Como os livros didáticos de história representam o Fim da Monarquia e Proclamação da República no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiani , Jéssica
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2689
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as várias formas de abordagem do tema a Proclamação da República que aconteceu em 15 de novembro de 1889, nos livros didáticos de história. Essa pesquisa foi realizada pela importância desse fato histórico para o país, e como ela chega aos alunos das escolas Brasileiras. Hoje a finalidade do ensino nas escolas brasileiras, é proporcionar aos alunos condições de uma formação de indivíduo crítico, participativos e capazes de atuar na transformação da sociedade (CONTIERO, 2002, p. 59). No Brasil os livros didáticos são inseridos na história da educação, do livro e das editoras. E sofre alterações que são resultados do contexto político, institucional, demográfico, econômico e regulamentário que o país está passando em cada período. No século XIX, no Brasil, houve uma disseminação do saber letrado e com isso, surgiram as ações de fiscalização do livro didático, pois o temor do Estado Liberal era os perigos dos conteúdos presentes nos textos que seriam distribuídos para um número grande de crianças e jovens de todo o país.
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E sofre alterações que são resultados do contexto político, institucional, demográfico, econômico e regulamentário que o país está passando em cada período. No século XIX, no Brasil, houve uma disseminação do saber letrado e com isso, surgiram as ações de fiscalização do livro didático, pois o temor do Estado Liberal era os perigos dos conteúdos presentes nos textos que seriam distribuídos para um número grande de crianças e jovens de todo o país.The main objective of this work is to analyze the various ways of approaching the theme of the Proclamation of the Republic that took place on the 15th of November 1889, in history textbooks. This research was carried out due to the importance of this historical fact for the country, and how it reaches students in Brazilian schools. Today, the purpose of teaching in Brazilian schools is to provide students with conditions for forming critical individuals, participatory and capable of acting in the transformation of society (CONTIERO, 2002, p. 59). In Brazil, textbooks are inserted in the history of education, books and publishing. And it undergoes changes that are the result of the political, institutional, demographic, economic and regulatory context that the country is going through in each period. In the 19th century, in Brazil, there was a dissemination of literate knowledge and with this, actions to inspect textbooks emerged, as the fear of the Liberal State was the dangers of the contents present in the texts that would be distributed to a large number of children and young people across the country.Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-01T16:47:46Z No. of bitstreams: 1 PF2020JessicaFabiani.pdf: 792395 bytes, checksum: 86896c04a97020e4057ddb9899886f8e (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-01T16:47:46Z (GMT). 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