A propaganda e a imagem de si projetada: o ethos em publicidades de instituições bancárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlanetto, Francismar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1409
Resumo: O ethos, campo de estudo relativamente recente na Linguística, engloba os elementos discursivos responsáveis por criar uma determinada imagem de locutor, além de localizar-se única e exclusivamente dentro do enunciado. Esse ser enunciativo manifesta-se significativamente no gênero publicitário, que, pela sua natureza de divulgação de um produto e mobilização do público em torno dele, busca incansavelmente transmitir uma determinada imagem e convencer seu leitor acerca do bem ofertado. Nesse sentido, a pesquisa ora proposta visa a analisar os recursos utilizados por alguns anúncios publicitários do ramo bancário a fim de construir uma imagem favorável de enunciador. Para tal análise, são utilizadas cinco publicidades, todas de bancos nacionais, sendo três delas do banco Itaú e as duas do Banco do Brasil, cujas temáticas são variadas. Como base de análise, utilizamos as proposições de Aristóteles (1989) para a realização de um resgate histórico do conceito de ethos, e de Maingueneau (2013), com intuito de apresentar as noções de ethos adotadas pela Linguística. Entre as observações feitas, destaca-se a constante menção ao aspecto financeiro das instituições, além da incessante busca por aproximação com seu interlocutor e o constante apontamento de soluções rápidas e personalizadas. Conclui-se, então, que as publicidades de instituições bancárias analisadas transmitem ideias de preocupação extrema com o bem-estar financeiro, pessoal e familiar do interlocutor, além da incessante afirmação de parceria econômica com seu público.
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Esse ser enunciativo manifesta-se significativamente no gênero publicitário, que, pela sua natureza de divulgação de um produto e mobilização do público em torno dele, busca incansavelmente transmitir uma determinada imagem e convencer seu leitor acerca do bem ofertado. Nesse sentido, a pesquisa ora proposta visa a analisar os recursos utilizados por alguns anúncios publicitários do ramo bancário a fim de construir uma imagem favorável de enunciador. Para tal análise, são utilizadas cinco publicidades, todas de bancos nacionais, sendo três delas do banco Itaú e as duas do Banco do Brasil, cujas temáticas são variadas. Como base de análise, utilizamos as proposições de Aristóteles (1989) para a realização de um resgate histórico do conceito de ethos, e de Maingueneau (2013), com intuito de apresentar as noções de ethos adotadas pela Linguística. 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