Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Henrique da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1815
Resumo: O estudo a seguir se trata de uma análise de conteúdo do jogo de realidade alternativa The Sun Vanished, com o objetivo de identificar e avaliar a comunicação transmídia conduzida pelo game, que não se limita apenas à conteúdo produzido por Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, mas também por seus participantes e fãs. Para a análise, foi realizada uma coleta de partes da narrativa do jogo, que foram separadas em dois episódios pelo autor desta monografia – cada um contando com diferentes aspectos relevantes à pesquisa. Levando essa amostragem como base, identificaram-se forças e oportunidades que os alternate reality games podem agregar ao mercado de publicidade e propaganda, como o engajamento com o público-alvo que é inerente da estratégia, a camuflagem que o conteúdo de ARG’s tem contra adblockers, e a possibilidade da expansão da narrativa da campanha por seu público, que pode criar conteúdos ao redor daquela diegese, por exemplo. Também realizouse uma entrevista com Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, para ter um melhor entendimento de sua visão do mercado publicitário e de como os jogos de realidade alternativa se inserem e contribuem com este. Ao fim das análises, foram criados dois vídeos que abordam os episódios construídos, estabelecendo conexões entre o conteúdo original do TSV e materiais não-oficiais gerados pelo público que acompanha a história, além de coberturas jornalísticas e mídia espontânea que o ARG gerou. Com este estudo, pôde-se notar o potencial dos jogos de realidade alternativa para construir campanhas publicitárias – não apenas pela análise mas também pelas breves citações de casos veiculados no passado.
id UPF_953c3723de1223380bb5abf53c90b337
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1815
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2020-02-10T17:19:11Z2020-02-102020-02-10T17:19:11Z2019-12-06Silva, Matheus Henrique da. Mind Map transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade propaganda. 2019. 57 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1815Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2020-02-10T17:19:11Z No. of bitstreams: 1 PF2019MatheusHenriqueSilva.pdf: 1088794 bytes, checksum: 35944c3a5375038c61679b64c2757a7b (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-10T17:19:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2019MatheusHenriqueSilva.pdf: 1088794 bytes, checksum: 35944c3a5375038c61679b64c2757a7b (MD5) Previous issue date: 2019-12-06O estudo a seguir se trata de uma análise de conteúdo do jogo de realidade alternativa The Sun Vanished, com o objetivo de identificar e avaliar a comunicação transmídia conduzida pelo game, que não se limita apenas à conteúdo produzido por Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, mas também por seus participantes e fãs. Para a análise, foi realizada uma coleta de partes da narrativa do jogo, que foram separadas em dois episódios pelo autor desta monografia – cada um contando com diferentes aspectos relevantes à pesquisa. Levando essa amostragem como base, identificaram-se forças e oportunidades que os alternate reality games podem agregar ao mercado de publicidade e propaganda, como o engajamento com o público-alvo que é inerente da estratégia, a camuflagem que o conteúdo de ARG’s tem contra adblockers, e a possibilidade da expansão da narrativa da campanha por seu público, que pode criar conteúdos ao redor daquela diegese, por exemplo. Também realizouse uma entrevista com Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, para ter um melhor entendimento de sua visão do mercado publicitário e de como os jogos de realidade alternativa se inserem e contribuem com este. Ao fim das análises, foram criados dois vídeos que abordam os episódios construídos, estabelecendo conexões entre o conteúdo original do TSV e materiais não-oficiais gerados pelo público que acompanha a história, além de coberturas jornalísticas e mídia espontânea que o ARG gerou. Com este estudo, pôde-se notar o potencial dos jogos de realidade alternativa para construir campanhas publicitárias – não apenas pela análise mas também pelas breves citações de casos veiculados no passado.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACArgThe sun vanishedPublicidade e PropagandaTransmídiaStorytellingMind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGusatti, Ciro EduardoSilva, Matheus Henrique dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1815/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2019MatheusHenriqueSilva.pdfPF2019MatheusHenriqueSilva.pdfMonografia Matheus Henrique da Silvaapplication/pdf1088794http://localhost:8080/bitstream/riupf/1815/1/PF2019MatheusHenriqueSilva.pdf35944c3a5375038c61679b64c2757a7bMD51riupf/18152020-02-10 20:44:34.285oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102020-02-10T22:44:34Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda
title Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda
spellingShingle Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda
Silva, Matheus Henrique da
Arg
The sun vanished
Publicidade e Propaganda
Transmídia
Storytelling
title_short Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda
title_full Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda
title_fullStr Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda
title_full_unstemmed Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda
title_sort Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda
author Silva, Matheus Henrique da
author_facet Silva, Matheus Henrique da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus Henrique da
contributor_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Arg
The sun vanished
Publicidade e Propaganda
Transmídia
Storytelling
topic Arg
The sun vanished
Publicidade e Propaganda
Transmídia
Storytelling
description O estudo a seguir se trata de uma análise de conteúdo do jogo de realidade alternativa The Sun Vanished, com o objetivo de identificar e avaliar a comunicação transmídia conduzida pelo game, que não se limita apenas à conteúdo produzido por Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, mas também por seus participantes e fãs. Para a análise, foi realizada uma coleta de partes da narrativa do jogo, que foram separadas em dois episódios pelo autor desta monografia – cada um contando com diferentes aspectos relevantes à pesquisa. Levando essa amostragem como base, identificaram-se forças e oportunidades que os alternate reality games podem agregar ao mercado de publicidade e propaganda, como o engajamento com o público-alvo que é inerente da estratégia, a camuflagem que o conteúdo de ARG’s tem contra adblockers, e a possibilidade da expansão da narrativa da campanha por seu público, que pode criar conteúdos ao redor daquela diegese, por exemplo. Também realizouse uma entrevista com Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, para ter um melhor entendimento de sua visão do mercado publicitário e de como os jogos de realidade alternativa se inserem e contribuem com este. Ao fim das análises, foram criados dois vídeos que abordam os episódios construídos, estabelecendo conexões entre o conteúdo original do TSV e materiais não-oficiais gerados pelo público que acompanha a história, além de coberturas jornalísticas e mídia espontânea que o ARG gerou. Com este estudo, pôde-se notar o potencial dos jogos de realidade alternativa para construir campanhas publicitárias – não apenas pela análise mas também pelas breves citações de casos veiculados no passado.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-10T17:19:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-10
2020-02-10T17:19:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Matheus Henrique da. Mind Map transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade propaganda. 2019. 57 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1815
identifier_str_mv Silva, Matheus Henrique da. Mind Map transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade propaganda. 2019. 57 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1815/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1815/1/PF2019MatheusHenriqueSilva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
35944c3a5375038c61679b64c2757a7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492621786578944