Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folchini, Jéssica
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/325
Resumo: O estudo aqui apresentado busca responder qual o objetivo de uso da metáfora textual na publicidade. Para isso, tomará como base, além de outros estudiosos, os conceitos teóricos de Émile Benveniste, que trata da Linguística da Enunciação e Mikhail Bakhtin, que se ocupa dos Gêneros do Discurso. Através do estudo dessas teorias, a metáfora é analisada como elemento organizador de sentido do texto, onde desempenha um papel importante na captação da atenção e persuasão do consumidor. A fim de compreender a teoria e buscar as respostas, foram selecionados, como corpus de pesquisa, três anúncios de mídia impressa de diferentes segmentos e sobre os será feita a análise e verificada a aplicabilidade da teoria para compreendermos o uso da metáfora textual na Redação Publicitária.
id UPF_72e42e554f64c1e640ee960098264dc9
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/325
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2014-08-29T19:12:40Z2014-08-29T19:12:40Z2014-08-29FOLCHINI, Jéssica. Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários. 2013. 61 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/325Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2014-08-29T19:12:40Z No. of bitstreams: 1 PF2013Jessica_Folchini.pdf: 3930582 bytes, checksum: ff7b7621aa3c98c875022d90b7b3893c (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-29T19:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2013Jessica_Folchini.pdf: 3930582 bytes, checksum: ff7b7621aa3c98c875022d90b7b3893c (MD5)O estudo aqui apresentado busca responder qual o objetivo de uso da metáfora textual na publicidade. Para isso, tomará como base, além de outros estudiosos, os conceitos teóricos de Émile Benveniste, que trata da Linguística da Enunciação e Mikhail Bakhtin, que se ocupa dos Gêneros do Discurso. Através do estudo dessas teorias, a metáfora é analisada como elemento organizador de sentido do texto, onde desempenha um papel importante na captação da atenção e persuasão do consumidor. A fim de compreender a teoria e buscar as respostas, foram selecionados, como corpus de pesquisa, três anúncios de mídia impressa de diferentes segmentos e sobre os será feita a análise e verificada a aplicabilidade da teoria para compreendermos o uso da metáfora textual na Redação Publicitária.porPublicidadeMetáforaTextos publicitáriosUm bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBorges, JulianeFolchini, Jéssicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2013Jessica_Folchini.pdfPF2013Jessica_Folchini.pdfMonografia Jéssica Folchiniapplication/pdf3930582http://localhost:8080/bitstream/riupf/325/1/PF2013Jessica_Folchini.pdfff7b7621aa3c98c875022d90b7b3893cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/325/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/3252017-05-26 09:53:45.444oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:53:45Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários
title Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários
spellingShingle Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários
Folchini, Jéssica
Publicidade
Metáfora
Textos publicitários
title_short Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários
title_full Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários
title_fullStr Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários
title_full_unstemmed Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários
title_sort Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários
author Folchini, Jéssica
author_facet Folchini, Jéssica
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Juliane
dc.contributor.author.fl_str_mv Folchini, Jéssica
contributor_str_mv Borges, Juliane
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Metáfora
Textos publicitários
topic Publicidade
Metáfora
Textos publicitários
description O estudo aqui apresentado busca responder qual o objetivo de uso da metáfora textual na publicidade. Para isso, tomará como base, além de outros estudiosos, os conceitos teóricos de Émile Benveniste, que trata da Linguística da Enunciação e Mikhail Bakhtin, que se ocupa dos Gêneros do Discurso. Através do estudo dessas teorias, a metáfora é analisada como elemento organizador de sentido do texto, onde desempenha um papel importante na captação da atenção e persuasão do consumidor. A fim de compreender a teoria e buscar as respostas, foram selecionados, como corpus de pesquisa, três anúncios de mídia impressa de diferentes segmentos e sobre os será feita a análise e verificada a aplicabilidade da teoria para compreendermos o uso da metáfora textual na Redação Publicitária.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-29T19:12:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-29T19:12:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FOLCHINI, Jéssica. Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários. 2013. 61 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/325
identifier_str_mv FOLCHINI, Jéssica. Um bom texto é a alma do negócio : o uso da metáfora em textos publicitários. 2013. 61 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/325/1/PF2013Jessica_Folchini.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/325/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff7b7621aa3c98c875022d90b7b3893c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492608732856320