Transformações eclesiais e engajamento social nas circulares de Madre Clara (década de 1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Josane dos Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2708
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o teor social e eclesial das Cartas Circulares1 de Madre Clara (1891-1975) na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida (CIFA), dentro da década de 1960, num contexto principalmente de mudança e transformação na Vida Religiosa, tanto eclesial como social. A pesquisa vai investigar questões sociais e religiosas específicas abordadas nas circulares: como discriminação social, as mudanças da vida religiosa2 e o perigo do comunismo, examinando como Madre Clara incentivou a participação ativa das irmãs em questões sociais, políticas e religiosas da época e explorando o impacto dessas mensagens da congregação em atividades sociais e seu papel na transformação da sociedade durante o período abordado. Madre Clara é o nome religioso de Morena de Azevedo e Souza, nascida no dia 27 de outubro de 1891, na cidade de Santa Cruz do Sul/RS. Ela é filha de Vasco de Azevedo e Souza (1854-1909) e de Florinda de Azevedo e Souza (1858-1926), que tiveram dezoito filhos. Seu pai foi político republicano em Santa Cruz do Sul, um dos organizadores do diretório local do Partido Republicano Riograndense3 (PRR) e líder do mesmo por mais de vinte anos (Equipe de História, 2000). Com a morte de Vasco de Azevedo e Souza em 1909, a família mudou-se para Porto Alegre. Morena formou-se professora e, segundo registros da Congregação quis ser religiosa das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã4 (IPCC), única entidade religiosa de espiritualidade franciscana no Rio Grande do Sul desde 1872. Em função da necessidade em auxiliar a mãe que estava doente desistiu de ingressar na instituição (Madre Clara, 2000).
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A pesquisa vai investigar questões sociais e religiosas específicas abordadas nas circulares: como discriminação social, as mudanças da vida religiosa2 e o perigo do comunismo, examinando como Madre Clara incentivou a participação ativa das irmãs em questões sociais, políticas e religiosas da época e explorando o impacto dessas mensagens da congregação em atividades sociais e seu papel na transformação da sociedade durante o período abordado. Madre Clara é o nome religioso de Morena de Azevedo e Souza, nascida no dia 27 de outubro de 1891, na cidade de Santa Cruz do Sul/RS. Ela é filha de Vasco de Azevedo e Souza (1854-1909) e de Florinda de Azevedo e Souza (1858-1926), que tiveram dezoito filhos. Seu pai foi político republicano em Santa Cruz do Sul, um dos organizadores do diretório local do Partido Republicano Riograndense3 (PRR) e líder do mesmo por mais de vinte anos (Equipe de História, 2000). Com a morte de Vasco de Azevedo e Souza em 1909, a família mudou-se para Porto Alegre. Morena formou-se professora e, segundo registros da Congregação quis ser religiosa das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã4 (IPCC), única entidade religiosa de espiritualidade franciscana no Rio Grande do Sul desde 1872. Em função da necessidade em auxiliar a mãe que estava doente desistiu de ingressar na instituição (Madre Clara, 2000).This work aims to analyze the social and ecclesiastical content of Circular Letters1 of Mother Clara (1891-1975) in the Congregation of the Franciscan Sisters of Our Lady Aparecida (CIFA), within the 1960s, in a context mainly of change and transformation in Religious Life, both ecclesiastical and social. The research will investigate specific social and religious issues addressed in the circulars: such as social discrimination, the changes in religious life2 and the danger of communism, examining how Mother Clara encouraged the sisters' active participation in social, political and religious issues of the time and exploring the impact of these congregational messages on social activities and their role in transformation of society during the period covered. Madre Clara is the religious name of Morena de Azevedo e Souza, born on the 27th of October 1891, in the city of Santa Cruz do Sul/RS. She is the daughter of Vasco de Azevedo and Souza (1854-1909) and Florinda de Azevedo e Souza (1858-1926), who had eighteen children. His father was a republican politician in Santa Cruz do Sul, one of the organizers of the local directory of the Riograndense Republican Party3 (PRR) and its leader for more than twenty years (History Team, 2000). With the death of Vasco de Azevedo e Souza in 1909, the family moved to Porto Happy. Morena graduated as a teacher and, according to Congregation records, wanted to be a religious of the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity4 (IPCC), the only religious entity in Franciscan spirituality in Rio Grande do Sul since 1872. Due to the need in helping the mother who was sick gave up on joining the institution (Madre Clara, 2000).Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-19T13:03:44Z No. of bitstreams: 1 PF2024JosaneGarcia.pdf: 1284932 bytes, checksum: f0f8cfabaeee3bb472fa292b20bd6e90 (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-19T13:03:44Z (GMT). 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