A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vial, Tailine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817
Resumo: Verificar se o público-alvo de determinada empresa se identifica com as peças publicitárias feitas pensando em atrair o mesmo, é essencial para se compreender os resultados que a empresa obtém. Desse modo, o presente estudo tem como finalidade investigar se a forma como a publicidade, veiculada no jornal digital da Cotrijal, representa os produtores rurais, condiz com a imagem que eles possuem de si próprios, baseando-se na opinião desse público do município de Barão de Cotegipe - RS. Tomando-se como hipótese que, a publicidade costuma representar os produtores rurais de forma não condizente com a sua imagem, criando um estereótipo genérico da forma como os mesmos se vestem, sendo a tradicional camisa xadrez o maior exemplo disso. Para adquirir tal resposta, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada em métodos como o levantamento bibliográfico e documental, e uma pesquisa descritiva, através da técnica do grupo focal vivencial com análise qualitativa. De acordo com a análise dos comentários feitos pelos 10 participantes do grupo focal, nem sempre a publicidade representa os produtores rurais de forma correta e a hipótese de que a camisa xadrez não os representa foi comprovada pelo público. Conclui-se então que, a publicidade no agronegócio precisa ser mais cuidadosa no momento de comunicar-se com seu público, para que a sua comunicação seja eficaz e converse com os produtores rurais.
id UPF_75a983675f2efbad3ca29a4c60de51c8
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1817
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RSPublicidadeAgronegócioRepresentaçãoProdutores ruraisVerificar se o público-alvo de determinada empresa se identifica com as peças publicitárias feitas pensando em atrair o mesmo, é essencial para se compreender os resultados que a empresa obtém. Desse modo, o presente estudo tem como finalidade investigar se a forma como a publicidade, veiculada no jornal digital da Cotrijal, representa os produtores rurais, condiz com a imagem que eles possuem de si próprios, baseando-se na opinião desse público do município de Barão de Cotegipe - RS. Tomando-se como hipótese que, a publicidade costuma representar os produtores rurais de forma não condizente com a sua imagem, criando um estereótipo genérico da forma como os mesmos se vestem, sendo a tradicional camisa xadrez o maior exemplo disso. Para adquirir tal resposta, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada em métodos como o levantamento bibliográfico e documental, e uma pesquisa descritiva, através da técnica do grupo focal vivencial com análise qualitativa. De acordo com a análise dos comentários feitos pelos 10 participantes do grupo focal, nem sempre a publicidade representa os produtores rurais de forma correta e a hipótese de que a camisa xadrez não os representa foi comprovada pelo público. Conclui-se então que, a publicidade no agronegócio precisa ser mais cuidadosa no momento de comunicar-se com seu público, para que a sua comunicação seja eficaz e converse com os produtores rurais.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACUPFCarmo, Aline doVial, Tailine2020-02-10T17:40:18Z2020-02-102020-02-10T17:40:18Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVIAL, Tailine. A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS. 2019. 88 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2020-02-10T17:40:18Zoai:localhost:riupf/1817Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102020-02-10T17:40:18Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
spellingShingle A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
Vial, Tailine
Publicidade
Agronegócio
Representação
Produtores rurais
title_short A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title_full A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title_fullStr A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title_full_unstemmed A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title_sort A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
author Vial, Tailine
author_facet Vial, Tailine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmo, Aline do
dc.contributor.author.fl_str_mv Vial, Tailine
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Agronegócio
Representação
Produtores rurais
topic Publicidade
Agronegócio
Representação
Produtores rurais
description Verificar se o público-alvo de determinada empresa se identifica com as peças publicitárias feitas pensando em atrair o mesmo, é essencial para se compreender os resultados que a empresa obtém. Desse modo, o presente estudo tem como finalidade investigar se a forma como a publicidade, veiculada no jornal digital da Cotrijal, representa os produtores rurais, condiz com a imagem que eles possuem de si próprios, baseando-se na opinião desse público do município de Barão de Cotegipe - RS. Tomando-se como hipótese que, a publicidade costuma representar os produtores rurais de forma não condizente com a sua imagem, criando um estereótipo genérico da forma como os mesmos se vestem, sendo a tradicional camisa xadrez o maior exemplo disso. Para adquirir tal resposta, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada em métodos como o levantamento bibliográfico e documental, e uma pesquisa descritiva, através da técnica do grupo focal vivencial com análise qualitativa. De acordo com a análise dos comentários feitos pelos 10 participantes do grupo focal, nem sempre a publicidade representa os produtores rurais de forma correta e a hipótese de que a camisa xadrez não os representa foi comprovada pelo público. Conclui-se então que, a publicidade no agronegócio precisa ser mais cuidadosa no momento de comunicar-se com seu público, para que a sua comunicação seja eficaz e converse com os produtores rurais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
2020-02-10T17:40:18Z
2020-02-10
2020-02-10T17:40:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIAL, Tailine. A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS. 2019. 88 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817
identifier_str_mv VIAL, Tailine. A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS. 2019. 88 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
UPF
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817440981323087872