Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Altemir José Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Lara Carolina de, Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
Texto Completo: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/3159
Resumo: Um desempenho notável em leitura é um talento de per se e representa, também, uma chave para o desenvolvimento de outros talentos, especialmente o acadêmico. Contudo, pouco tem sido produzido sobre o leitor talentoso, especialmente no Brasil. Com o objetivo de analisar a produção científica de artigos sobre o leitor talentoso, que foram indexados por bases de dados das áreas de Educação e Psicologia, recuperam?se publicações catalogadas pela ERIC e PsycINFO. Recuperam?se 30 artigos. Constatou?se que a produção científica sobre leitores talentosos é diminuta, distribui?se de forma rarefeita ao longo do tempo, é publicada tanto de forma individual quanto coletiva – na forma de revisão de literatura ou ensaio teórico –, encontra?se pulverizada entre vários autores e periódicos e tende a ter como tema principal o atendimento das necessidades educacionais dos leitores talentosos. Os resultados evidenciam a necessidade de produzir mais e melhores pesquisas que tenham como tema o talento para leitura. Palavras?chave: talento; habilidades de leitura; produção científica; Educação; Psicologia.  
id UPM-1_35221fc14923ecdbad9f041c9f9ced85
oai_identifier_str oai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/3159
network_acronym_str UPM-1
network_name_str Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
repository_id_str
spelling Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologiatalentohabilidades de leituraprodução científica EducaçãoPsicologiaUm desempenho notável em leitura é um talento de per se e representa, também, uma chave para o desenvolvimento de outros talentos, especialmente o acadêmico. Contudo, pouco tem sido produzido sobre o leitor talentoso, especialmente no Brasil. Com o objetivo de analisar a produção científica de artigos sobre o leitor talentoso, que foram indexados por bases de dados das áreas de Educação e Psicologia, recuperam?se publicações catalogadas pela ERIC e PsycINFO. Recuperam?se 30 artigos. Constatou?se que a produção científica sobre leitores talentosos é diminuta, distribui?se de forma rarefeita ao longo do tempo, é publicada tanto de forma individual quanto coletiva – na forma de revisão de literatura ou ensaio teórico –, encontra?se pulverizada entre vários autores e periódicos e tende a ter como tema principal o atendimento das necessidades educacionais dos leitores talentosos. Os resultados evidenciam a necessidade de produzir mais e melhores pesquisas que tenham como tema o talento para leitura. Palavras?chave: talento; habilidades de leitura; produção científica; Educação; Psicologia.  Editora Mackenzie2012-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/3159The Journal Of Psychology: Theory and Practice ; Vol. 14 No. 2 (2012); 152-163Revista Psicología: Teoría y Práctica; Vol. 14 Núm. 2 (2012); 152-163Revista Psicologia: Teoria e Prática; v. 14 n. 2 (2012); 152-1631980-69061516-3687reponame:Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:UPMporhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/3159/3675Copyright (c) 2012 Altemir José Gonçalves Barbosa, Lara Carolina de Almeida, Márcia Maria Peruzzi Elia da Motahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Altemir José GonçalvesAlmeida, Lara Carolina deMota, Márcia Maria Peruzzi Elia da2023-02-10T19:03:26Zoai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/3159Revistahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/indexPRIhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/oairevistapsico@mackenzie.br1980-69061516-3687opendoar:2023-02-10T19:03:26Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia
title Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia
spellingShingle Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia
Barbosa, Altemir José Gonçalves
talento
habilidades de leitura
produção científica
Educação
Psicologia
title_short Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia
title_full Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia
title_fullStr Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia
title_full_unstemmed Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia
title_sort Leitor Talentoso: Produção Científica em Educação e Psicologia
author Barbosa, Altemir José Gonçalves
author_facet Barbosa, Altemir José Gonçalves
Almeida, Lara Carolina de
Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
author_role author
author2 Almeida, Lara Carolina de
Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Altemir José Gonçalves
Almeida, Lara Carolina de
Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
dc.subject.por.fl_str_mv talento
habilidades de leitura
produção científica
Educação
Psicologia
topic talento
habilidades de leitura
produção científica
Educação
Psicologia
description Um desempenho notável em leitura é um talento de per se e representa, também, uma chave para o desenvolvimento de outros talentos, especialmente o acadêmico. Contudo, pouco tem sido produzido sobre o leitor talentoso, especialmente no Brasil. Com o objetivo de analisar a produção científica de artigos sobre o leitor talentoso, que foram indexados por bases de dados das áreas de Educação e Psicologia, recuperam?se publicações catalogadas pela ERIC e PsycINFO. Recuperam?se 30 artigos. Constatou?se que a produção científica sobre leitores talentosos é diminuta, distribui?se de forma rarefeita ao longo do tempo, é publicada tanto de forma individual quanto coletiva – na forma de revisão de literatura ou ensaio teórico –, encontra?se pulverizada entre vários autores e periódicos e tende a ter como tema principal o atendimento das necessidades educacionais dos leitores talentosos. Os resultados evidenciam a necessidade de produzir mais e melhores pesquisas que tenham como tema o talento para leitura. Palavras?chave: talento; habilidades de leitura; produção científica; Educação; Psicologia.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/3159
url http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/3159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/3159/3675
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv The Journal Of Psychology: Theory and Practice ; Vol. 14 No. 2 (2012); 152-163
Revista Psicología: Teoría y Práctica; Vol. 14 Núm. 2 (2012); 152-163
Revista Psicologia: Teoria e Prática; v. 14 n. 2 (2012); 152-163
1980-6906
1516-3687
reponame:Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:UPM
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str UPM
institution UPM
reponame_str Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
collection Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revistapsico@mackenzie.br
_version_ 1797051375760179200