Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/720 |
Resumo: | Este trabalho investiga as cinco fases da campanha, propostas por Ferraz (2003), e o engajamento, proposto por Charlene Li (2010), na página do Facebook de Dilma Roussef, no primeiro turno das eleições presidenciais do Brasil no ano de 2014. Estas cinco fases compreendem o lançamento da campanha, o início, a consolidação, o desenvolvimento e os últimos dias, e o engajamento compreende as curtidas, os compartilhamentos e os comentários. Primeiro utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a fim de traçar, conceituar e estabelecer os principais assuntos presentes no trabalho. Em um segundo momento, o estudo de caso do tipo intrínseco foi aplicado, dividindo esta etapa em cinco partes, uma para cada fase proposta por Ferraz (2003). O trabalho é dividido em duas partes, sendo a primeira o resgate do referencial teórico sobre assuntos presentes na pesquisa, e a segunda o estudo de caso, com a contextualização do pleito brasileiro no primeiro turno de 2014, da candidata Dilma Roussef. |
id |
UPF_674801c05c39cf1856b2722a8c87d416 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/720 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2015-08-20T13:30:10Z2015-08-20T13:30:10Z2015-08-20MACHADO, Eliézer. Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014. 2014. 86 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/720Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-08-20T13:30:10Z No. of bitstreams: 1 PF2014Eliezer_Machado.pdf: 5483266 bytes, checksum: 40f14d5f35e88a798be8bfd78ab216f0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-20T13:30:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2014Eliezer_Machado.pdf: 5483266 bytes, checksum: 40f14d5f35e88a798be8bfd78ab216f0 (MD5)Este trabalho investiga as cinco fases da campanha, propostas por Ferraz (2003), e o engajamento, proposto por Charlene Li (2010), na página do Facebook de Dilma Roussef, no primeiro turno das eleições presidenciais do Brasil no ano de 2014. Estas cinco fases compreendem o lançamento da campanha, o início, a consolidação, o desenvolvimento e os últimos dias, e o engajamento compreende as curtidas, os compartilhamentos e os comentários. Primeiro utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a fim de traçar, conceituar e estabelecer os principais assuntos presentes no trabalho. Em um segundo momento, o estudo de caso do tipo intrínseco foi aplicado, dividindo esta etapa em cinco partes, uma para cada fase proposta por Ferraz (2003). O trabalho é dividido em duas partes, sendo a primeira o resgate do referencial teórico sobre assuntos presentes na pesquisa, e a segunda o estudo de caso, com a contextualização do pleito brasileiro no primeiro turno de 2014, da candidata Dilma Roussef.porPublicidadeMídia (Publicidade)Facebook (Rede social on-line)Campanha eleitoralMarketingMarketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSchaeffer, Olmiro Cristiano LaraMachado, Eliézerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2014Eliezer_Machado.pdfPF2014Eliezer_Machado.pdfMonografia Eliézer Machadoapplication/pdf5483266http://localhost:8080/bitstream/riupf/720/1/PF2014Eliezer_Machado.pdf40f14d5f35e88a798be8bfd78ab216f0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/720/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/7202022-02-16 17:33:27.866oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-16T19:33:27Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 |
title |
Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 |
spellingShingle |
Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 Machado, Eliézer Publicidade Mídia (Publicidade) Facebook (Rede social on-line) Campanha eleitoral Marketing |
title_short |
Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 |
title_full |
Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 |
title_fullStr |
Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 |
title_full_unstemmed |
Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 |
title_sort |
Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 |
author |
Machado, Eliézer |
author_facet |
Machado, Eliézer |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Eliézer |
contributor_str_mv |
Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Mídia (Publicidade) Facebook (Rede social on-line) Campanha eleitoral Marketing |
topic |
Publicidade Mídia (Publicidade) Facebook (Rede social on-line) Campanha eleitoral Marketing |
description |
Este trabalho investiga as cinco fases da campanha, propostas por Ferraz (2003), e o engajamento, proposto por Charlene Li (2010), na página do Facebook de Dilma Roussef, no primeiro turno das eleições presidenciais do Brasil no ano de 2014. Estas cinco fases compreendem o lançamento da campanha, o início, a consolidação, o desenvolvimento e os últimos dias, e o engajamento compreende as curtidas, os compartilhamentos e os comentários. Primeiro utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a fim de traçar, conceituar e estabelecer os principais assuntos presentes no trabalho. Em um segundo momento, o estudo de caso do tipo intrínseco foi aplicado, dividindo esta etapa em cinco partes, uma para cada fase proposta por Ferraz (2003). O trabalho é dividido em duas partes, sendo a primeira o resgate do referencial teórico sobre assuntos presentes na pesquisa, e a segunda o estudo de caso, com a contextualização do pleito brasileiro no primeiro turno de 2014, da candidata Dilma Roussef. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-20T13:30:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-20T13:30:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Eliézer. Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014. 2014. 86 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/720 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Eliézer. Marketing eleitoral: análise das fases e o engajamento da campanha de Dilma Roussef em sua página na mídia social facebook no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014. 2014. 86 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/720/1/PF2014Eliezer_Machado.pdf http://localhost:8080/bitstream/riupf/720/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40f14d5f35e88a798be8bfd78ab216f0 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492612032724992 |