Catarse e expiação diegética no filme O Garoto (1921)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/469 |
Resumo: | Este trabalho pretende verificar se Chaplin usava sua vida pessoal como inspiração para seus filmes. A análise da narrativa e da misè-en-scène serão abordados criticamente, com a finalidade de compreender a catarse e expiação do autor em seu filme. A análise de conteúdo buscará verificar se a relação que move esta pesquisa,entre autor e obra, ocorre em um filme, considerando a coleta de dados e observação da sequencia de cenas consideradas como pontos chave do filme O Garoto (1921). Contextualizam-se os principais conceitos do objeto de estudo – Cinema, Charlie Chaplin e Catarse – através dos seguintes autores: André Bazin, Luiz Carlos Merten, Marcelo Whaterly Paiva, David Robinson e Roland Barthes. A partir da análise apresentada, a pesquisa conclui que a vida do autor surge como um elemento importante de referência, de forma que os paralelos entre a vida pessoal e a narrativa surgem espontaneamente, acompanhados de uma mise-en-scène reveladora. Chaplin, transfere suas emoções e memórias afetivas para as cenas, afetando não só a sua encenação, como também a de Jackie Coogan, ator que interpreta seu filho. Portanto, o contexto social no qual o diretor esteve inserido em sua infância, seus traumas, desejos da vida adulta e críticas a momentos pessoais de sua vida e à sociedade, permeiam o filme. Além disso, permitem que o diretor acesse suas memórias e as exponha em tela, o conduzindo a catarse que se apresenta de uma forma diegética e não diegética. A expiação de Chaplin se dá em vários momentos do filme, em que ele faz de sua obra uma oportunidade de rever sua vida e avaliá-la. |
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A análise de conteúdo buscará verificar se a relação que move esta pesquisa,entre autor e obra, ocorre em um filme, considerando a coleta de dados e observação da sequencia de cenas consideradas como pontos chave do filme O Garoto (1921). Contextualizam-se os principais conceitos do objeto de estudo – Cinema, Charlie Chaplin e Catarse – através dos seguintes autores: André Bazin, Luiz Carlos Merten, Marcelo Whaterly Paiva, David Robinson e Roland Barthes. A partir da análise apresentada, a pesquisa conclui que a vida do autor surge como um elemento importante de referência, de forma que os paralelos entre a vida pessoal e a narrativa surgem espontaneamente, acompanhados de uma mise-en-scène reveladora. Chaplin, transfere suas emoções e memórias afetivas para as cenas, afetando não só a sua encenação, como também a de Jackie Coogan, ator que interpreta seu filho. Portanto, o contexto social no qual o diretor esteve inserido em sua infância, seus traumas, desejos da vida adulta e críticas a momentos pessoais de sua vida e à sociedade, permeiam o filme. Além disso, permitem que o diretor acesse suas memórias e as exponha em tela, o conduzindo a catarse que se apresenta de uma forma diegética e não diegética. A expiação de Chaplin se dá em vários momentos do filme, em que ele faz de sua obra uma oportunidade de rever sua vida e avaliá-la.porJornalismoCinemaEmoçõesCharles ChaplinDocumentário (Cinema)Catarse e expiação diegética no filme O Garoto (1921)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRockenbach, Fábio LuisSilva, Caroline Domingos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2014Caroline_Domingos_da_Silva.pdfPF2014Caroline_Domingos_da_Silva.pdfMonografia Caroline Domingos da Silvaapplication/pdf5143888http://localhost:8080/bitstream/riupf/469/1/PF2014Caroline_Domingos_da_Silva.pdf2a575615feb6c5e293533347b376d1cbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/469/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/4692022-02-16 17:24:31.337oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-16T19:24:31Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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