Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazola, Diene
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1530
Resumo: O universo da comunicação está introduzido em um sistema pós-moderno, com publicidade e propaganda ligadas diretamente ao poder da informação. Nesse sentido, a presente pesquisa analisa o Folha Saúde, que circula semanalmente encartado no jornal Folha Regional de Marau. Através de um estudo descritivo-analítico, segundo Vergara, buscou-se responder se existe influência da publicidade nas matérias jornalísticas e de que forma isso se dá no caderno em questão. Para atingir tal objetivo, a análise é embasada a partir das variações de jornalismo cor-de-rosa propostas por Leandro Marshall (2003). Assim, os resultados apontam que as matérias sofrem interferência dos profissionais e empresas que anunciam no impresso. Isso se dá, inclusive, através da utilização de profissionais anunciantes como fontes para as matérias.
id UPF_8bb09df2520d29edab5adc840942ff94
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1530
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2018-12-14T23:40:58Z2018-12-132018-12-14T23:40:58Z2017-06-22GAZOLA, Diene. Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde. 2017. 73 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1530Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-12-14T23:40:58Z No. of bitstreams: 1 PF2017Diene Gazola.pdf: 5353015 bytes, checksum: 86e8caa788a365d8739bff733d2e6212 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-14T23:40:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Diene Gazola.pdf: 5353015 bytes, checksum: 86e8caa788a365d8739bff733d2e6212 (MD5) Previous issue date: 2017-06-22O universo da comunicação está introduzido em um sistema pós-moderno, com publicidade e propaganda ligadas diretamente ao poder da informação. Nesse sentido, a presente pesquisa analisa o Folha Saúde, que circula semanalmente encartado no jornal Folha Regional de Marau. Através de um estudo descritivo-analítico, segundo Vergara, buscou-se responder se existe influência da publicidade nas matérias jornalísticas e de que forma isso se dá no caderno em questão. Para atingir tal objetivo, a análise é embasada a partir das variações de jornalismo cor-de-rosa propostas por Leandro Marshall (2003). Assim, os resultados apontam que as matérias sofrem interferência dos profissionais e empresas que anunciam no impresso. Isso se dá, inclusive, através da utilização de profissionais anunciantes como fontes para as matérias.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACJornalismoPublicidadeComunicação da saúdeJornalismo cor-de-rosaFolha SaúdeRelação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBertol, Sônia Regina SchenaGazola, Dieneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1530/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2017Diene Gazola.pdfPF2017Diene Gazola.pdfMonografia Diene Gazolaapplication/pdf5353015http://localhost:8080/bitstream/riupf/1530/1/PF2017Diene%20Gazola.pdf86e8caa788a365d8739bff733d2e6212MD51riupf/15302022-02-11 10:29:12.349oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-11T12:29:12Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde
title Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde
spellingShingle Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde
Gazola, Diene
Jornalismo
Publicidade
Comunicação da saúde
Jornalismo cor-de-rosa
Folha Saúde
title_short Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde
title_full Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde
title_fullStr Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde
title_full_unstemmed Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde
title_sort Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde
author Gazola, Diene
author_facet Gazola, Diene
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bertol, Sônia Regina Schena
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazola, Diene
contributor_str_mv Bertol, Sônia Regina Schena
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Publicidade
Comunicação da saúde
Jornalismo cor-de-rosa
Folha Saúde
topic Jornalismo
Publicidade
Comunicação da saúde
Jornalismo cor-de-rosa
Folha Saúde
description O universo da comunicação está introduzido em um sistema pós-moderno, com publicidade e propaganda ligadas diretamente ao poder da informação. Nesse sentido, a presente pesquisa analisa o Folha Saúde, que circula semanalmente encartado no jornal Folha Regional de Marau. Através de um estudo descritivo-analítico, segundo Vergara, buscou-se responder se existe influência da publicidade nas matérias jornalísticas e de que forma isso se dá no caderno em questão. Para atingir tal objetivo, a análise é embasada a partir das variações de jornalismo cor-de-rosa propostas por Leandro Marshall (2003). Assim, os resultados apontam que as matérias sofrem interferência dos profissionais e empresas que anunciam no impresso. Isso se dá, inclusive, através da utilização de profissionais anunciantes como fontes para as matérias.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-14T23:40:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-13
2018-12-14T23:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GAZOLA, Diene. Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde. 2017. 73 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1530
identifier_str_mv GAZOLA, Diene. Relação entre Jornalismo e Publicidade no Folha Saúde. 2017. 73 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1530/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1530/1/PF2017Diene%20Gazola.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
86e8caa788a365d8739bff733d2e6212
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814813987406086144