Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wegher, Marina Schleder
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/494
Resumo: Em meio ao progresso da moda, tecnologia, mercado e de fatores comportamentais, nota-se que o estilo pin-up ainda fascina. Em tempos de grande tráfego e popularização da imagem, as mulheres pin-ups vão além do estilo, e se tornam um conceito. Pin-up da cabeça aos pés é o título escolhido para este trabalho que estuda o comportamento de consumo feminino, interligado ao fetichismo por sapatos e envolvendo o tema da campanha CineMelissa. O estudo se dá através de uma pesquisa científica bibliográfica em um estudo semiótico, analisando por fim, algumas peças publicitárias publicadas na campanha veiculada na revista Plastic Dreams, pertencente a marca de sapatos Melissa. Com base no estudo teórico a análise foi desenvolvida e relacionada a cada ponto estudado, evidenciando seus signos a partir do referencial teórico, mostrando a relevância do entendimento do signo para a construção de uma campanha. Por fim, a campanha CineMelissa une o fetichismo dos sapatos ao universo das pin-ups criando uma ilusão redentora do significado do puro feminino.
id UPF_347b51ee01db6f6274c1f3086093154d
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/494
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2015-04-30T14:57:08Z2015-04-30T14:57:08Z2015-04-30WEGHER, Marina Schleder. Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa. 2014. 49 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/494Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-04-30T14:57:08Z No. of bitstreams: 1 PF2014Marina_Schleder_Wegher.pdf: 4165313 bytes, checksum: 5e5c66f5627ccd9decbab3ebe1a7c36d (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-30T14:57:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2014Marina_Schleder_Wegher.pdf: 4165313 bytes, checksum: 5e5c66f5627ccd9decbab3ebe1a7c36d (MD5)Em meio ao progresso da moda, tecnologia, mercado e de fatores comportamentais, nota-se que o estilo pin-up ainda fascina. Em tempos de grande tráfego e popularização da imagem, as mulheres pin-ups vão além do estilo, e se tornam um conceito. Pin-up da cabeça aos pés é o título escolhido para este trabalho que estuda o comportamento de consumo feminino, interligado ao fetichismo por sapatos e envolvendo o tema da campanha CineMelissa. O estudo se dá através de uma pesquisa científica bibliográfica em um estudo semiótico, analisando por fim, algumas peças publicitárias publicadas na campanha veiculada na revista Plastic Dreams, pertencente a marca de sapatos Melissa. Com base no estudo teórico a análise foi desenvolvida e relacionada a cada ponto estudado, evidenciando seus signos a partir do referencial teórico, mostrando a relevância do entendimento do signo para a construção de uma campanha. Por fim, a campanha CineMelissa une o fetichismo dos sapatos ao universo das pin-ups criando uma ilusão redentora do significado do puro feminino.porPublicidadeFotografia boudoirCampanhas publicitáriasMarca de produtosMelissaComportamento do consumidorPin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBetencourt, Maria Goretti BaptistaWegher, Marina Schlederinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2014Marina_Schleder_Wegher.pdfPF2014Marina_Schleder_Wegher.pdfMonografia Marina Schleder Wegherapplication/pdf4165313http://localhost:8080/bitstream/riupf/494/1/PF2014Marina_Schleder_Wegher.pdf5e5c66f5627ccd9decbab3ebe1a7c36dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/494/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/4942017-06-01 20:16:38.456oai:localhost:riupf/494Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-06-01T23:16:38Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa
title Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa
spellingShingle Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa
Wegher, Marina Schleder
Publicidade
Fotografia boudoir
Campanhas publicitárias
Marca de produtos
Melissa
Comportamento do consumidor
title_short Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa
title_full Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa
title_fullStr Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa
title_full_unstemmed Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa
title_sort Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa
author Wegher, Marina Schleder
author_facet Wegher, Marina Schleder
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Betencourt, Maria Goretti Baptista
dc.contributor.author.fl_str_mv Wegher, Marina Schleder
contributor_str_mv Betencourt, Maria Goretti Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Fotografia boudoir
Campanhas publicitárias
Marca de produtos
Melissa
Comportamento do consumidor
topic Publicidade
Fotografia boudoir
Campanhas publicitárias
Marca de produtos
Melissa
Comportamento do consumidor
description Em meio ao progresso da moda, tecnologia, mercado e de fatores comportamentais, nota-se que o estilo pin-up ainda fascina. Em tempos de grande tráfego e popularização da imagem, as mulheres pin-ups vão além do estilo, e se tornam um conceito. Pin-up da cabeça aos pés é o título escolhido para este trabalho que estuda o comportamento de consumo feminino, interligado ao fetichismo por sapatos e envolvendo o tema da campanha CineMelissa. O estudo se dá através de uma pesquisa científica bibliográfica em um estudo semiótico, analisando por fim, algumas peças publicitárias publicadas na campanha veiculada na revista Plastic Dreams, pertencente a marca de sapatos Melissa. Com base no estudo teórico a análise foi desenvolvida e relacionada a cada ponto estudado, evidenciando seus signos a partir do referencial teórico, mostrando a relevância do entendimento do signo para a construção de uma campanha. Por fim, a campanha CineMelissa une o fetichismo dos sapatos ao universo das pin-ups criando uma ilusão redentora do significado do puro feminino.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-30T14:57:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-30T14:57:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WEGHER, Marina Schleder. Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa. 2014. 49 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/494
identifier_str_mv WEGHER, Marina Schleder. Pin-ups da capeça aos pés : uma análise semiótica da campanha CineMelissa. 2014. 49 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/494/1/PF2014Marina_Schleder_Wegher.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/494/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e5c66f5627ccd9decbab3ebe1a7c36d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492610232320000