Gênesis 3.15: quem pisou na cabeça da serpente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Adilson Junior Dias de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31144
Resumo: Em Gênesis 3.15, como parte da maldição sobre a serpente, Deus introduz uma promessa de salvação para a humanidade. Através da inimizade entre a serpente e sua “semente” e a mulher e sua “semente”, Deus determina um fim para o cativeiro do pecado recém-inaugurado. A semente da mulher pisará na cabeça da serpente/Satanás e assim salvará a humanidade. Esta passagem tem sido tradicionalmente vista como uma referência a Jesus (a “semente” da mulher). O que historicamente é chamado de protoevangelho – primeiro anúncio do evangelho. Entretanto, teólogos católicos interpretam essa passagem encontrando Maria, mãe de Jesus como a protagonista que cumpre essa profecia. O resultado fortalece a veneração à Maria como uma corredentora da humanidade, quando afirmam que ela pisou na cabeça da serpente. Este artigo preocupa-se em resolver essa questão produzindo de mais conteúdo em língua portuguesa tratando corretamente sobre o protoevangelho à luz da teologia reformada. Pois, além disso, a profundidade exegética e teológica presentes no texto de Gênesis 3.15 é imprescindível para uma correta interpretação de toda a Escritura. Essa pesquisa coloca-se junto ao pensamento teológico-reformado dessa passagem que considera, assim como os cristãos sempre consideraram, esse texto como o primeiro anúncio do evangelho nas Escrituras.
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Este artigo preocupa-se em resolver essa questão produzindo de mais conteúdo em língua portuguesa tratando corretamente sobre o protoevangelho à luz da teologia reformada. Pois, além disso, a profundidade exegética e teológica presentes no texto de Gênesis 3.15 é imprescindível para uma correta interpretação de toda a Escritura. 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