O jornalismo utilitário na campanha de vacinação da Covid-19 no Instagram do Governo RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prietsch, Caendy Lien de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2288
Resumo: A presente pesquisa busca compreender a classificação das publicações relacionadas à vacinação da Covid-19 nos meses de janeiro, fevereiro, maio e agosto de 2021, no Instagram do Estado do Rio Grande do Sul. Essa pesquisa tem como base os estudos de Melo e Assis (2016), no que tange sobre gêneros jornalísticos; Vaz (2013) nos conceitos de jornalismo utilitário. Duarte (2011) e Brandão (2012) sobre comunicação pública e assessoria de imprensa. Para compreender as redes sociais e o Instagram, as referências são os autores Weber (2011), White (2014) e Vasco Marques (2020). Para o estudo, foram selecionadas 10 publicações, que através da análise de conteúdo e categorias de análise elencadas por Duarte (2011) de Comunicação Pública e de Vaz (2013) sobre jornalismo utilitário será possível classificar as publicações e compreender a incidência do jornalismo utilitário no objeto de estudo. Com o estudo, pode-se considerar que a Secom se utilizou dos conceitos de jornalismo utilitário bem como, da comunicação pública para que, através das redes sociais, pudesse informar e orientar a população sobre a chegada de vacinas, bem como datas e faixas etárias de aplicação.
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