Repercussão do debate eleitoral no rádio na programação das emissoras de Carazinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Jenifer
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/294
Resumo: Este estudo faz uma análise da repercussão de um debate eleitoral entre os candidatos a prefeito de Carazinho nas eleições 2012 em cada uma das duas emissoras de rádio AM do município: Diário AM 780 e Gazeta AM 670. Sendo que o objetivo deste, foi estudar a forma que a emissora usou para repercutir o debate em sua programação, pois havia uma Lei Eleitoral em vigor bastante rígida para as emissoras de rádio. Através da fundamentação teórica, foi possível constatar que o rádio, desde o tempo da era Vargas, tornou-se um poderoso aliado da política, pois, possui uma forte influência nas massas e com o tempo, fez com que os políticos usassem desse meio para divulgar seus projetos e conquistar os possíveis eleitores. Também observou-se que a comunicação e a política estão ligadas entre si, pois, possuem interesses que por vezes convergem e em alguns momentos, enfrentam-se. Porém, os políticos não costumam dispensar a visibilidade que a mídia proporciona, e a mídia, também precisa dos fatos que a instância política produz. A pesquisa também traça o perfil das duas rádios, sendo que uma pertence e é dirigida por uma família ligada a políticos do município e a outra não. Na pesquisa foi constatada uma diferença bastante grande na prática das duas emissoras em relação à repercussão dos debates eleitorais, pois, em uma das emissoras, quase não houve repercussão, sendo que o debate foi citado apenas uma vez durante toda a programação, totalizando um tempo de quatro segundos. Já a outra emissora, lembrou do mesmo em vários programas de gêneros e formatos diferentes, dispensando um tempo total de 14’38” para a repercussão do debate. Entretanto, as duas rádios conseguiram cumprir a Lei Eleitoral nº 9.504/97, em vigor para as Eleições 2012, pois, não citaram em nenhum momento o nome dos candidatos.
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Sendo que o objetivo deste, foi estudar a forma que a emissora usou para repercutir o debate em sua programação, pois havia uma Lei Eleitoral em vigor bastante rígida para as emissoras de rádio. Através da fundamentação teórica, foi possível constatar que o rádio, desde o tempo da era Vargas, tornou-se um poderoso aliado da política, pois, possui uma forte influência nas massas e com o tempo, fez com que os políticos usassem desse meio para divulgar seus projetos e conquistar os possíveis eleitores. Também observou-se que a comunicação e a política estão ligadas entre si, pois, possuem interesses que por vezes convergem e em alguns momentos, enfrentam-se. Porém, os políticos não costumam dispensar a visibilidade que a mídia proporciona, e a mídia, também precisa dos fatos que a instância política produz. A pesquisa também traça o perfil das duas rádios, sendo que uma pertence e é dirigida por uma família ligada a políticos do município e a outra não. 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