferecer aos professores uma proposta pedagógica cuja finalidade é desenvolver a qualidade de vida na escola por meio de experiências vinculadas às disciplinas, à sala de aula, em atenção às dificuldades entre colegas e aos diversos sofrimentos individuais dos alunos. Por outro lado, o projeto visa também aproximar as gerações e a família da escola. As intervenções são promovidas através de oficinas, dinâmicas de grupo, temas da casa, pelas quais se busca integrar a família, a comunidade e a escola e em outras ações, com vistas a aprimorar as relações dos alunos consigo, com os outros e com a natureza.Editora UPF2006-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/8310.5335/rbceh.2012.83Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83/79Both, Agostinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:23Zoai:seer.upf.br:article/83Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:23Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações |
title |
Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações |
spellingShingle |
Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações Both, Agostinho |
title_short |
Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações |
title_full |
Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações |
title_fullStr |
Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações |
title_full_unstemmed |
Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações |
title_sort |
Escola, currículo, qualidade de vida e integração de gerações |
author |
Both, Agostinho |
author_facet |
Both, Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Both, Agostinho |
description |
Propõe-se neste texto que a vida, sua qualidade e expressividade possam constituir-se em razão de mudança curricular. Propõe-se, portanto, um movimento de resistência à colonização do mundo-da-vida, evidenciando em primeiro plano aquilo que é politicamente desconsiderado e ressaltando aqueles aspectos que ponham em relevo os objetivos e as experiências que promovem a qualidade de vida para todas as gerações e em todo o ciclo de vida, incluindo sua longevidade. O estudo pretende oferecer aos professores uma proposta pedagógica cuja finalidade é desenvolver a qualidade de vida na escola por meio de experiências vinculadas às disciplinas, à sala de aula, em atenção às dificuldades entre colegas e aos diversos sofrimentos individuais dos alunos. Por outro lado, o projeto visa também aproximar as gerações e a família da escola. As intervenções são promovidas através de oficinas, dinâmicas de grupo, temas da casa, pelas quais se busca integrar a família, a comunidade e a escola e em outras ações, com vistas a aprimorar as relações dos alunos consigo, com os outros e com a natureza. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83 10.5335/rbceh.2012.83 |
url |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83 |
identifier_str_mv |
10.5335/rbceh.2012.83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/83/79 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006) 2317-6695 1679-7930 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br |
_version_ |
1748937890982789120 |