Comunicação de marketing digital -um estudo junto a Vinícola Dom Victor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotica, Jonas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2569
Resumo: O marketing digital tem assumido significativa importância nas estratégias de comunicação das empresas, dada sua capacidade de interagir com diferentes públicos, aumentar a visibilidade das marcas e potencializar a compra de produtos. Este estudo tem como objetivo identificar quais estratégias de marketing digital podem contribuir para melhorar a visibilidade da marca e aumentar a venda dos produtos da Vinícola Don Victor. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória qualitativa, utilizando-se de entrevistas em profundidade junto ao proprietário e gestor da Vinícola Dom Victor, bem como de análise em dados secundários junto aos documentos da empresa. Os resultados do estudo demonstram que a empresa em questão apresenta deficiência em relação às comunicações de marketing, visto que não possui um detalhamento de ações que poderiam contribuir com os níveis de conhecimento, lembrança de marca e captação de cl ientes . Destaca se que a empresa segue firme no ramo de produção e comercialização de vinhos e outros produtos derivados da uva, adotando o marketing “antigo” para a divulgação dos seus mix de produtos. Contudo, em plena era digital é necessário que o empresário reveja alguns conceitos de marketing e passe a adotar o marketing digital, tão difundido, atualmente através das redes sociais. Constatou-se também que a empresa não possui Missão, Visão e Valores definidos. Por fim, foi possível constatar que o marketing digital ainda não foi adotado pelo empresário, por falta de conhecimento e por não saber como lidar com as tecnologias digitais. Este demonstrou que há interesse em investir no marketing digital, sem abandonar o marketing que já vinha adotando desde a fundação da Vinícola. Diante das constatações, foi elaborado um Plano de ação, o qual será entregue aos proprietários, como sugestão de melhorias a serem implementadas na empresa.
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Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória qualitativa, utilizando-se de entrevistas em profundidade junto ao proprietário e gestor da Vinícola Dom Victor, bem como de análise em dados secundários junto aos documentos da empresa. Os resultados do estudo demonstram que a empresa em questão apresenta deficiência em relação às comunicações de marketing, visto que não possui um detalhamento de ações que poderiam contribuir com os níveis de conhecimento, lembrança de marca e captação de cl ientes . Destaca se que a empresa segue firme no ramo de produção e comercialização de vinhos e outros produtos derivados da uva, adotando o marketing “antigo” para a divulgação dos seus mix de produtos. Contudo, em plena era digital é necessário que o empresário reveja alguns conceitos de marketing e passe a adotar o marketing digital, tão difundido, atualmente através das redes sociais. Constatou-se também que a empresa não possui Missão, Visão e Valores definidos. Por fim, foi possível constatar que o marketing digital ainda não foi adotado pelo empresário, por falta de conhecimento e por não saber como lidar com as tecnologias digitais. Este demonstrou que há interesse em investir no marketing digital, sem abandonar o marketing que já vinha adotando desde a fundação da Vinícola. Diante das constatações, foi elaborado um Plano de ação, o qual será entregue aos proprietários, como sugestão de melhorias a serem implementadas na empresa.Digital marketing has assumed significant importance in companies' communication strategies, given its ability to interact with different audiences, increase brand visibility and enhance product purchases. This study aims to identify which digit al marketing strategies can contribute to improving brand visibility and increasing sales of Vinícola Don Victor products. To this end, a qualitative exploratory research was chosen, using in depth interviews with the owner and manager of Vinícola Dom Vict or, as well as secondary data analysis of company documents. The results of the study demonstrate that the company in question has a deficiency in relation to marketing communications, as it does not have a breakdown of actions that could contribute to lev els of knowledge, brand recall and customer acquisition. It is worth noting that the company remains firm in the production and marketing of wines and other products derived from grapes, adopting “old” marketing to promote its product mix. However, in the digital era, it is necessary for entrepreneurs to review some marketing concepts and start adopting digital marketing, which is currently so widespread through social networks. It was also found that the company does not have a defined Mission, Vision and Values. Finally, it was possible to verify that digital marketing has not yet been adopted by entrepreneurs, due to a lack of knowledge and not knowing how to deal with digital technologies. This demonstrated that there is interest in investing in digital marketing, without abandoning the marketing that had already been adopted since the founding of the Winery. In view of the findings, an Action Plan was drawn up, which will be delivered to the owners, as a suggestion for improvements to be implemented in t he company.Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-02-01T17:30:19Z No. of bitstreams: 1 SAR2023JonasCotica.pdf: 455999 bytes, checksum: 946b601dd3a3969d844c3a29b022f0e5 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-01T17:30:19Z (GMT). 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