Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Thaís do Prado de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1550
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata-se de uma análise discursiva das entrevistas referentes à Reforma do Ensino Médio, publicadas no jornal Extra Classe, que circula em todo o Rio Grande do Sul. Neste estudo, aprofundamos a produção de discurso por Roland Barthes e a entrevista jornalística, enquanto formato do Gênero Informativo por José Marques de Melo. É apresentado também, o contexto monográfico que contempla as principais mudanças da Reforma do Ensino Médio e a política de comunicação do jornal Extra Classe. A partir das Categorias Barthesianas: Estereótipo, Poder, Mito e Socioleto (acrático e encrático), analisou-se a amostragem intencional de maio de 2017 a maio de 2018, e chega-se à conclusão que as entrevistas que constituem o universo deste estudo, transparecem sob à luz do não poder, na acepção discursiva de Roland Barthes.
id UPF_b35c5056388c94e0d5a2f52641fe4936
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1550
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra ClasseJornalismoEntrevista jornalísticaDiscursoReforma do ensino médioJornal Extra ClasseEste trabalho de conclusão de curso trata-se de uma análise discursiva das entrevistas referentes à Reforma do Ensino Médio, publicadas no jornal Extra Classe, que circula em todo o Rio Grande do Sul. Neste estudo, aprofundamos a produção de discurso por Roland Barthes e a entrevista jornalística, enquanto formato do Gênero Informativo por José Marques de Melo. É apresentado também, o contexto monográfico que contempla as principais mudanças da Reforma do Ensino Médio e a política de comunicação do jornal Extra Classe. A partir das Categorias Barthesianas: Estereótipo, Poder, Mito e Socioleto (acrático e encrático), analisou-se a amostragem intencional de maio de 2017 a maio de 2018, e chega-se à conclusão que as entrevistas que constituem o universo deste estudo, transparecem sob à luz do não poder, na acepção discursiva de Roland Barthes.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACUPFKlein, Otavio JoséCastro, Thaís do Prado de2019-01-03T12:24:32Z2019-01-032019-01-03T12:24:32Z2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCASTRO, Thaís do Prado de. Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2022-02-11T19:21:08Zoai:localhost:riupf/1550Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-11T19:21:08Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe
title Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe
spellingShingle Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe
Castro, Thaís do Prado de
Jornalismo
Entrevista jornalística
Discurso
Reforma do ensino médio
Jornal Extra Classe
title_short Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe
title_full Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe
title_fullStr Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe
title_full_unstemmed Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe
title_sort Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe
author Castro, Thaís do Prado de
author_facet Castro, Thaís do Prado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Klein, Otavio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Thaís do Prado de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Entrevista jornalística
Discurso
Reforma do ensino médio
Jornal Extra Classe
topic Jornalismo
Entrevista jornalística
Discurso
Reforma do ensino médio
Jornal Extra Classe
description Este trabalho de conclusão de curso trata-se de uma análise discursiva das entrevistas referentes à Reforma do Ensino Médio, publicadas no jornal Extra Classe, que circula em todo o Rio Grande do Sul. Neste estudo, aprofundamos a produção de discurso por Roland Barthes e a entrevista jornalística, enquanto formato do Gênero Informativo por José Marques de Melo. É apresentado também, o contexto monográfico que contempla as principais mudanças da Reforma do Ensino Médio e a política de comunicação do jornal Extra Classe. A partir das Categorias Barthesianas: Estereótipo, Poder, Mito e Socioleto (acrático e encrático), analisou-se a amostragem intencional de maio de 2017 a maio de 2018, e chega-se à conclusão que as entrevistas que constituem o universo deste estudo, transparecem sob à luz do não poder, na acepção discursiva de Roland Barthes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
2019-01-03T12:24:32Z
2019-01-03
2019-01-03T12:24:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Thaís do Prado de. Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1550
identifier_str_mv CASTRO, Thaís do Prado de. Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
UPF
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821345921070268416