Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Magda Suelen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/448
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as políticas de relacionamento das Instituições de Ensino Superiores Comunitárias localizadas no Rio Grande do Sul. A amostra da pesquisa constituiu-se em duas Universidades escolhidas intencionalmente, a Universidade de Passo Fundo – UPF, localizada no município de Passo Fundo e Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, localizada no município de Santa Cruz do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada, com 10 perguntas, encaminhadas por e-mail aos responsáveis pelo marketing ou comunicação das Instituições, o qual ocorreu por meio de pesquisa qualitativa, teórico-empírica. A análise do conteúdo foi realizada por meio da teoria de autores referente ao marketing de relacionamento, serviços e sistema CRM. Como principais resultados, destacaram-se as variáveis de relacionamento, prestação de serviços, coleta de dados, sistema CRM para reter alunos e evitar a evasão dos alunos. Com relação aos resultados qualitativos, pode-se dizer que as instituições estudadas têm condições de implementar o marketing de relacionamento para melhorias no processo e qualidade na prestação dos serviços.
id UPF_c1ffadedb5e36528c36a78b8a63737ab
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/448
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2015-02-24T16:57:50Z2015-02-24T16:57:50Z2015-02-24CENCI, Magda Suelen. Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul. 2014. 66 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/448Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-02-24T16:57:50Z No. of bitstreams: 1 PF2014Magda_Suelen_Cenci.pdf: 473929 bytes, checksum: 1537da1956ce49aa0770accf8bb1e5d6 (MD5)Made available in DSpace on 2015-02-24T16:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2014Magda_Suelen_Cenci.pdf: 473929 bytes, checksum: 1537da1956ce49aa0770accf8bb1e5d6 (MD5)O objetivo deste trabalho é analisar as políticas de relacionamento das Instituições de Ensino Superiores Comunitárias localizadas no Rio Grande do Sul. A amostra da pesquisa constituiu-se em duas Universidades escolhidas intencionalmente, a Universidade de Passo Fundo – UPF, localizada no município de Passo Fundo e Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, localizada no município de Santa Cruz do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada, com 10 perguntas, encaminhadas por e-mail aos responsáveis pelo marketing ou comunicação das Instituições, o qual ocorreu por meio de pesquisa qualitativa, teórico-empírica. A análise do conteúdo foi realizada por meio da teoria de autores referente ao marketing de relacionamento, serviços e sistema CRM. Como principais resultados, destacaram-se as variáveis de relacionamento, prestação de serviços, coleta de dados, sistema CRM para reter alunos e evitar a evasão dos alunos. Com relação aos resultados qualitativos, pode-se dizer que as instituições estudadas têm condições de implementar o marketing de relacionamento para melhorias no processo e qualidade na prestação dos serviços.porAdministraçãoMarketing de serviçosMarketing de relacionamentoMarketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedeiros, Janine Fleith deCenci, Magda Sueleninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2014Magda_Suelen_Cenci.pdfPF2014Magda_Suelen_Cenci.pdfMonografia Magda Suelen Cenciapplication/pdf473929http://localhost:8080/bitstream/riupf/448/1/PF2014Magda_Suelen_Cenci.pdf1537da1956ce49aa0770accf8bb1e5d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/448/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/4482017-05-26 09:54:11.355oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:54:11Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul
title Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul
spellingShingle Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul
Cenci, Magda Suelen
Administração
Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
title_short Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul
title_full Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul
title_fullStr Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul
title_sort Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul
author Cenci, Magda Suelen
author_facet Cenci, Magda Suelen
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Janine Fleith de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Magda Suelen
contributor_str_mv Medeiros, Janine Fleith de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
topic Administração
Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
description O objetivo deste trabalho é analisar as políticas de relacionamento das Instituições de Ensino Superiores Comunitárias localizadas no Rio Grande do Sul. A amostra da pesquisa constituiu-se em duas Universidades escolhidas intencionalmente, a Universidade de Passo Fundo – UPF, localizada no município de Passo Fundo e Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, localizada no município de Santa Cruz do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada, com 10 perguntas, encaminhadas por e-mail aos responsáveis pelo marketing ou comunicação das Instituições, o qual ocorreu por meio de pesquisa qualitativa, teórico-empírica. A análise do conteúdo foi realizada por meio da teoria de autores referente ao marketing de relacionamento, serviços e sistema CRM. Como principais resultados, destacaram-se as variáveis de relacionamento, prestação de serviços, coleta de dados, sistema CRM para reter alunos e evitar a evasão dos alunos. Com relação aos resultados qualitativos, pode-se dizer que as instituições estudadas têm condições de implementar o marketing de relacionamento para melhorias no processo e qualidade na prestação dos serviços.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-24T16:57:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-24T16:57:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CENCI, Magda Suelen. Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul. 2014. 66 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/448
identifier_str_mv CENCI, Magda Suelen. Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul. 2014. 66 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/448/1/PF2014Magda_Suelen_Cenci.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/448/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1537da1956ce49aa0770accf8bb1e5d6
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492610038333440