A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817 |
Resumo: | Verificar se o público-alvo de determinada empresa se identifica com as peças publicitárias feitas pensando em atrair o mesmo, é essencial para se compreender os resultados que a empresa obtém. Desse modo, o presente estudo tem como finalidade investigar se a forma como a publicidade, veiculada no jornal digital da Cotrijal, representa os produtores rurais, condiz com a imagem que eles possuem de si próprios, baseando-se na opinião desse público do município de Barão de Cotegipe - RS. Tomando-se como hipótese que, a publicidade costuma representar os produtores rurais de forma não condizente com a sua imagem, criando um estereótipo genérico da forma como os mesmos se vestem, sendo a tradicional camisa xadrez o maior exemplo disso. Para adquirir tal resposta, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada em métodos como o levantamento bibliográfico e documental, e uma pesquisa descritiva, através da técnica do grupo focal vivencial com análise qualitativa. De acordo com a análise dos comentários feitos pelos 10 participantes do grupo focal, nem sempre a publicidade representa os produtores rurais de forma correta e a hipótese de que a camisa xadrez não os representa foi comprovada pelo público. Conclui-se então que, a publicidade no agronegócio precisa ser mais cuidadosa no momento de comunicar-se com seu público, para que a sua comunicação seja eficaz e converse com os produtores rurais. |
id |
UPF_75a983675f2efbad3ca29a4c60de51c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1817 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RSPublicidadeAgronegócioRepresentaçãoProdutores ruraisVerificar se o público-alvo de determinada empresa se identifica com as peças publicitárias feitas pensando em atrair o mesmo, é essencial para se compreender os resultados que a empresa obtém. Desse modo, o presente estudo tem como finalidade investigar se a forma como a publicidade, veiculada no jornal digital da Cotrijal, representa os produtores rurais, condiz com a imagem que eles possuem de si próprios, baseando-se na opinião desse público do município de Barão de Cotegipe - RS. Tomando-se como hipótese que, a publicidade costuma representar os produtores rurais de forma não condizente com a sua imagem, criando um estereótipo genérico da forma como os mesmos se vestem, sendo a tradicional camisa xadrez o maior exemplo disso. Para adquirir tal resposta, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada em métodos como o levantamento bibliográfico e documental, e uma pesquisa descritiva, através da técnica do grupo focal vivencial com análise qualitativa. De acordo com a análise dos comentários feitos pelos 10 participantes do grupo focal, nem sempre a publicidade representa os produtores rurais de forma correta e a hipótese de que a camisa xadrez não os representa foi comprovada pelo público. Conclui-se então que, a publicidade no agronegócio precisa ser mais cuidadosa no momento de comunicar-se com seu público, para que a sua comunicação seja eficaz e converse com os produtores rurais.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACUPFCarmo, Aline doVial, Tailine2020-02-10T17:40:18Z2020-02-102020-02-10T17:40:18Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVIAL, Tailine. A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS. 2019. 88 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2020-02-10T17:40:18Zoai:localhost:riupf/1817Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102020-02-10T17:40:18Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS |
title |
A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS |
spellingShingle |
A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS Vial, Tailine Publicidade Agronegócio Representação Produtores rurais |
title_short |
A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS |
title_full |
A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS |
title_fullStr |
A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS |
title_full_unstemmed |
A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS |
title_sort |
A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS |
author |
Vial, Tailine |
author_facet |
Vial, Tailine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carmo, Aline do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vial, Tailine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Agronegócio Representação Produtores rurais |
topic |
Publicidade Agronegócio Representação Produtores rurais |
description |
Verificar se o público-alvo de determinada empresa se identifica com as peças publicitárias feitas pensando em atrair o mesmo, é essencial para se compreender os resultados que a empresa obtém. Desse modo, o presente estudo tem como finalidade investigar se a forma como a publicidade, veiculada no jornal digital da Cotrijal, representa os produtores rurais, condiz com a imagem que eles possuem de si próprios, baseando-se na opinião desse público do município de Barão de Cotegipe - RS. Tomando-se como hipótese que, a publicidade costuma representar os produtores rurais de forma não condizente com a sua imagem, criando um estereótipo genérico da forma como os mesmos se vestem, sendo a tradicional camisa xadrez o maior exemplo disso. Para adquirir tal resposta, foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada em métodos como o levantamento bibliográfico e documental, e uma pesquisa descritiva, através da técnica do grupo focal vivencial com análise qualitativa. De acordo com a análise dos comentários feitos pelos 10 participantes do grupo focal, nem sempre a publicidade representa os produtores rurais de forma correta e a hipótese de que a camisa xadrez não os representa foi comprovada pelo público. Conclui-se então que, a publicidade no agronegócio precisa ser mais cuidadosa no momento de comunicar-se com seu público, para que a sua comunicação seja eficaz e converse com os produtores rurais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 2020-02-10T17:40:18Z 2020-02-10 2020-02-10T17:40:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIAL, Tailine. A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS. 2019. 88 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817 |
identifier_str_mv |
VIAL, Tailine. A representação dos produtores rurais na publicidade segundo um grupo de produtores rurais de Barão de Cotegipe-RS. 2019. 88 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Artes e Comunicação - FAC UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Artes e Comunicação - FAC UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817440981323087872 |