Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doll, Johannes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Buaes, Caroline Stumpf
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449
Resumo: A inclusão digital no Brasil está avançando, porém de forma desigual em relação às faixas etárias: uma grande parte dos adultos e idosos não sabe usar um computador e existem poucas iniciativas para incluir este grupo dentre os usuários dos recursos da informática. Para compreender melhor este desafio, o presente estudo analisa as aprendizagens de pessoas com mais que 45 anos durante cursos de introdução ao uso do computador, voltados para esta faixa etária, através de um instrumento de observação do desempenho em várias habilidades. Os resultados apontam para ritmos diferentes de aprendizagem, bem como uma certa influência da idade na execução de em algumas habilidades. A discussão dos dados apresentada neste estudo está embasada em teorias psicológicas sobre a aprendizagem. Palavras-chave: inclusão digital, aprendizagem, envelhecimento
id UPF-3_f30f4d28f665f96586e82c759cbda687
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/449
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosasLearning in courses of digital inclusion for adults and olderA inclusão digital no Brasil está avançando, porém de forma desigual em relação às faixas etárias: uma grande parte dos adultos e idosos não sabe usar um computador e existem poucas iniciativas para incluir este grupo dentre os usuários dos recursos da informática. Para compreender melhor este desafio, o presente estudo analisa as aprendizagens de pessoas com mais que 45 anos durante cursos de introdução ao uso do computador, voltados para esta faixa etária, através de um instrumento de observação do desempenho em várias habilidades. Os resultados apontam para ritmos diferentes de aprendizagem, bem como uma certa influência da idade na execução de em algumas habilidades. A discussão dos dados apresentada neste estudo está embasada em teorias psicológicas sobre a aprendizagem. Palavras-chave: inclusão digital, aprendizagem, envelhecimentoThe digital inclusion in Brazil is going on, but not in the same way for all ages: most of the adult and elderly don’t know how to use a computer and there are little efforts to include this specific group in the digital community. In order to understand better this challenge, the present study analyzes the learning process of people with 45 years and more during computer courses for beginners, designed for this age group, by using a special instrument to register the performance in a group of abilities. The data show different rhythms of learning, and a certain influence of age in some abilities. The results are discussed from the point of view of psychological learning theories. Key-words: digital inclusion, learning, agingEditora UPF2010-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/44910.5335/rbceh.2012.449Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 6 n. 3 (2009)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449/813Doll, JohannesBuaes, Caroline Stumpfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:32Zoai:seer.upf.br:article/449Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:32Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas
Learning in courses of digital inclusion for adults and older
title Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas
spellingShingle Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas
Doll, Johannes
title_short Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas
title_full Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas
title_fullStr Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas
title_full_unstemmed Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas
title_sort Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas
author Doll, Johannes
author_facet Doll, Johannes
Buaes, Caroline Stumpf
author_role author
author2 Buaes, Caroline Stumpf
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Doll, Johannes
Buaes, Caroline Stumpf
description A inclusão digital no Brasil está avançando, porém de forma desigual em relação às faixas etárias: uma grande parte dos adultos e idosos não sabe usar um computador e existem poucas iniciativas para incluir este grupo dentre os usuários dos recursos da informática. Para compreender melhor este desafio, o presente estudo analisa as aprendizagens de pessoas com mais que 45 anos durante cursos de introdução ao uso do computador, voltados para esta faixa etária, através de um instrumento de observação do desempenho em várias habilidades. Os resultados apontam para ritmos diferentes de aprendizagem, bem como uma certa influência da idade na execução de em algumas habilidades. A discussão dos dados apresentada neste estudo está embasada em teorias psicológicas sobre a aprendizagem. Palavras-chave: inclusão digital, aprendizagem, envelhecimento
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449
10.5335/rbceh.2012.449
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449/813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 6 n. 3 (2009)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937891436822528