O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1582 |
Resumo: | Este trabalho estuda se houve uma associação da imagem do candidato a governador do Estado do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori com o imaginário social “gringo”. Sendo foco desta análise o estudo é do imaginário cultural “gringo”, na campanha eleitoral do candidato a governador do Estado do Rio Grande do Sul em 2014. A contribuição teórica base deste trabalho é composta inicialmente pelos autores Clifford Geertz, Cornelius Castoriadis e Manuel Castells. Além das definições de cultura, imaginário e símbolos são estudadas estratégias eleitorais. A análise é feita pela elaboração de categorias definidas pelo método de análise de conteúdo, baseada nas definições e conceitos de Laurence Bardin. Após conhecer os conceitos de estratégias eleitorais propostos por Francisco Ferraz e Carlos Augusto Manhanelli, A partir desse estudo foi possível entender a importância que identificação cultural de um candidato, para que ele possa relacionar a sua imagem a um símbolo, estimulando o imaginário sócio cultural e que a utilização de um símbolo regional pode associar algo positivo ou negativo à imagem de um candidato, dependendo da conjuntura de como o símbolo é visto, com aconteceu em nossa pesquisa. A partir do material analisado, sendo um jingle, um programa que foi exibido no horário eleitoral gratuito e uma reportagem, foi possível concluir que, a utilização do imaginário social “gringo”, símbolo presente culturalmente no Estado, utilizado na campanha de José Ivo Sartori, foi ligada a uma imagem positiva, integrando essa imagem de “gringo” a Sartori. Os veículos de comunicação também se utilizaram desse imaginário, atrelando o uso desta expressão ao candidato José Ivo Sartori. |
id |
UPF_951c1bdf19a2b8767bc0b34fe680e8c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1582 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2019-01-17T13:42:32Z2019-01-172019-01-17T13:42:32Z2018-11-26FAVARETTO, Tanira Dias. O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014. 2018. 36 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1582Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-01-17T13:42:32Z No. of bitstreams: 1 PF2018Tanira Dias Favaretto.pdf: 252647 bytes, checksum: 68d1878742f42ea2e5dadf68dd6e5faa (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-17T13:42:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Tanira Dias Favaretto.pdf: 252647 bytes, checksum: 68d1878742f42ea2e5dadf68dd6e5faa (MD5) Previous issue date: 2018-11-26Este trabalho estuda se houve uma associação da imagem do candidato a governador do Estado do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori com o imaginário social “gringo”. Sendo foco desta análise o estudo é do imaginário cultural “gringo”, na campanha eleitoral do candidato a governador do Estado do Rio Grande do Sul em 2014. A contribuição teórica base deste trabalho é composta inicialmente pelos autores Clifford Geertz, Cornelius Castoriadis e Manuel Castells. Além das definições de cultura, imaginário e símbolos são estudadas estratégias eleitorais. A análise é feita pela elaboração de categorias definidas pelo método de análise de conteúdo, baseada nas definições e conceitos de Laurence Bardin. Após conhecer os conceitos de estratégias eleitorais propostos por Francisco Ferraz e Carlos Augusto Manhanelli, A partir desse estudo foi possível entender a importância que identificação cultural de um candidato, para que ele possa relacionar a sua imagem a um símbolo, estimulando o imaginário sócio cultural e que a utilização de um símbolo regional pode associar algo positivo ou negativo à imagem de um candidato, dependendo da conjuntura de como o símbolo é visto, com aconteceu em nossa pesquisa. A partir do material analisado, sendo um jingle, um programa que foi exibido no horário eleitoral gratuito e uma reportagem, foi possível concluir que, a utilização do imaginário social “gringo”, símbolo presente culturalmente no Estado, utilizado na campanha de José Ivo Sartori, foi ligada a uma imagem positiva, integrando essa imagem de “gringo” a Sartori. Os veículos de comunicação também se utilizaram desse imaginário, atrelando o uso desta expressão ao candidato José Ivo Sartori.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaImaginário culturalEstratégias eleitoraisGringoJosé Ivo SartoriO imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDalbosco, Cleber NelsonFavaretto, Tanira Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1582/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Tanira Dias Favaretto.pdfPF2018Tanira Dias Favaretto.pdfMonografia Tanira Dias Favarettoapplication/pdf252647http://localhost:8080/bitstream/riupf/1582/1/PF2018Tanira%20Dias%20Favaretto.pdf68d1878742f42ea2e5dadf68dd6e5faaMD51riupf/15822019-01-17 11:42:32.721oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-01-17T13:42:32Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014 |
title |
O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014 |
spellingShingle |
O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014 Favaretto, Tanira Dias Publicidade Propaganda Imaginário cultural Estratégias eleitorais Gringo José Ivo Sartori |
title_short |
O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014 |
title_full |
O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014 |
title_fullStr |
O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014 |
title_full_unstemmed |
O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014 |
title_sort |
O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014 |
author |
Favaretto, Tanira Dias |
author_facet |
Favaretto, Tanira Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalbosco, Cleber Nelson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favaretto, Tanira Dias |
contributor_str_mv |
Dalbosco, Cleber Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Imaginário cultural Estratégias eleitorais Gringo José Ivo Sartori |
topic |
Publicidade Propaganda Imaginário cultural Estratégias eleitorais Gringo José Ivo Sartori |
description |
Este trabalho estuda se houve uma associação da imagem do candidato a governador do Estado do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori com o imaginário social “gringo”. Sendo foco desta análise o estudo é do imaginário cultural “gringo”, na campanha eleitoral do candidato a governador do Estado do Rio Grande do Sul em 2014. A contribuição teórica base deste trabalho é composta inicialmente pelos autores Clifford Geertz, Cornelius Castoriadis e Manuel Castells. Além das definições de cultura, imaginário e símbolos são estudadas estratégias eleitorais. A análise é feita pela elaboração de categorias definidas pelo método de análise de conteúdo, baseada nas definições e conceitos de Laurence Bardin. Após conhecer os conceitos de estratégias eleitorais propostos por Francisco Ferraz e Carlos Augusto Manhanelli, A partir desse estudo foi possível entender a importância que identificação cultural de um candidato, para que ele possa relacionar a sua imagem a um símbolo, estimulando o imaginário sócio cultural e que a utilização de um símbolo regional pode associar algo positivo ou negativo à imagem de um candidato, dependendo da conjuntura de como o símbolo é visto, com aconteceu em nossa pesquisa. A partir do material analisado, sendo um jingle, um programa que foi exibido no horário eleitoral gratuito e uma reportagem, foi possível concluir que, a utilização do imaginário social “gringo”, símbolo presente culturalmente no Estado, utilizado na campanha de José Ivo Sartori, foi ligada a uma imagem positiva, integrando essa imagem de “gringo” a Sartori. Os veículos de comunicação também se utilizaram desse imaginário, atrelando o uso desta expressão ao candidato José Ivo Sartori. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-17T13:42:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-17 2019-01-17T13:42:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FAVARETTO, Tanira Dias. O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014. 2018. 36 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1582 |
identifier_str_mv |
FAVARETTO, Tanira Dias. O imaginário sociocultural presente na imagem do candidato José Ivo Sartori, na Campanha Eleitoral no ano de 2014. 2018. 36 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1582/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1582/1/PF2018Tanira%20Dias%20Favaretto.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c 68d1878742f42ea2e5dadf68dd6e5faa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492619638046720 |