A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1578 |
Resumo: | O ser humano sempre buscou nos números as respostas para tudo na natureza. E não foi diferente quando o encanto pela proporção áurea veio à tona e tomou o tempo de estudo de vários matemáticos da história. Com os seus conceitos aprofundados durante a evolução do conhecimento, tal proporção alcançou notoriedade também no campo da comunicação, buscando sempre transmitir uma perfeita harmonia visual. Logo, este trabalho tem como objetivo identificar se a proporção áurea foi utilizada na área do design gráfico, em específico na construção dos logotipos das cinco marcas mais valiosas de 2018, segundo a revista Forbes Brasil. Tais marcas analisadas foram Apple, Google, Microsoft, Facebook e Amazon, respectivamente. De início, a partir da pesquisa bibliográfica houve a contextualização do tema e, logo após, houve a análise realizada nos logotipos das cinco marcas mencionadas. A análise foi baseada através de três princípios básicos da proporção áurea, sendo eles: segmento áureo, círculos proporcionais áureos e quadrados áureos. Como resultado, foi possível identificar que dentre os logotipos das cinco marcas avaliadas nenhuma correspondeu com total clareza a aplicabilidade da proporção na construção de seus respectivos logotipos através desses princípios. |
id |
UPF_a37237b889ac45a0bbaed774aa5b30e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1578 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2019-01-17T13:08:25Z2019-01-172019-01-17T13:08:25ZBARRETO, Marcelo Martins. A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018. 2018. 48 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1578Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-01-17T13:08:25Z No. of bitstreams: 1 PF2018Marcelo Martins Barreto.pdf: 792701 bytes, checksum: 3bedf39309d700dfd13ca20874ec3416 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-17T13:08:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Marcelo Martins Barreto.pdf: 792701 bytes, checksum: 3bedf39309d700dfd13ca20874ec3416 (MD5)O ser humano sempre buscou nos números as respostas para tudo na natureza. E não foi diferente quando o encanto pela proporção áurea veio à tona e tomou o tempo de estudo de vários matemáticos da história. Com os seus conceitos aprofundados durante a evolução do conhecimento, tal proporção alcançou notoriedade também no campo da comunicação, buscando sempre transmitir uma perfeita harmonia visual. Logo, este trabalho tem como objetivo identificar se a proporção áurea foi utilizada na área do design gráfico, em específico na construção dos logotipos das cinco marcas mais valiosas de 2018, segundo a revista Forbes Brasil. Tais marcas analisadas foram Apple, Google, Microsoft, Facebook e Amazon, respectivamente. De início, a partir da pesquisa bibliográfica houve a contextualização do tema e, logo após, houve a análise realizada nos logotipos das cinco marcas mencionadas. A análise foi baseada através de três princípios básicos da proporção áurea, sendo eles: segmento áureo, círculos proporcionais áureos e quadrados áureos. Como resultado, foi possível identificar que dentre os logotipos das cinco marcas avaliadas nenhuma correspondeu com total clareza a aplicabilidade da proporção na construção de seus respectivos logotipos através desses princípios.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaProporção áureaDesign gráficoLogotipoMarcaA proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDalbosco, Cleber NelsonBarreto, Marcelo Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1578/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Marcelo Martins Barreto.pdfPF2018Marcelo Martins Barreto.pdfMonografia Marcelo Martins Barretoapplication/pdf792701http://localhost:8080/bitstream/riupf/1578/1/PF2018Marcelo%20Martins%20Barreto.pdf3bedf39309d700dfd13ca20874ec3416MD51riupf/15782019-01-17 11:08:25.633oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-01-17T13:08:25Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018 |
title |
A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018 |
spellingShingle |
A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018 Barreto, Marcelo Martins Publicidade Propaganda Proporção áurea Design gráfico Logotipo Marca |
title_short |
A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018 |
title_full |
A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018 |
title_fullStr |
A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018 |
title_full_unstemmed |
A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018 |
title_sort |
A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018 |
author |
Barreto, Marcelo Martins |
author_facet |
Barreto, Marcelo Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalbosco, Cleber Nelson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Marcelo Martins |
contributor_str_mv |
Dalbosco, Cleber Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Proporção áurea Design gráfico Logotipo Marca |
topic |
Publicidade Propaganda Proporção áurea Design gráfico Logotipo Marca |
description |
O ser humano sempre buscou nos números as respostas para tudo na natureza. E não foi diferente quando o encanto pela proporção áurea veio à tona e tomou o tempo de estudo de vários matemáticos da história. Com os seus conceitos aprofundados durante a evolução do conhecimento, tal proporção alcançou notoriedade também no campo da comunicação, buscando sempre transmitir uma perfeita harmonia visual. Logo, este trabalho tem como objetivo identificar se a proporção áurea foi utilizada na área do design gráfico, em específico na construção dos logotipos das cinco marcas mais valiosas de 2018, segundo a revista Forbes Brasil. Tais marcas analisadas foram Apple, Google, Microsoft, Facebook e Amazon, respectivamente. De início, a partir da pesquisa bibliográfica houve a contextualização do tema e, logo após, houve a análise realizada nos logotipos das cinco marcas mencionadas. A análise foi baseada através de três princípios básicos da proporção áurea, sendo eles: segmento áureo, círculos proporcionais áureos e quadrados áureos. Como resultado, foi possível identificar que dentre os logotipos das cinco marcas avaliadas nenhuma correspondeu com total clareza a aplicabilidade da proporção na construção de seus respectivos logotipos através desses princípios. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-17T13:08:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-17 2019-01-17T13:08:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARRETO, Marcelo Martins. A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018. 2018. 48 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1578 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Marcelo Martins. A proporção áurea aplicada ao desenvolvimento do logotipo: uma análise das 5 marcas mais valiosas do ano de 2018. 2018. 48 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1578/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1578/1/PF2018Marcelo%20Martins%20Barreto.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c 3bedf39309d700dfd13ca20874ec3416 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814813987626287104 |