Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2010 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
Download full: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449 |
Summary: | A inclusão digital no Brasil está avançando, porém de forma desigual em relação às faixas etárias: uma grande parte dos adultos e idosos não sabe usar um computador e existem poucas iniciativas para incluir este grupo dentre os usuários dos recursos da informática. Para compreender melhor este desafio, o presente estudo analisa as aprendizagens de pessoas com mais que 45 anos durante cursos de introdução ao uso do computador, voltados para esta faixa etária, através de um instrumento de observação do desempenho em várias habilidades. Os resultados apontam para ritmos diferentes de aprendizagem, bem como uma certa influência da idade na execução de em algumas habilidades. A discussão dos dados apresentada neste estudo está embasada em teorias psicológicas sobre a aprendizagem. Palavras-chave: inclusão digital, aprendizagem, envelhecimento |
id |
UPF-3_f30f4d28f665f96586e82c759cbda687 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/449 |
network_acronym_str |
UPF-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosasLearning in courses of digital inclusion for adults and olderA inclusão digital no Brasil está avançando, porém de forma desigual em relação às faixas etárias: uma grande parte dos adultos e idosos não sabe usar um computador e existem poucas iniciativas para incluir este grupo dentre os usuários dos recursos da informática. Para compreender melhor este desafio, o presente estudo analisa as aprendizagens de pessoas com mais que 45 anos durante cursos de introdução ao uso do computador, voltados para esta faixa etária, através de um instrumento de observação do desempenho em várias habilidades. Os resultados apontam para ritmos diferentes de aprendizagem, bem como uma certa influência da idade na execução de em algumas habilidades. A discussão dos dados apresentada neste estudo está embasada em teorias psicológicas sobre a aprendizagem. Palavras-chave: inclusão digital, aprendizagem, envelhecimentoThe digital inclusion in Brazil is going on, but not in the same way for all ages: most of the adult and elderly don’t know how to use a computer and there are little efforts to include this specific group in the digital community. In order to understand better this challenge, the present study analyzes the learning process of people with 45 years and more during computer courses for beginners, designed for this age group, by using a special instrument to register the performance in a group of abilities. The data show different rhythms of learning, and a certain influence of age in some abilities. The results are discussed from the point of view of psychological learning theories. Key-words: digital inclusion, learning, agingEditora UPF2010-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/44910.5335/rbceh.2012.449Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 6 n. 3 (2009)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449/813Doll, JohannesBuaes, Caroline Stumpfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:32Zoai:seer.upf.br:article/449Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:32Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas Learning in courses of digital inclusion for adults and older |
title |
Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas |
spellingShingle |
Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas Doll, Johannes |
title_short |
Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas |
title_full |
Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas |
title_fullStr |
Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas |
title_sort |
Aprendizagem em cursos de inclusão digital para pessoas adultas e idosas |
author |
Doll, Johannes |
author_facet |
Doll, Johannes Buaes, Caroline Stumpf |
author_role |
author |
author2 |
Buaes, Caroline Stumpf |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Doll, Johannes Buaes, Caroline Stumpf |
description |
A inclusão digital no Brasil está avançando, porém de forma desigual em relação às faixas etárias: uma grande parte dos adultos e idosos não sabe usar um computador e existem poucas iniciativas para incluir este grupo dentre os usuários dos recursos da informática. Para compreender melhor este desafio, o presente estudo analisa as aprendizagens de pessoas com mais que 45 anos durante cursos de introdução ao uso do computador, voltados para esta faixa etária, através de um instrumento de observação do desempenho em várias habilidades. Os resultados apontam para ritmos diferentes de aprendizagem, bem como uma certa influência da idade na execução de em algumas habilidades. A discussão dos dados apresentada neste estudo está embasada em teorias psicológicas sobre a aprendizagem. Palavras-chave: inclusão digital, aprendizagem, envelhecimento |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449 10.5335/rbceh.2012.449 |
url |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449 |
identifier_str_mv |
10.5335/rbceh.2012.449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/449/813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 6 n. 3 (2009) 2317-6695 1679-7930 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br |
_version_ |
1748937891436822528 |