Perfil comunicativo de crianças com alterações de linguagem
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1654 |
Resumo: | Objetivo: Traçar o perfil comunicativo de crianças entre três e cinco anos de idade que possuem como principal queixa atraso na linguagem, identificar o processo de desenvolvimento que a criança se encontra, e descrever as principais características da linguagem expressiva. Métodos: A amostra foi composta por 14 crianças (10 meninos e 4 meninas). O instrumento de avaliação utilizado foi o Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE). As avaliações foram realizadas individualmente com gravações em vídeo, e obteve duração, em média, de 25 minutos, para posterior transcrição e analise. Resultados: A maioria das crianças apresentaram desenvolvimento cognitivo linguístico inadequado de acordo com a fase esperada para a idade, obtendo como principais características da linguagem expressiva a imitação de gestos e representações, acompanhadas de algumas vocalizações. Conclusão: Percebeu se com esse estudo que as crianças estão atrasadas para a idade inseridos entre as primeiras fases do período sensório motor. Obtiveram um desenvolvimento cognitivo inadequado, ocasionando maior atraso para adquirir a linguagem expressiva, e o protocolo foi considerado adequado para identificar crianças que tenham atraso no desenvolvimento e relacionar com as dificuldades apresentadas. |
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2019-04-29T23:38:04Z2019-04-292019-04-29T23:38:04Z2018-11-21FABIANI, Kauane Fernanda; BATISTELLA, Patrícia Corrêa da Silva. Perfil comunicativo de crianças com alterações de linguagem. 2018. 40 f. Artigo de conclusão de curso (Fonoaudiólogo). Curso de Fonoaudiologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1654Objetivo: Traçar o perfil comunicativo de crianças entre três e cinco anos de idade que possuem como principal queixa atraso na linguagem, identificar o processo de desenvolvimento que a criança se encontra, e descrever as principais características da linguagem expressiva. Métodos: A amostra foi composta por 14 crianças (10 meninos e 4 meninas). O instrumento de avaliação utilizado foi o Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE). As avaliações foram realizadas individualmente com gravações em vídeo, e obteve duração, em média, de 25 minutos, para posterior transcrição e analise. Resultados: A maioria das crianças apresentaram desenvolvimento cognitivo linguístico inadequado de acordo com a fase esperada para a idade, obtendo como principais características da linguagem expressiva a imitação de gestos e representações, acompanhadas de algumas vocalizações. Conclusão: Percebeu se com esse estudo que as crianças estão atrasadas para a idade inseridos entre as primeiras fases do período sensório motor. Obtiveram um desenvolvimento cognitivo inadequado, ocasionando maior atraso para adquirir a linguagem expressiva, e o protocolo foi considerado adequado para identificar crianças que tenham atraso no desenvolvimento e relacionar com as dificuldades apresentadas.Objective: To trace the communicative profile of the children between three and five years old who have as main complaint delay in the language, identify the development process that the child is in, and describe the main characteristics of the expressive language. Methods: The sample was consisted by 14 children (10 boys and 4 girls). The evaluation instrument used was the Protocol for Observation of the Cognitive and Expressive Language Development (PODCLE). The evaluations were performed individually with video recordings, and it lasted, on average, from 25 minutes for further transcription and analysis. Results: The most of the children presented inadequate linguistic cognitive development according to the expected stage for the age, obtaining as main characteristics of the expressive language the imitation of gestures and representations, accompanied by some vocalizations. Conclusion: With this study it was realized that the children are delayed to the age inserted between the firsts stages of the sensory motor period. They obtained an inadequate cognitive development, resulting in a greater delay to acquire the expressive language, and the protocol was considered adequate to identify children who have developmental delays and relate to the presented difficulties.Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-04-29T23:38:04Z No. of bitstreams: 1 PF2018Kauane Fernanda Fabiani e Patricia Correa da Silva Batistella.pdf: 584465 bytes, checksum: 7523c21b9b242ca27e0fb791ecd0fa62 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-29T23:38:04Z (GMT). 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