A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vial, Tailine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817
Resumo: Verificar se o público-alvo de determinada empresa se identifica com as peças publicitárias feitas pensando em atrair o mesmo, é essencial para se compreender os resultados que a empresa obtém. Desse modo, o presente estudo tem como finalidade investigar se a forma como a publicidade, veiculada no jornal digital da Cotrijal, representa os produtores rurais, condiz com a imagem que eles possuem de si próprios, baseando-se na opinião desse público do município de Barão de Cotegipe - RS. Tomando-se como hipótese que, a publicidade costuma representar os produtores rurais de forma não condizente com a sua imagem, criando um estereótipo genérico da forma como os mesmos se vestem, sendo a tradicional camisa xadrez o maior exemplo disso. Para adquirir tal resposta, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada em métodos como o levantamento bibliográfico e documental, e uma pesquisa descritiva, através da técnica do grupo focal vivencial com análise qualitativa. De acordo com a análise dos comentários feitos pelos 10 participantes do grupo focal, nem sempre a publicidade representa os produtores rurais de forma correta e a hipótese de que a camisa xadrez não os representa foi comprovada pelo público. Conclui-se então que, a publicidade no agronegócio precisa ser mais cuidadosa no momento de comunicar-se com seu público, para que a sua comunicação seja eficaz e converse com os produtores rurais.
id UPF_75a983675f2efbad3ca29a4c60de51c8
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1817
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2020-02-10T17:40:18Z2020-02-102020-02-10T17:40:18Z2019-12-03VIAL, Tailine. A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS. 2019. 88 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2020-02-10T17:40:18Z No. of bitstreams: 1 PF2019TailineVial.pdf: 4938269 bytes, checksum: 6e67023c9250a4b106dbbbbcb6a96528 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-10T17:40:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2019TailineVial.pdf: 4938269 bytes, checksum: 6e67023c9250a4b106dbbbbcb6a96528 (MD5) Previous issue date: 2019-12-03Verificar se o público-alvo de determinada empresa se identifica com as peças publicitárias feitas pensando em atrair o mesmo, é essencial para se compreender os resultados que a empresa obtém. Desse modo, o presente estudo tem como finalidade investigar se a forma como a publicidade, veiculada no jornal digital da Cotrijal, representa os produtores rurais, condiz com a imagem que eles possuem de si próprios, baseando-se na opinião desse público do município de Barão de Cotegipe - RS. Tomando-se como hipótese que, a publicidade costuma representar os produtores rurais de forma não condizente com a sua imagem, criando um estereótipo genérico da forma como os mesmos se vestem, sendo a tradicional camisa xadrez o maior exemplo disso. Para adquirir tal resposta, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada em métodos como o levantamento bibliográfico e documental, e uma pesquisa descritiva, através da técnica do grupo focal vivencial com análise qualitativa. De acordo com a análise dos comentários feitos pelos 10 participantes do grupo focal, nem sempre a publicidade representa os produtores rurais de forma correta e a hipótese de que a camisa xadrez não os representa foi comprovada pelo público. Conclui-se então que, a publicidade no agronegócio precisa ser mais cuidadosa no momento de comunicar-se com seu público, para que a sua comunicação seja eficaz e converse com os produtores rurais.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadeAgronegócioRepresentaçãoProdutores ruraisA representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCarmo, Aline doVial, Tailineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1817/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2019TailineVial.pdfPF2019TailineVial.pdfMonografia Tailine Vialapplication/pdf4938269http://localhost:8080/bitstream/riupf/1817/1/PF2019TailineVial.pdf6e67023c9250a4b106dbbbbcb6a96528MD51riupf/18172020-02-10 15:40:18.387oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102020-02-10T17:40:18Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
spellingShingle A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
Vial, Tailine
Publicidade
Agronegócio
Representação
Produtores rurais
title_short A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title_full A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title_fullStr A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title_full_unstemmed A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
title_sort A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
author Vial, Tailine
author_facet Vial, Tailine
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carmo, Aline do
dc.contributor.author.fl_str_mv Vial, Tailine
contributor_str_mv Carmo, Aline do
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Agronegócio
Representação
Produtores rurais
topic Publicidade
Agronegócio
Representação
Produtores rurais
description Verificar se o público-alvo de determinada empresa se identifica com as peças publicitárias feitas pensando em atrair o mesmo, é essencial para se compreender os resultados que a empresa obtém. Desse modo, o presente estudo tem como finalidade investigar se a forma como a publicidade, veiculada no jornal digital da Cotrijal, representa os produtores rurais, condiz com a imagem que eles possuem de si próprios, baseando-se na opinião desse público do município de Barão de Cotegipe - RS. Tomando-se como hipótese que, a publicidade costuma representar os produtores rurais de forma não condizente com a sua imagem, criando um estereótipo genérico da forma como os mesmos se vestem, sendo a tradicional camisa xadrez o maior exemplo disso. Para adquirir tal resposta, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada em métodos como o levantamento bibliográfico e documental, e uma pesquisa descritiva, através da técnica do grupo focal vivencial com análise qualitativa. De acordo com a análise dos comentários feitos pelos 10 participantes do grupo focal, nem sempre a publicidade representa os produtores rurais de forma correta e a hipótese de que a camisa xadrez não os representa foi comprovada pelo público. Conclui-se então que, a publicidade no agronegócio precisa ser mais cuidadosa no momento de comunicar-se com seu público, para que a sua comunicação seja eficaz e converse com os produtores rurais.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-10T17:40:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-10
2020-02-10T17:40:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIAL, Tailine. A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS. 2019. 88 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817
identifier_str_mv VIAL, Tailine. A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS. 2019. 88 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1817/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1817/1/PF2019TailineVial.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
6e67023c9250a4b106dbbbbcb6a96528
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814813989770625024