Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26388 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi apurar o custo-aluno em uma instituição de ensino superior do setor público brasileiro com o propósito de otimizar os processos de tomada de decisão gerencial, elaborando um protótipo de sistema de custos, baseado no modelo de custeio espanhol de Díaz et al. (2013). Foi realizada pesquisa seguindo a estratégia de pesquisa-ação de abordagem construtivista, por meio de uma proposta intervencionista, caracterizando a metodologia da pesquisa como exploratória, descritiva, e intervencionista com coleta de dados bibliográfica, documental e por meio de entrevistas e observação em campo. Os resultados alcançados demonstraram o real custo por aluno da instituição amostra, tanto de graduação, como de pós-graduação. As apurações do custo por aluno e análises de custos realizadas implicaram à instituição amostra o acesso às informações sobre custos e resultados relevantes à sua gestão de custos, processos de tomada de decisões gerenciais, bem como propiciou um protótipo de modelo de sistema de custeio. Esses resultados podem contribuir à comunidade acadêmica da área contábil, por basear-se para a elaboração do modelo de sistema de custos, o modelo de custeio espanhol de Diaz et al. (2013), desenvolvido especificamente para universidades e que até a presente data, não foi localizado outros trabalhos científicos independentes dedicados à efetiva demonstração e implantação do modelo. |
id |
UPM_05d9c752a68fc05e7d9eb50edcc9b082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/26388 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/9049418503430545Dantas, Luiz Antonio de OliveiraBarroso, Marcelo Francini Girãohttp://lattes.cnpq.br/30454720574612592019-04-09T16:13:55Z2020-05-28T18:18:09Z2020-05-28T18:18:09Z2018-12-05O objetivo do presente estudo foi apurar o custo-aluno em uma instituição de ensino superior do setor público brasileiro com o propósito de otimizar os processos de tomada de decisão gerencial, elaborando um protótipo de sistema de custos, baseado no modelo de custeio espanhol de Díaz et al. (2013). Foi realizada pesquisa seguindo a estratégia de pesquisa-ação de abordagem construtivista, por meio de uma proposta intervencionista, caracterizando a metodologia da pesquisa como exploratória, descritiva, e intervencionista com coleta de dados bibliográfica, documental e por meio de entrevistas e observação em campo. Os resultados alcançados demonstraram o real custo por aluno da instituição amostra, tanto de graduação, como de pós-graduação. As apurações do custo por aluno e análises de custos realizadas implicaram à instituição amostra o acesso às informações sobre custos e resultados relevantes à sua gestão de custos, processos de tomada de decisões gerenciais, bem como propiciou um protótipo de modelo de sistema de custeio. Esses resultados podem contribuir à comunidade acadêmica da área contábil, por basear-se para a elaboração do modelo de sistema de custos, o modelo de custeio espanhol de Diaz et al. (2013), desenvolvido especificamente para universidades e que até a presente data, não foi localizado outros trabalhos científicos independentes dedicados à efetiva demonstração e implantação do modelo.The objective of the present study was to determine the cost-student in a higher education institution of the Brazilian public sector with the purpose of optimizing the processes of managerial decision making, elaborating a prototype of cost system, based on the Spanish costing model of Diaz et al. (2013). A research was carried out following the strategy of action research of constructivist approach, through an interventionist proposal, characterizing the research methodology as exploratory, descriptive, and interventionist with bibliographical, documentary data collection and through interviews and observation in the field. The results showed the real cost per student of the sample institution, both undergraduate and postgraduate. The calculation of the cost per student and cost analysis performed implied the institution sample access to information on costs and results relevant to its cost management, management decision-making processes, as well as provided a prototype costing system model. These results may contribute to the academic community of the accounting area, as it is based on the elaboration of the cost system model, the Spanish costing model of Diaz et al. (2013), developed specifically for universities and that until the present date, no other independent scientific works dedicated to the effective demonstration and implantation of the model have been found.application/pdfDANTAS, Luiz Antonio de Oliveira. Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26388public accountingcost-studentcost systemcost accounting in the public educational sectormanagement decisionporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesscontabilidade públicacusto-alunosistema de custoscontabilidade de custos no setor público educacionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18425/LUIZ%20ANTONIO%20DE%20OLIVEIRA%20DANTAS.pdf.jpgAnálise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEDultra de Lima, Ronaldo GomesBorinelli, Márcio LuizMendonça Neto, Octavio RibeiroFrezatti, FabioBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMControladoria e Finanças EmpresariaisORIGINALLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdfLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdfapplication/pdf18985072https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e0fd858a-f3a2-48c6-8524-ab764dd8ca60/downloadfc87554b6613d84eeaad739cf9f28aefMD51TEXTLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdf.txtLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdf.txtExtracted texttext/plain251787https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/79baac20-aba3-474f-915c-dab1236a98d8/download1fac2c01bee4511c4f08a9e71d000ad8MD52THUMBNAILLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdf.jpgLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8f53d58d-8a96-431f-909c-c07eae6d72d1/download629139f5a0e4ef5cfe8959879125e6f4MD5310899/263882022-03-14 19:46:41.87http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/26388https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:46:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública |
title |
Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública |
spellingShingle |
Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública Dantas, Luiz Antonio de Oliveira contabilidade pública custo-aluno sistema de custos contabilidade de custos no setor público educacional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública |
title_full |
Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública |
title_fullStr |
Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública |
title_full_unstemmed |
Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública |
title_sort |
Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública |
author |
Dantas, Luiz Antonio de Oliveira |
author_facet |
Dantas, Luiz Antonio de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9049418503430545 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Luiz Antonio de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barroso, Marcelo Francini Girão |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3045472057461259 |
contributor_str_mv |
Barroso, Marcelo Francini Girão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
contabilidade pública custo-aluno sistema de custos contabilidade de custos no setor público educacional |
topic |
contabilidade pública custo-aluno sistema de custos contabilidade de custos no setor público educacional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
O objetivo do presente estudo foi apurar o custo-aluno em uma instituição de ensino superior do setor público brasileiro com o propósito de otimizar os processos de tomada de decisão gerencial, elaborando um protótipo de sistema de custos, baseado no modelo de custeio espanhol de Díaz et al. (2013). Foi realizada pesquisa seguindo a estratégia de pesquisa-ação de abordagem construtivista, por meio de uma proposta intervencionista, caracterizando a metodologia da pesquisa como exploratória, descritiva, e intervencionista com coleta de dados bibliográfica, documental e por meio de entrevistas e observação em campo. Os resultados alcançados demonstraram o real custo por aluno da instituição amostra, tanto de graduação, como de pós-graduação. As apurações do custo por aluno e análises de custos realizadas implicaram à instituição amostra o acesso às informações sobre custos e resultados relevantes à sua gestão de custos, processos de tomada de decisões gerenciais, bem como propiciou um protótipo de modelo de sistema de custeio. Esses resultados podem contribuir à comunidade acadêmica da área contábil, por basear-se para a elaboração do modelo de sistema de custos, o modelo de custeio espanhol de Diaz et al. (2013), desenvolvido especificamente para universidades e que até a presente data, não foi localizado outros trabalhos científicos independentes dedicados à efetiva demonstração e implantação do modelo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-09T16:13:55Z 2020-05-28T18:18:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:18:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DANTAS, Luiz Antonio de Oliveira. Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26388 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Luiz Antonio de Oliveira. Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e0fd858a-f3a2-48c6-8524-ab764dd8ca60/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/79baac20-aba3-474f-915c-dab1236a98d8/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8f53d58d-8a96-431f-909c-c07eae6d72d1/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc87554b6613d84eeaad739cf9f28aef 1fac2c01bee4511c4f08a9e71d000ad8 629139f5a0e4ef5cfe8959879125e6f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820016990093312 |