Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Luiz Antonio de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26388
Resumo: O objetivo do presente estudo foi apurar o custo-aluno em uma instituição de ensino superior do setor público brasileiro com o propósito de otimizar os processos de tomada de decisão gerencial, elaborando um protótipo de sistema de custos, baseado no modelo de custeio espanhol de Díaz et al. (2013). Foi realizada pesquisa seguindo a estratégia de pesquisa-ação de abordagem construtivista, por meio de uma proposta intervencionista, caracterizando a metodologia da pesquisa como exploratória, descritiva, e intervencionista com coleta de dados bibliográfica, documental e por meio de entrevistas e observação em campo. Os resultados alcançados demonstraram o real custo por aluno da instituição amostra, tanto de graduação, como de pós-graduação. As apurações do custo por aluno e análises de custos realizadas implicaram à instituição amostra o acesso às informações sobre custos e resultados relevantes à sua gestão de custos, processos de tomada de decisões gerenciais, bem como propiciou um protótipo de modelo de sistema de custeio. Esses resultados podem contribuir à comunidade acadêmica da área contábil, por basear-se para a elaboração do modelo de sistema de custos, o modelo de custeio espanhol de Diaz et al. (2013), desenvolvido especificamente para universidades e que até a presente data, não foi localizado outros trabalhos científicos independentes dedicados à efetiva demonstração e implantação do modelo.
id UPM_05d9c752a68fc05e7d9eb50edcc9b082
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26388
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/9049418503430545Dantas, Luiz Antonio de OliveiraBarroso, Marcelo Francini Girãohttp://lattes.cnpq.br/30454720574612592019-04-09T16:13:55Z2020-05-28T18:18:09Z2020-05-28T18:18:09Z2018-12-05O objetivo do presente estudo foi apurar o custo-aluno em uma instituição de ensino superior do setor público brasileiro com o propósito de otimizar os processos de tomada de decisão gerencial, elaborando um protótipo de sistema de custos, baseado no modelo de custeio espanhol de Díaz et al. (2013). Foi realizada pesquisa seguindo a estratégia de pesquisa-ação de abordagem construtivista, por meio de uma proposta intervencionista, caracterizando a metodologia da pesquisa como exploratória, descritiva, e intervencionista com coleta de dados bibliográfica, documental e por meio de entrevistas e observação em campo. Os resultados alcançados demonstraram o real custo por aluno da instituição amostra, tanto de graduação, como de pós-graduação. As apurações do custo por aluno e análises de custos realizadas implicaram à instituição amostra o acesso às informações sobre custos e resultados relevantes à sua gestão de custos, processos de tomada de decisões gerenciais, bem como propiciou um protótipo de modelo de sistema de custeio. Esses resultados podem contribuir à comunidade acadêmica da área contábil, por basear-se para a elaboração do modelo de sistema de custos, o modelo de custeio espanhol de Diaz et al. (2013), desenvolvido especificamente para universidades e que até a presente data, não foi localizado outros trabalhos científicos independentes dedicados à efetiva demonstração e implantação do modelo.The objective of the present study was to determine the cost-student in a higher education institution of the Brazilian public sector with the purpose of optimizing the processes of managerial decision making, elaborating a prototype of cost system, based on the Spanish costing model of Diaz et al. (2013). A research was carried out following the strategy of action research of constructivist approach, through an interventionist proposal, characterizing the research methodology as exploratory, descriptive, and interventionist with bibliographical, documentary data collection and through interviews and observation in the field. The results showed the real cost per student of the sample institution, both undergraduate and postgraduate. The calculation of the cost per student and cost analysis performed implied the institution sample access to information on costs and results relevant to its cost management, management decision-making processes, as well as provided a prototype costing system model. These results may contribute to the academic community of the accounting area, as it is based on the elaboration of the cost system model, the Spanish costing model of Diaz et al. (2013), developed specifically for universities and that until the present date, no other independent scientific works dedicated to the effective demonstration and implantation of the model have been found.application/pdfDANTAS, Luiz Antonio de Oliveira. Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26388public accountingcost-studentcost systemcost accounting in the public educational sectormanagement decisionporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesscontabilidade públicacusto-alunosistema de custoscontabilidade de custos no setor público educacionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18425/LUIZ%20ANTONIO%20DE%20OLIVEIRA%20DANTAS.pdf.jpgAnálise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEDultra de Lima, Ronaldo GomesBorinelli, Márcio LuizMendonça Neto, Octavio RibeiroFrezatti, FabioBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMControladoria e Finanças EmpresariaisORIGINALLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdfLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdfapplication/pdf18985072https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e0fd858a-f3a2-48c6-8524-ab764dd8ca60/downloadfc87554b6613d84eeaad739cf9f28aefMD51TEXTLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdf.txtLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdf.txtExtracted texttext/plain251787https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/79baac20-aba3-474f-915c-dab1236a98d8/download1fac2c01bee4511c4f08a9e71d000ad8MD52THUMBNAILLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdf.jpgLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8f53d58d-8a96-431f-909c-c07eae6d72d1/download629139f5a0e4ef5cfe8959879125e6f4MD5310899/263882022-03-14 19:46:41.87http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/26388https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:46:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
title Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
spellingShingle Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
Dantas, Luiz Antonio de Oliveira
contabilidade pública
custo-aluno
sistema de custos
contabilidade de custos no setor público educacional
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
title_full Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
title_fullStr Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
title_full_unstemmed Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
title_sort Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
author Dantas, Luiz Antonio de Oliveira
author_facet Dantas, Luiz Antonio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9049418503430545
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Luiz Antonio de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barroso, Marcelo Francini Girão
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3045472057461259
contributor_str_mv Barroso, Marcelo Francini Girão
dc.subject.por.fl_str_mv contabilidade pública
custo-aluno
sistema de custos
contabilidade de custos no setor público educacional
topic contabilidade pública
custo-aluno
sistema de custos
contabilidade de custos no setor público educacional
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description O objetivo do presente estudo foi apurar o custo-aluno em uma instituição de ensino superior do setor público brasileiro com o propósito de otimizar os processos de tomada de decisão gerencial, elaborando um protótipo de sistema de custos, baseado no modelo de custeio espanhol de Díaz et al. (2013). Foi realizada pesquisa seguindo a estratégia de pesquisa-ação de abordagem construtivista, por meio de uma proposta intervencionista, caracterizando a metodologia da pesquisa como exploratória, descritiva, e intervencionista com coleta de dados bibliográfica, documental e por meio de entrevistas e observação em campo. Os resultados alcançados demonstraram o real custo por aluno da instituição amostra, tanto de graduação, como de pós-graduação. As apurações do custo por aluno e análises de custos realizadas implicaram à instituição amostra o acesso às informações sobre custos e resultados relevantes à sua gestão de custos, processos de tomada de decisões gerenciais, bem como propiciou um protótipo de modelo de sistema de custeio. Esses resultados podem contribuir à comunidade acadêmica da área contábil, por basear-se para a elaboração do modelo de sistema de custos, o modelo de custeio espanhol de Diaz et al. (2013), desenvolvido especificamente para universidades e que até a presente data, não foi localizado outros trabalhos científicos independentes dedicados à efetiva demonstração e implantação do modelo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-09T16:13:55Z
2020-05-28T18:18:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:18:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Luiz Antonio de Oliveira. Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26388
identifier_str_mv DANTAS, Luiz Antonio de Oliveira. Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e0fd858a-f3a2-48c6-8524-ab764dd8ca60/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/79baac20-aba3-474f-915c-dab1236a98d8/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8f53d58d-8a96-431f-909c-c07eae6d72d1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv fc87554b6613d84eeaad739cf9f28aef
1fac2c01bee4511c4f08a9e71d000ad8
629139f5a0e4ef5cfe8959879125e6f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820016990093312