Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Copeçço, Alessandra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1121
Resumo: O desenvolvimento tecnológico possibilitou a acessibilidade dos equipamentos fotográficos para modelos compactos e integrados a outros dispositivos como o celular. Nesse contexto, o presente estudo busca investigar as consequências da popularização da fotografia para os profissionais da área no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, busca-se entender o conceito de fotografia e sua evolução, bem como os motivadores de sua popularização. Também descreve-se o papel do profissional da fotografia e o mercado no qual está inserido. Utiliza-se da pesquisa bibliográfica, bem como da estratégia qualitativa, contando com a amostragem não probabilística e a escolha intencional. Quanto à técnica de coleta de dados, emprega-se a entrevista estruturada, fazendo parte da amostra cinco fotógrafos residentes no Rio Grande do Sul com maior número de seguidores em suas fanpages na plataforma de mídia social Facebook. Como resultados, constata-se que há um maior desejo pela fotografia, o que confere mais valor para ela. Consequentemente, a sociedade percebe a qualificação dos fotógrafos, o que aumenta o grau de exigência na capacitação profissional. Por outro lado, a facilidade de se fazer fotografia gera uma certa banalização da profissão, já que, de posse de equipamentos baratos, se pode atuar no mercado muitas vezes sem conhecimento.
id UPF_4af25f8302bdc0830218b47c7d94fc88
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1121
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2017-08-08T19:59:23Z2017-08-082017-08-08T19:59:23Z2015-11-25COPELLI, Alessandra. Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais. 2015. 98 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1121Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-08T19:59:23Z No. of bitstreams: 1 PF2015Alessandra Copelli.pdf: 47338546 bytes, checksum: ab77763d8d85db2c4d9db2edc359601f (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-08T19:59:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2015Alessandra Copelli.pdf: 47338546 bytes, checksum: ab77763d8d85db2c4d9db2edc359601f (MD5) Previous issue date: 2015-11-25O desenvolvimento tecnológico possibilitou a acessibilidade dos equipamentos fotográficos para modelos compactos e integrados a outros dispositivos como o celular. Nesse contexto, o presente estudo busca investigar as consequências da popularização da fotografia para os profissionais da área no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, busca-se entender o conceito de fotografia e sua evolução, bem como os motivadores de sua popularização. Também descreve-se o papel do profissional da fotografia e o mercado no qual está inserido. Utiliza-se da pesquisa bibliográfica, bem como da estratégia qualitativa, contando com a amostragem não probabilística e a escolha intencional. Quanto à técnica de coleta de dados, emprega-se a entrevista estruturada, fazendo parte da amostra cinco fotógrafos residentes no Rio Grande do Sul com maior número de seguidores em suas fanpages na plataforma de mídia social Facebook. Como resultados, constata-se que há um maior desejo pela fotografia, o que confere mais valor para ela. Consequentemente, a sociedade percebe a qualificação dos fotógrafos, o que aumenta o grau de exigência na capacitação profissional. Por outro lado, a facilidade de se fazer fotografia gera uma certa banalização da profissão, já que, de posse de equipamentos baratos, se pode atuar no mercado muitas vezes sem conhecimento.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaFotografiaHistória da fotografiaFotógrafosMercado fotográficoPopularização da fotografiaPopularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSchaeffer, Olmiro Cristiano LaraCopeçço, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1121/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2015Alessandra Copelli.pdfPF2015Alessandra Copelli.pdfMonografia Alessandra Copelliapplication/pdf47338546http://localhost:8080/bitstream/riupf/1121/1/PF2015Alessandra%20Copelli.pdfab77763d8d85db2c4d9db2edc359601fMD51riupf/11212017-08-08 16:59:23.791oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-08-08T19:59:23Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais
title Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais
spellingShingle Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais
Copeçço, Alessandra
Publicidade
Propaganda
Fotografia
História da fotografia
Fotógrafos
Mercado fotográfico
Popularização da fotografia
title_short Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais
title_full Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais
title_fullStr Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais
title_full_unstemmed Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais
title_sort Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais
author Copeçço, Alessandra
author_facet Copeçço, Alessandra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
dc.contributor.author.fl_str_mv Copeçço, Alessandra
contributor_str_mv Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Fotografia
História da fotografia
Fotógrafos
Mercado fotográfico
Popularização da fotografia
topic Publicidade
Propaganda
Fotografia
História da fotografia
Fotógrafos
Mercado fotográfico
Popularização da fotografia
description O desenvolvimento tecnológico possibilitou a acessibilidade dos equipamentos fotográficos para modelos compactos e integrados a outros dispositivos como o celular. Nesse contexto, o presente estudo busca investigar as consequências da popularização da fotografia para os profissionais da área no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, busca-se entender o conceito de fotografia e sua evolução, bem como os motivadores de sua popularização. Também descreve-se o papel do profissional da fotografia e o mercado no qual está inserido. Utiliza-se da pesquisa bibliográfica, bem como da estratégia qualitativa, contando com a amostragem não probabilística e a escolha intencional. Quanto à técnica de coleta de dados, emprega-se a entrevista estruturada, fazendo parte da amostra cinco fotógrafos residentes no Rio Grande do Sul com maior número de seguidores em suas fanpages na plataforma de mídia social Facebook. Como resultados, constata-se que há um maior desejo pela fotografia, o que confere mais valor para ela. Consequentemente, a sociedade percebe a qualificação dos fotógrafos, o que aumenta o grau de exigência na capacitação profissional. Por outro lado, a facilidade de se fazer fotografia gera uma certa banalização da profissão, já que, de posse de equipamentos baratos, se pode atuar no mercado muitas vezes sem conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-08T19:59:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-08
2017-08-08T19:59:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COPELLI, Alessandra. Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais. 2015. 98 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1121
identifier_str_mv COPELLI, Alessandra. Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais. 2015. 98 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1121/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1121/1/PF2015Alessandra%20Copelli.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
ab77763d8d85db2c4d9db2edc359601f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492615409139712