Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Estela Rosso dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2777
Resumo: Nos dias que correm, as vendas online têm crescido bastante e as lojas físicas, possivelmente, estão deixando de vender, como comumente vendiam no período em que a transformação tecnológica não havia ocorrido (COUTINHO et al., 2017). Com essas variações nas vendas, a lucratividade vem aparecendo de formas dispares. Com isso, é valioso entender como esse evento impacta na lucratividade da empresa. Cada dia mais os consumidores procuram comodidade e facilidade, sendo assim donos de empresas acabam se adaptando e atendendo as “vontades” de seus clientes (COUTINHO et al., 2017). Segundo a pesquisa da Octadesk (2023) 61% dos brasileiros optam por compras no e-commerce. Assim, pode-se dizer que, em média, a cada cinco pessoas, três adquirem algo por meio virtual. Ainda, de acordo com essa pesquisa, o relatório mostrou que preço e praticidade foram os principais fatores que impulsionam o varejo online, já que 73% dos entrevistados afirmaram que nas lojas online é possível encontrar preços mais baixos do que nas lojas físicas.
id UPF_006911348fe2cd99b5b506d76c87838f
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/2777
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2024-08-13T13:29:57Z2024-08-132024-08-13T13:29:57Z2024-06-25SANTOS, Estela Rosso dos. Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual. 2024. 24 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2024.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2777Nos dias que correm, as vendas online têm crescido bastante e as lojas físicas, possivelmente, estão deixando de vender, como comumente vendiam no período em que a transformação tecnológica não havia ocorrido (COUTINHO et al., 2017). Com essas variações nas vendas, a lucratividade vem aparecendo de formas dispares. Com isso, é valioso entender como esse evento impacta na lucratividade da empresa. Cada dia mais os consumidores procuram comodidade e facilidade, sendo assim donos de empresas acabam se adaptando e atendendo as “vontades” de seus clientes (COUTINHO et al., 2017). Segundo a pesquisa da Octadesk (2023) 61% dos brasileiros optam por compras no e-commerce. Assim, pode-se dizer que, em média, a cada cinco pessoas, três adquirem algo por meio virtual. Ainda, de acordo com essa pesquisa, o relatório mostrou que preço e praticidade foram os principais fatores que impulsionam o varejo online, já que 73% dos entrevistados afirmaram que nas lojas online é possível encontrar preços mais baixos do que nas lojas físicas.Nowadays, online sales have grown a lot and physical stores are possibly no longer selling, as they commonly sold in the period when the technological transformation had not occurred (COUTINHO et al., 2017). With these variations in sales, profitability appears in different ways. Therefore, it is valuable to understand how this event impacts the company's profitability. Every day more consumers are looking for convenience and ease, so business owners end up adapting and meeting the “wants” of their customers (COUTINHO et al., 2017). According to research by Octadesk (2023), 61% of Brazilians choose to shop in e-commerce. Thus, it can be said that, on average, three out of every five people acquire something online. Furthermore, according to this research, the report showed that price and practicality were the main factors driving online retail, as 73% of respondents stated that in online stores it is possible to find lower prices than in physical stores.Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-13T13:29:57Z No. of bitstreams: 1 PF2024EstelaRossodosSantos.pdf: 225427 bytes, checksum: f440470d423d60a671c0f9984bdc08e3 (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-13T13:29:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024EstelaRossodosSantos.pdf: 225427 bytes, checksum: f440470d423d60a671c0f9984bdc08e3 (MD5) Previous issue date: 2024-06-25porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACCiências ContabeisLucratividadeLojas FísicaLojas VirtuaisRentabilidadeAnálise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNickhorn, Marcos Elmar de F.Santos, Estela Rosso dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2777/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2024EstelaRossodosSantos.pdfPF2024EstelaRossodosSantos.pdfArtigo de Conclusão de Curso Estela Rosso dos Santosapplication/pdf225427http://localhost:8080/bitstream/riupf/2777/1/PF2024EstelaRossodosSantos.pdff440470d423d60a671c0f9984bdc08e3MD51riupf/27772024-08-13 10:29:57.78oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102024-08-13T13:29:57Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual
title Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual
spellingShingle Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual
Santos, Estela Rosso dos
Ciências Contabeis
Lucratividade
Lojas Física
Lojas Virtuais
Rentabilidade
title_short Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual
title_full Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual
title_fullStr Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual
title_full_unstemmed Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual
title_sort Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual
author Santos, Estela Rosso dos
author_facet Santos, Estela Rosso dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nickhorn, Marcos Elmar de F.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Estela Rosso dos
contributor_str_mv Nickhorn, Marcos Elmar de F.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Contabeis
Lucratividade
Lojas Física
Lojas Virtuais
Rentabilidade
topic Ciências Contabeis
Lucratividade
Lojas Física
Lojas Virtuais
Rentabilidade
description Nos dias que correm, as vendas online têm crescido bastante e as lojas físicas, possivelmente, estão deixando de vender, como comumente vendiam no período em que a transformação tecnológica não havia ocorrido (COUTINHO et al., 2017). Com essas variações nas vendas, a lucratividade vem aparecendo de formas dispares. Com isso, é valioso entender como esse evento impacta na lucratividade da empresa. Cada dia mais os consumidores procuram comodidade e facilidade, sendo assim donos de empresas acabam se adaptando e atendendo as “vontades” de seus clientes (COUTINHO et al., 2017). Segundo a pesquisa da Octadesk (2023) 61% dos brasileiros optam por compras no e-commerce. Assim, pode-se dizer que, em média, a cada cinco pessoas, três adquirem algo por meio virtual. Ainda, de acordo com essa pesquisa, o relatório mostrou que preço e praticidade foram os principais fatores que impulsionam o varejo online, já que 73% dos entrevistados afirmaram que nas lojas online é possível encontrar preços mais baixos do que nas lojas físicas.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-13T13:29:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-08-13
2024-08-13T13:29:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Estela Rosso dos. Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual. 2024. 24 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2777
identifier_str_mv SANTOS, Estela Rosso dos. Análise de lucratividade e rentabilidade em lojas física e virtual. 2024. 24 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2024.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/2777/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2777/1/PF2024EstelaRossodosSantos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
f440470d423d60a671c0f9984bdc08e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814813999295889408