Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1550 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso trata-se de uma análise discursiva das entrevistas referentes à Reforma do Ensino Médio, publicadas no jornal Extra Classe, que circula em todo o Rio Grande do Sul. Neste estudo, aprofundamos a produção de discurso por Roland Barthes e a entrevista jornalística, enquanto formato do Gênero Informativo por José Marques de Melo. É apresentado também, o contexto monográfico que contempla as principais mudanças da Reforma do Ensino Médio e a política de comunicação do jornal Extra Classe. A partir das Categorias Barthesianas: Estereótipo, Poder, Mito e Socioleto (acrático e encrático), analisou-se a amostragem intencional de maio de 2017 a maio de 2018, e chega-se à conclusão que as entrevistas que constituem o universo deste estudo, transparecem sob à luz do não poder, na acepção discursiva de Roland Barthes. |
id |
UPF_b35c5056388c94e0d5a2f52641fe4936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1550 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra ClasseJornalismoEntrevista jornalísticaDiscursoReforma do ensino médioJornal Extra ClasseEste trabalho de conclusão de curso trata-se de uma análise discursiva das entrevistas referentes à Reforma do Ensino Médio, publicadas no jornal Extra Classe, que circula em todo o Rio Grande do Sul. Neste estudo, aprofundamos a produção de discurso por Roland Barthes e a entrevista jornalística, enquanto formato do Gênero Informativo por José Marques de Melo. É apresentado também, o contexto monográfico que contempla as principais mudanças da Reforma do Ensino Médio e a política de comunicação do jornal Extra Classe. A partir das Categorias Barthesianas: Estereótipo, Poder, Mito e Socioleto (acrático e encrático), analisou-se a amostragem intencional de maio de 2017 a maio de 2018, e chega-se à conclusão que as entrevistas que constituem o universo deste estudo, transparecem sob à luz do não poder, na acepção discursiva de Roland Barthes.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACUPFKlein, Otavio JoséCastro, Thaís do Prado de2019-01-03T12:24:32Z2019-01-032019-01-03T12:24:32Z2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCASTRO, Thaís do Prado de. Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2022-02-11T19:21:08Zoai:localhost:riupf/1550Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-11T19:21:08Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe |
title |
Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe |
spellingShingle |
Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe Castro, Thaís do Prado de Jornalismo Entrevista jornalística Discurso Reforma do ensino médio Jornal Extra Classe |
title_short |
Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe |
title_full |
Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe |
title_fullStr |
Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe |
title_full_unstemmed |
Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe |
title_sort |
Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe |
author |
Castro, Thaís do Prado de |
author_facet |
Castro, Thaís do Prado de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Klein, Otavio José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Thaís do Prado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Entrevista jornalística Discurso Reforma do ensino médio Jornal Extra Classe |
topic |
Jornalismo Entrevista jornalística Discurso Reforma do ensino médio Jornal Extra Classe |
description |
Este trabalho de conclusão de curso trata-se de uma análise discursiva das entrevistas referentes à Reforma do Ensino Médio, publicadas no jornal Extra Classe, que circula em todo o Rio Grande do Sul. Neste estudo, aprofundamos a produção de discurso por Roland Barthes e a entrevista jornalística, enquanto formato do Gênero Informativo por José Marques de Melo. É apresentado também, o contexto monográfico que contempla as principais mudanças da Reforma do Ensino Médio e a política de comunicação do jornal Extra Classe. A partir das Categorias Barthesianas: Estereótipo, Poder, Mito e Socioleto (acrático e encrático), analisou-se a amostragem intencional de maio de 2017 a maio de 2018, e chega-se à conclusão que as entrevistas que constituem o universo deste estudo, transparecem sob à luz do não poder, na acepção discursiva de Roland Barthes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 2019-01-03T12:24:32Z 2019-01-03 2019-01-03T12:24:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, Thaís do Prado de. Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1550 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Thaís do Prado de. Uma análise discursiva das entrevistas sobre a reforma do ensino médio no Jornal Extra Classe. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Artes e Comunicação - FAC UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Artes e Comunicação - FAC UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821345921070268416 |