O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brisola, Welison Gilvan
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1478
Resumo: Atualmente existem centenas de marcas de cervejas no mercado, e várias buscam se diferenciar das concorrentes através de sua comunicação. O presente estudo buscou estudar e analisar as interações do público com a postagem de divulgação das embalagens da Cerveja Polar, que exploram referências ao imaginário cultural gaúcho, através do uso da linguagem regional, atrelada à assuntos do momento, em uma postagem no Facebook “Ceva Polar”, da Semana Farroupilha de 2017. Para tal, foi abordado alguns conceitos teóricos que nortearam a pesquisa e serviram de base para a análise. Entre eles, destacam-se alguns como o imaginário gaúcho através da visão de diferentes autores, como Oliven (2006) e Luvizotto (2010), marketing por Kotler (2007) e outros, e também conceitos sobre embalagem. A análise foi feita de forma qualitativa e quantitativa sobre as interações perante a divulgação das embalagens da campanha em questão. Através da análise, foi possível perceber que a Polar faz uso de uma comunicação voltada exclusivamente para o povo gaúcho, a qual é baseada em costumes mais atuais do que em costumes tradicionalistas desse povo, e mesmo assim, a campanha foi bem aceita pelos internautas.
id UPF_e18bd3bddc235f607d7a2a58db908a66
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1478
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2018-08-20T23:28:18Z2018-08-222018-08-20T23:28:18Z2018-06-28BRISOLA, Welison Gilva. O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca. 2018. 54 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1478Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-08-20T23:28:18Z No. of bitstreams: 1 PF2018Welison Gilvan Brisola.pdf: 1155594 bytes, checksum: 17dde151482aefdb847e774f581c8212 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-20T23:28:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Welison Gilvan Brisola.pdf: 1155594 bytes, checksum: 17dde151482aefdb847e774f581c8212 (MD5) Previous issue date: 2018-06-28Atualmente existem centenas de marcas de cervejas no mercado, e várias buscam se diferenciar das concorrentes através de sua comunicação. O presente estudo buscou estudar e analisar as interações do público com a postagem de divulgação das embalagens da Cerveja Polar, que exploram referências ao imaginário cultural gaúcho, através do uso da linguagem regional, atrelada à assuntos do momento, em uma postagem no Facebook “Ceva Polar”, da Semana Farroupilha de 2017. Para tal, foi abordado alguns conceitos teóricos que nortearam a pesquisa e serviram de base para a análise. Entre eles, destacam-se alguns como o imaginário gaúcho através da visão de diferentes autores, como Oliven (2006) e Luvizotto (2010), marketing por Kotler (2007) e outros, e também conceitos sobre embalagem. A análise foi feita de forma qualitativa e quantitativa sobre as interações perante a divulgação das embalagens da campanha em questão. Através da análise, foi possível perceber que a Polar faz uso de uma comunicação voltada exclusivamente para o povo gaúcho, a qual é baseada em costumes mais atuais do que em costumes tradicionalistas desse povo, e mesmo assim, a campanha foi bem aceita pelos internautas.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaImaginário gaúchoMarketingCerveja PolarFacebookO imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDalbosco, Cleber NelsonBrisola, Welison Gilvaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1478/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Welison Gilvan Brisola.pdfPF2018Welison Gilvan Brisola.pdfMonografia Welison Gilvan Brisolaapplication/pdf1155594http://localhost:8080/bitstream/riupf/1478/1/PF2018Welison%20Gilvan%20Brisola.pdf17dde151482aefdb847e774f581c8212MD51riupf/14782018-08-20 20:28:18.197oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-20T23:28:18Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca
title O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca
spellingShingle O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca
Brisola, Welison Gilvan
Publicidade
Propaganda
Imaginário gaúcho
Marketing
Cerveja Polar
Facebook
title_short O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca
title_full O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca
title_fullStr O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca
title_full_unstemmed O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca
title_sort O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca
author Brisola, Welison Gilvan
author_facet Brisola, Welison Gilvan
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalbosco, Cleber Nelson
dc.contributor.author.fl_str_mv Brisola, Welison Gilvan
contributor_str_mv Dalbosco, Cleber Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Imaginário gaúcho
Marketing
Cerveja Polar
Facebook
topic Publicidade
Propaganda
Imaginário gaúcho
Marketing
Cerveja Polar
Facebook
description Atualmente existem centenas de marcas de cervejas no mercado, e várias buscam se diferenciar das concorrentes através de sua comunicação. O presente estudo buscou estudar e analisar as interações do público com a postagem de divulgação das embalagens da Cerveja Polar, que exploram referências ao imaginário cultural gaúcho, através do uso da linguagem regional, atrelada à assuntos do momento, em uma postagem no Facebook “Ceva Polar”, da Semana Farroupilha de 2017. Para tal, foi abordado alguns conceitos teóricos que nortearam a pesquisa e serviram de base para a análise. Entre eles, destacam-se alguns como o imaginário gaúcho através da visão de diferentes autores, como Oliven (2006) e Luvizotto (2010), marketing por Kotler (2007) e outros, e também conceitos sobre embalagem. A análise foi feita de forma qualitativa e quantitativa sobre as interações perante a divulgação das embalagens da campanha em questão. Através da análise, foi possível perceber que a Polar faz uso de uma comunicação voltada exclusivamente para o povo gaúcho, a qual é baseada em costumes mais atuais do que em costumes tradicionalistas desse povo, e mesmo assim, a campanha foi bem aceita pelos internautas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-20T23:28:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-22
2018-08-20T23:28:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRISOLA, Welison Gilva. O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca. 2018. 54 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1478
identifier_str_mv BRISOLA, Welison Gilva. O imaginário gaúcho como estratégia de posicionamento da marca Polar na campanha da Semana Farroupilha de 2017 - uma análise no Facebook da marca. 2018. 54 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1478/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1478/1/PF2018Welison%20Gilvan%20Brisola.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
17dde151482aefdb847e774f581c8212
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814813986642722816