SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Júnior, Célio Acelino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Justiça do Direito (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/4845
Resumo: A quantidade de pescado produzido no Brasil cresceu de 1960 a 1985, decaindo a partir de então. A causa da queda de produção é a sobrepesca, que vem reduzindo os cardumes. A produção pesqueira concentra-se no pescado de origem marítima, sendo que as principais regiões produtoras são o Sudeste e o Sul, vindo em seguida o Nordeste. No tocante ao Estado de Santa Catarina, a pesca industrial é sua principal fonte de produção de pescado, sendo que as principais estruturas portuárias pesqueiras estão localizadas nas cidades de Itajaí e Navegantes. Considerando a preocupação global com as questões ambientais, torna-se indispensável à análise da gestão sustentável dos recursos pesqueiros, que pode ser entendida como sendo a mediação pelo uso de um bem da União, envolvendo a aplicação de um conjunto harmônico de medidas de expansão ou retração da pesca, para obter a sustentabilidade da atividade, o equilíbrio do ecossistema onde ocorre a pescaria, a garantia de preservação do banco genético da espécie ou das espécies exploradas, a rentabilidade econômica dos empreendimentos, a geração de emprego e renda justa para o trabalho. Palavras-chave: Direito Ambiental. Gestão Compartilhada. Meio Ambiente. Pesca Industrial. Sustentabilidade.
id UPF-4_d0668615a561544f8625ab9087803881
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/4845
network_acronym_str UPF-4
network_name_str Revista Justiça do Direito (Online)
repository_id_str
spelling SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.A quantidade de pescado produzido no Brasil cresceu de 1960 a 1985, decaindo a partir de então. A causa da queda de produção é a sobrepesca, que vem reduzindo os cardumes. A produção pesqueira concentra-se no pescado de origem marítima, sendo que as principais regiões produtoras são o Sudeste e o Sul, vindo em seguida o Nordeste. No tocante ao Estado de Santa Catarina, a pesca industrial é sua principal fonte de produção de pescado, sendo que as principais estruturas portuárias pesqueiras estão localizadas nas cidades de Itajaí e Navegantes. Considerando a preocupação global com as questões ambientais, torna-se indispensável à análise da gestão sustentável dos recursos pesqueiros, que pode ser entendida como sendo a mediação pelo uso de um bem da União, envolvendo a aplicação de um conjunto harmônico de medidas de expansão ou retração da pesca, para obter a sustentabilidade da atividade, o equilíbrio do ecossistema onde ocorre a pescaria, a garantia de preservação do banco genético da espécie ou das espécies exploradas, a rentabilidade econômica dos empreendimentos, a geração de emprego e renda justa para o trabalho. Palavras-chave: Direito Ambiental. Gestão Compartilhada. Meio Ambiente. Pesca Industrial. Sustentabilidade.Universidade de Passo Fundo2014-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/484510.5335/rjd.v28i2.4845Revista Justiça do Direito; v. 28 n. 2 (2014); 334-348Law of Justice Journal; Vol 28 No 2 (2014); 334-3482238-32121413-7038reponame:Revista Justiça do Direito (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/4845/3273dos Santos Júnior, Célio Acelinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-16T13:44:33Zoai:seer.upf.br:article/4845Revistahttp://seer.upf.br/index.php/rjdPUBhttp://seer.upf.br/index.php/rjd/oairevistajusticadodireito@gmail.com2238-32121413-7038opendoar:2016-08-16T13:44:33Revista Justiça do Direito (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.
title SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.
spellingShingle SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.
dos Santos Júnior, Célio Acelino
title_short SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.
title_full SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.
title_fullStr SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.
title_full_unstemmed SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.
title_sort SUSTENTABILIDADE, DIREITO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: A INDÚSTRIA DA PESCA EM SANTA CATARINA.
author dos Santos Júnior, Célio Acelino
author_facet dos Santos Júnior, Célio Acelino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Júnior, Célio Acelino
description A quantidade de pescado produzido no Brasil cresceu de 1960 a 1985, decaindo a partir de então. A causa da queda de produção é a sobrepesca, que vem reduzindo os cardumes. A produção pesqueira concentra-se no pescado de origem marítima, sendo que as principais regiões produtoras são o Sudeste e o Sul, vindo em seguida o Nordeste. No tocante ao Estado de Santa Catarina, a pesca industrial é sua principal fonte de produção de pescado, sendo que as principais estruturas portuárias pesqueiras estão localizadas nas cidades de Itajaí e Navegantes. Considerando a preocupação global com as questões ambientais, torna-se indispensável à análise da gestão sustentável dos recursos pesqueiros, que pode ser entendida como sendo a mediação pelo uso de um bem da União, envolvendo a aplicação de um conjunto harmônico de medidas de expansão ou retração da pesca, para obter a sustentabilidade da atividade, o equilíbrio do ecossistema onde ocorre a pescaria, a garantia de preservação do banco genético da espécie ou das espécies exploradas, a rentabilidade econômica dos empreendimentos, a geração de emprego e renda justa para o trabalho. Palavras-chave: Direito Ambiental. Gestão Compartilhada. Meio Ambiente. Pesca Industrial. Sustentabilidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/4845
10.5335/rjd.v28i2.4845
url http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/4845
identifier_str_mv 10.5335/rjd.v28i2.4845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/4845/3273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Justiça do Direito; v. 28 n. 2 (2014); 334-348
Law of Justice Journal; Vol 28 No 2 (2014); 334-348
2238-3212
1413-7038
reponame:Revista Justiça do Direito (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Justiça do Direito (Online)
collection Revista Justiça do Direito (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Justiça do Direito (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv revistajusticadodireito@gmail.com
_version_ 1776750979834707968