Análise sociocultural do K-pop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jung, Djeneffer
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1571
Resumo: O presente estudo analisa a música pop coreana, conhecida como K-pop, e a sua caracterização como bem da indústria cultural. Para entender como esse gênero musical se tornou tão popular no mundo inteiro, busca-se entender como o mesmo constrói suas relações de sentindo com o fim de propagar-se ao público além dos limites do Oriente. Utilizando de revisão bibliográfica e análise semiótica do videoclipe Idol do grupo sul-coreano de K-pop BTS, buscou-se compreender o K-pop como processo comunicativo e cultural, seu impacto social e cultural no consumo. Ainda buscou-se entender os aspectos culturais, sociais e as características desse estilo musical. A partir da análise do videoclipe, pode-se identificar que o K-pop utiliza-se de elementos híbridos presentes em sua construção, para se adaptar e se estabelecer de forma associável ao público que está se dirigindo.
id UPF_fcebb56d37af517a498a05577a55508e
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1571
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2019-01-16T17:26:35Z2019-01-162019-01-16T17:26:35Z2018-11-29JUNG, Djeneffer. Análise sociocultural do K-pop. 2018. 61 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1571Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-01-16T17:26:35Z No. of bitstreams: 1 PF2018Djeneffer Jung.pdf: 898153 bytes, checksum: e3a1e7a88df70cdebbb4f13c8b0f431c (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-16T17:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Djeneffer Jung.pdf: 898153 bytes, checksum: e3a1e7a88df70cdebbb4f13c8b0f431c (MD5) Previous issue date: 2018-11-29O presente estudo analisa a música pop coreana, conhecida como K-pop, e a sua caracterização como bem da indústria cultural. Para entender como esse gênero musical se tornou tão popular no mundo inteiro, busca-se entender como o mesmo constrói suas relações de sentindo com o fim de propagar-se ao público além dos limites do Oriente. Utilizando de revisão bibliográfica e análise semiótica do videoclipe Idol do grupo sul-coreano de K-pop BTS, buscou-se compreender o K-pop como processo comunicativo e cultural, seu impacto social e cultural no consumo. Ainda buscou-se entender os aspectos culturais, sociais e as características desse estilo musical. A partir da análise do videoclipe, pode-se identificar que o K-pop utiliza-se de elementos híbridos presentes em sua construção, para se adaptar e se estabelecer de forma associável ao público que está se dirigindo.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaIndústria culturalGlobalizaçãoK-popOrientalizaçãoBTSAnálise sociocultural do K-popinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBacaltchuk, BenamiJung, Djenefferinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1571/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Djeneffer Jung.pdfPF2018Djeneffer Jung.pdfMonografia Djeneffer Jungapplication/pdf898153http://localhost:8080/bitstream/riupf/1571/1/PF2018Djeneffer%20Jung.pdfe3a1e7a88df70cdebbb4f13c8b0f431cMD51riupf/15712019-01-16 15:26:35.888oai:localhost:riupf/1571TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gRGVwb3NpdGEgb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gRGVwb3NpdGEgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-01-16T17:26:35Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise sociocultural do K-pop
title Análise sociocultural do K-pop
spellingShingle Análise sociocultural do K-pop
Jung, Djeneffer
Publicidade
Propaganda
Indústria cultural
Globalização
K-pop
Orientalização
BTS
title_short Análise sociocultural do K-pop
title_full Análise sociocultural do K-pop
title_fullStr Análise sociocultural do K-pop
title_full_unstemmed Análise sociocultural do K-pop
title_sort Análise sociocultural do K-pop
author Jung, Djeneffer
author_facet Jung, Djeneffer
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bacaltchuk, Benami
dc.contributor.author.fl_str_mv Jung, Djeneffer
contributor_str_mv Bacaltchuk, Benami
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Indústria cultural
Globalização
K-pop
Orientalização
BTS
topic Publicidade
Propaganda
Indústria cultural
Globalização
K-pop
Orientalização
BTS
description O presente estudo analisa a música pop coreana, conhecida como K-pop, e a sua caracterização como bem da indústria cultural. Para entender como esse gênero musical se tornou tão popular no mundo inteiro, busca-se entender como o mesmo constrói suas relações de sentindo com o fim de propagar-se ao público além dos limites do Oriente. Utilizando de revisão bibliográfica e análise semiótica do videoclipe Idol do grupo sul-coreano de K-pop BTS, buscou-se compreender o K-pop como processo comunicativo e cultural, seu impacto social e cultural no consumo. Ainda buscou-se entender os aspectos culturais, sociais e as características desse estilo musical. A partir da análise do videoclipe, pode-se identificar que o K-pop utiliza-se de elementos híbridos presentes em sua construção, para se adaptar e se estabelecer de forma associável ao público que está se dirigindo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-16T17:26:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-16
2019-01-16T17:26:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JUNG, Djeneffer. Análise sociocultural do K-pop. 2018. 61 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1571
identifier_str_mv JUNG, Djeneffer. Análise sociocultural do K-pop. 2018. 61 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1571/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1571/1/PF2018Djeneffer%20Jung.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
e3a1e7a88df70cdebbb4f13c8b0f431c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492619588763648