O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1478 |
Resumo: | Atualmente existem centenas de marcas de cervejas no mercado, e várias buscam se diferenciar das concorrentes através de sua comunicação. O presente estudo buscou estudar e analisar as interações do público com a postagem de divulgação das embalagens da Cerveja Polar, que exploram referências ao imaginário cultural gaúcho, através do uso da linguagem regional, atrelada à assuntos do momento, em uma postagem no Facebook “Ceva Polar”, da Semana Farroupilha de 2017. Para tal, foi abordado alguns conceitos teóricos que nortearam a pesquisa e serviram de base para a análise. Entre eles, destacam-se alguns como o imaginário gaúcho através da visão de diferentes autores, como Oliven (2006) e Luvizotto (2010), marketing por Kotler (2007) e outros, e também conceitos sobre embalagem. A análise foi feita de forma qualitativa e quantitativa sobre as interações perante a divulgação das embalagens da campanha em questão. Através da análise, foi possível perceber que a Polar faz uso de uma comunicação voltada exclusivamente para o povo gaúcho, a qual é baseada em costumes mais atuais do que em costumes tradicionalistas desse povo, e mesmo assim, a campanha foi bem aceita pelos internautas. |
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2018-08-20T23:28:18Z2018-08-222018-08-20T23:28:18Z2018-06-28BRISOLA, Welison Gilva. O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca. 2018. 54 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1478Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-08-20T23:28:18Z No. of bitstreams: 1 PF2018Welison Gilvan Brisola.pdf: 1155594 bytes, checksum: 17dde151482aefdb847e774f581c8212 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-20T23:28:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Welison Gilvan Brisola.pdf: 1155594 bytes, checksum: 17dde151482aefdb847e774f581c8212 (MD5) Previous issue date: 2018-06-28Atualmente existem centenas de marcas de cervejas no mercado, e várias buscam se diferenciar das concorrentes através de sua comunicação. O presente estudo buscou estudar e analisar as interações do público com a postagem de divulgação das embalagens da Cerveja Polar, que exploram referências ao imaginário cultural gaúcho, através do uso da linguagem regional, atrelada à assuntos do momento, em uma postagem no Facebook “Ceva Polar”, da Semana Farroupilha de 2017. Para tal, foi abordado alguns conceitos teóricos que nortearam a pesquisa e serviram de base para a análise. Entre eles, destacam-se alguns como o imaginário gaúcho através da visão de diferentes autores, como Oliven (2006) e Luvizotto (2010), marketing por Kotler (2007) e outros, e também conceitos sobre embalagem. A análise foi feita de forma qualitativa e quantitativa sobre as interações perante a divulgação das embalagens da campanha em questão. Através da análise, foi possível perceber que a Polar faz uso de uma comunicação voltada exclusivamente para o povo gaúcho, a qual é baseada em costumes mais atuais do que em costumes tradicionalistas desse povo, e mesmo assim, a campanha foi bem aceita pelos internautas.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaImaginário gaúchoMarketingCerveja PolarFacebookO imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDalbosco, Cleber NelsonBrisola, Welison Gilvaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1478/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Welison Gilvan Brisola.pdfPF2018Welison Gilvan Brisola.pdfMonografia Welison Gilvan Brisolaapplication/pdf1155594http://localhost:8080/bitstream/riupf/1478/1/PF2018Welison%20Gilvan%20Brisola.pdf17dde151482aefdb847e774f581c8212MD51riupf/14782018-08-20 20:28:18.197oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-20T23:28:18Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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Atualmente existem centenas de marcas de cervejas no mercado, e várias buscam se diferenciar das concorrentes através de sua comunicação. O presente estudo buscou estudar e analisar as interações do público com a postagem de divulgação das embalagens da Cerveja Polar, que exploram referências ao imaginário cultural gaúcho, através do uso da linguagem regional, atrelada à assuntos do momento, em uma postagem no Facebook “Ceva Polar”, da Semana Farroupilha de 2017. Para tal, foi abordado alguns conceitos teóricos que nortearam a pesquisa e serviram de base para a análise. Entre eles, destacam-se alguns como o imaginário gaúcho através da visão de diferentes autores, como Oliven (2006) e Luvizotto (2010), marketing por Kotler (2007) e outros, e também conceitos sobre embalagem. A análise foi feita de forma qualitativa e quantitativa sobre as interações perante a divulgação das embalagens da campanha em questão. Através da análise, foi possível perceber que a Polar faz uso de uma comunicação voltada exclusivamente para o povo gaúcho, a qual é baseada em costumes mais atuais do que em costumes tradicionalistas desse povo, e mesmo assim, a campanha foi bem aceita pelos internautas. |
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