A efetividade do treinamento auditivo em usuária de aparelho de amplificação sonora individual : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonetto, Mayse
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pedretti, Tuane
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1642
Resumo: Introdução: Indivíduos portadores de perda auditiva sofrem privação sensorial, necessitando do uso de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) para melhor auxiliar na captação e amplificação do som. Para otimizar o uso do AASI, utiliza-se o treinamento auditivo melhorando a capacidade do indivíduo em perceber e compreender os sons. Objetivo: Verificar o benefício do treinamento auditivo formal em usuária de aparelho de amplificação sonora individual bilateral. Métodos: Estudo de caso de uma paciente de 28 anos, portadora de perda auditiva neurossensorial de grau moderado bilateralmente e usuária de AASI bilateral. A avaliação foi realizada com audiometria tonal limiar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica e testes do processamento auditivo: Pitch Pattern Sequence (PPS), Duration Pattern Sequence (DPS), Staggered Spondaic Word (SSW) e Randon Gap Detection Test (RGDT) e aplicação do questionário Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). Posteriormente foi realizado o treinamento auditivo formal (TAF). Ao final das 8 sessões do TAF, a paciente foi reavaliada. Resultados: Os testes de fala, os testes de processamento auditivo e o questionário HHIA obtiveram melhor resultado após o TAF, exceto o teste RGDT que, embora não tenha sido observado melhor desempenho pós-TAF, o resultado manteve-se dentro dos padrões de normalidade. Conclusão: A melhora no resultado das habilidades treinadas comprova, neste estudo, o benefício do treinamento auditivo para melhor aproveitamento do uso do AASI.
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Métodos: Estudo de caso de uma paciente de 28 anos, portadora de perda auditiva neurossensorial de grau moderado bilateralmente e usuária de AASI bilateral. A avaliação foi realizada com audiometria tonal limiar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica e testes do processamento auditivo: Pitch Pattern Sequence (PPS), Duration Pattern Sequence (DPS), Staggered Spondaic Word (SSW) e Randon Gap Detection Test (RGDT) e aplicação do questionário Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). Posteriormente foi realizado o treinamento auditivo formal (TAF). Ao final das 8 sessões do TAF, a paciente foi reavaliada. Resultados: Os testes de fala, os testes de processamento auditivo e o questionário HHIA obtiveram melhor resultado após o TAF, exceto o teste RGDT que, embora não tenha sido observado melhor desempenho pós-TAF, o resultado manteve-se dentro dos padrões de normalidade. Conclusão: A melhora no resultado das habilidades treinadas comprova, neste estudo, o benefício do treinamento auditivo para melhor aproveitamento do uso do AASI.Introduction: Individuals with hearing loss suffer sensory impairment requiring the use of a personal sound amplification device (PSAD) to better assist in the uptake and amplification of sound. To optimize the use of PSAD, auditory training is used to improve the individual`s ability to perceive and understand sounds. Objective: To verify the benefit of formal auditory training in users of bilateral personal sound amplification device. Methods: Case study of a 28-year-old female patient, with bilaterally moderate sensorineural hearing loss and bilateral PSAD user. The assesment was performed using threshold tonal audiometry, logoaudiometry, acoustic immittance measures and auditory processing tests: Pitch Patter Sequence (PPS), Duration Pattern Sequence (DPS), Staggered Spondaic Word (SSW) and Randon Gap Detection Test (RGDT) and application of the questionnaire Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). Later the formal auditory training (FAT) was performed. At the end of the 8 sessions of FAT, the patient was reassessed. Results: The speech tests, auditory processing tests and the HHIA questionnaire obtained better results after the FAT, the test of RGDT in wich although no beter performance was observed after FAT, had its result within normal patterns. Conclusion: The improvement in the results of the trained skills proves, in this study, the benefit of the auditory training for better use of the PSAD.Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2019-04-24T18:47:10Z No. of bitstreams: 1 PF2018 Mayse Bonetto e Tuane Pedretti.pdf: 193528 bytes, checksum: a4712eff2626ca76929f670db98c331e (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-24T18:47:10Z (GMT). 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