Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitória dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2214
Resumo: A análise de demonstrações contábeis dentro das organizações é utilizada como uma ferramenta de gestão imprescindível para uma empresa identificar as tomadas de decisões cabíveis para propiciar seu crescimento. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é comparar a adoção do e-commerce em empresas do setor varejista, por meio da análise econômico-financeira. Em relação a metodologia, trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, relacionada a pesquisa-diagnóstico. Assim, através da utilização da análise econômico-financeira, compararam-se os valores evidenciados pelas entidades nos anos de 2018, 2019 e 2020 e a influência da pandemia iniciada em 2020 nos valores apresentados nas demonstrações contábeis das respectivas companhias. Dessa forma, após a realização do estudo, com a análise vertical e horizontal foi possível visualizar no ano de 2020 um crescimento das vendas da Magazine Luiza S/A superior aos períodos passados, fato que pode ter sido influenciado pelo e-commerce, comércio que ganhou maior expansividade no mercado durante a pandemia. Entretanto, com a análise dos indicadores evidenciou-se que a Grazziotin S/A, mesmo sem adotar o comércio eletrônico, apresentou superioridade à Magazine Luiza S/A em relação aos indicadores de liquidez durante todo o período analisado. Em relação ao endividamento, a Magazine Luiza S/A utiliza mais recursos de terceiros do que próprios para financiar suas atividades, sendo o inverso na Grazziotin S/A. Já no que se refere aos indicadores de rentabilidade, as empresas apresentaram alternância em relação ao retorno sobre capital investido.
id UPF_b544bd7b54243fe444adf9f80897e8e1
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/2214
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2022-04-04T17:29:38Z2022-04-042022-04-04T17:29:38Z2021-12-14SANTOS, Vitória dos. Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista. 2021. 66 f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, 2021.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2214Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2022-04-04T17:29:38Z No. of bitstreams: 1 CAR2021VitóriadosSantos.pdf: 385739 bytes, checksum: c8412e4d50cda22a83df51b0ba5057d5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-04T17:29:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAR2021VitóriadosSantos.pdf: 385739 bytes, checksum: c8412e4d50cda22a83df51b0ba5057d5 (MD5) Previous issue date: 2021-12-14A análise de demonstrações contábeis dentro das organizações é utilizada como uma ferramenta de gestão imprescindível para uma empresa identificar as tomadas de decisões cabíveis para propiciar seu crescimento. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é comparar a adoção do e-commerce em empresas do setor varejista, por meio da análise econômico-financeira. Em relação a metodologia, trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, relacionada a pesquisa-diagnóstico. Assim, através da utilização da análise econômico-financeira, compararam-se os valores evidenciados pelas entidades nos anos de 2018, 2019 e 2020 e a influência da pandemia iniciada em 2020 nos valores apresentados nas demonstrações contábeis das respectivas companhias. Dessa forma, após a realização do estudo, com a análise vertical e horizontal foi possível visualizar no ano de 2020 um crescimento das vendas da Magazine Luiza S/A superior aos períodos passados, fato que pode ter sido influenciado pelo e-commerce, comércio que ganhou maior expansividade no mercado durante a pandemia. Entretanto, com a análise dos indicadores evidenciou-se que a Grazziotin S/A, mesmo sem adotar o comércio eletrônico, apresentou superioridade à Magazine Luiza S/A em relação aos indicadores de liquidez durante todo o período analisado. Em relação ao endividamento, a Magazine Luiza S/A utiliza mais recursos de terceiros do que próprios para financiar suas atividades, sendo o inverso na Grazziotin S/A. Já no que se refere aos indicadores de rentabilidade, as empresas apresentaram alternância em relação ao retorno sobre capital investido.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACContabilidadeAnálise comparativaE-commerceDemonstrações contábeisIndicadores econômico-financeirosAnálise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBueno, Maria Elena Amaral FerreiraSantos, Vitória dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2214/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALCAR2021VitóriadosSantos.pdfCAR2021VitóriadosSantos.pdfMonografia Vitória dos Santosapplication/pdf385739http://localhost:8080/bitstream/riupf/2214/1/CAR2021Vit%c3%b3riadosSantos.pdfc8412e4d50cda22a83df51b0ba5057d5MD51riupf/22142022-04-18 21:47:56.511oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-04-19T00:47:56Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista
title Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista
spellingShingle Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista
Santos, Vitória dos
Contabilidade
Análise comparativa
E-commerce
Demonstrações contábeis
Indicadores econômico-financeiros
title_short Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista
title_full Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista
title_fullStr Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista
title_full_unstemmed Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista
title_sort Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista
author Santos, Vitória dos
author_facet Santos, Vitória dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, Maria Elena Amaral Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vitória dos
contributor_str_mv Bueno, Maria Elena Amaral Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Análise comparativa
E-commerce
Demonstrações contábeis
Indicadores econômico-financeiros
topic Contabilidade
Análise comparativa
E-commerce
Demonstrações contábeis
Indicadores econômico-financeiros
description A análise de demonstrações contábeis dentro das organizações é utilizada como uma ferramenta de gestão imprescindível para uma empresa identificar as tomadas de decisões cabíveis para propiciar seu crescimento. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é comparar a adoção do e-commerce em empresas do setor varejista, por meio da análise econômico-financeira. Em relação a metodologia, trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, relacionada a pesquisa-diagnóstico. Assim, através da utilização da análise econômico-financeira, compararam-se os valores evidenciados pelas entidades nos anos de 2018, 2019 e 2020 e a influência da pandemia iniciada em 2020 nos valores apresentados nas demonstrações contábeis das respectivas companhias. Dessa forma, após a realização do estudo, com a análise vertical e horizontal foi possível visualizar no ano de 2020 um crescimento das vendas da Magazine Luiza S/A superior aos períodos passados, fato que pode ter sido influenciado pelo e-commerce, comércio que ganhou maior expansividade no mercado durante a pandemia. Entretanto, com a análise dos indicadores evidenciou-se que a Grazziotin S/A, mesmo sem adotar o comércio eletrônico, apresentou superioridade à Magazine Luiza S/A em relação aos indicadores de liquidez durante todo o período analisado. Em relação ao endividamento, a Magazine Luiza S/A utiliza mais recursos de terceiros do que próprios para financiar suas atividades, sendo o inverso na Grazziotin S/A. Já no que se refere aos indicadores de rentabilidade, as empresas apresentaram alternância em relação ao retorno sobre capital investido.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-04T17:29:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-04
2022-04-04T17:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Vitória dos. Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista. 2021. 66 f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2214
identifier_str_mv SANTOS, Vitória dos. Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista. 2021. 66 f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, 2021.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/2214/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2214/1/CAR2021Vit%c3%b3riadosSantos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
c8412e4d50cda22a83df51b0ba5057d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492625510072320