A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24716 |
Resumo: | O estudo procura elucidar a questão da credibilidade da imagem fotográfica depois que surgiram aparelhos fotográficos mais avançados em tecnologia e em precisão de imagem. Não é uma pesquisa pautada pela discussão se a fotografia mostra o real ou um traço do real. Esta pesquisa menciona tal questão, porém mais como parte do percurso da história dos estudos já realizados até hoje com a imagem fotográfica, mesmo porque essa é uma discussão que já estaria muito acirrada nos meios acadêmicos e entre os entusiastas do assunto. Os estudos direcionaram-se mais para a credibilidade do ponto de vista mais amplo no que se refere aos indivíduos em geral, os leigos, amadores da fotografia, aos leitores de jornais e revistas, enfim, às pessoas em geral. Depois da tecnologia digital, dúvidas sobre a credibilidade da imagem fotográfica começaram a pairar no ar, pelo fato de que as pessoas anteriormente não se davam conta de que as fotografias pudessem ser alteradas, que a fotografia era um processo que sempre fora alterado, que já nasceu manipulada por ser um processo físico/químico. A pesquisa caminha ao lado da socioeconomia, pois foi com a evolução tecnológica que essas questões vieram à tona, os indivíduos começaram a comprar câmeras em número muito maior do que compravam há trinta anos, inúmeras pessoas possuem câmeras compactas, câmeras nos celulares, assim como quase todo mundo acessa a internet e veem imagens sendo transmitidas simultaneamente em vários lugares interagindo intensamente. Hoje vivemos uma sociedade imagética. A imagem fotográfica está perdendo força no que diz respeito à sua credibilidade.Pesquisaram-se diversos gêneros de representação da fotografia; jornalística, amadora, autoral, conceitual e publicitária, desde sua produção analógica até os nossos dias com a profusão imagética da era digital. Em cada linguagem fotográfica a pesquisa revela diferentes comportamentos no que se refere à credibilidade das produções fotográficas de quem está atrás da câmera |
id |
UPM_0ec1a5ae3f86da1daf715739a5b704e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24716 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8981709844306799Lobo, Flavia Maria GonçalvesSanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/45937189410115512016-03-15T19:42:07Z2020-05-28T18:10:42Z2011-12-122020-05-28T18:10:42Z2011-08-22O estudo procura elucidar a questão da credibilidade da imagem fotográfica depois que surgiram aparelhos fotográficos mais avançados em tecnologia e em precisão de imagem. Não é uma pesquisa pautada pela discussão se a fotografia mostra o real ou um traço do real. Esta pesquisa menciona tal questão, porém mais como parte do percurso da história dos estudos já realizados até hoje com a imagem fotográfica, mesmo porque essa é uma discussão que já estaria muito acirrada nos meios acadêmicos e entre os entusiastas do assunto. Os estudos direcionaram-se mais para a credibilidade do ponto de vista mais amplo no que se refere aos indivíduos em geral, os leigos, amadores da fotografia, aos leitores de jornais e revistas, enfim, às pessoas em geral. Depois da tecnologia digital, dúvidas sobre a credibilidade da imagem fotográfica começaram a pairar no ar, pelo fato de que as pessoas anteriormente não se davam conta de que as fotografias pudessem ser alteradas, que a fotografia era um processo que sempre fora alterado, que já nasceu manipulada por ser um processo físico/químico. A pesquisa caminha ao lado da socioeconomia, pois foi com a evolução tecnológica que essas questões vieram à tona, os indivíduos começaram a comprar câmeras em número muito maior do que compravam há trinta anos, inúmeras pessoas possuem câmeras compactas, câmeras nos celulares, assim como quase todo mundo acessa a internet e veem imagens sendo transmitidas simultaneamente em vários lugares interagindo intensamente. Hoje vivemos uma sociedade imagética. A imagem fotográfica está perdendo força no que diz respeito à sua credibilidade.Pesquisaram-se diversos gêneros de representação da fotografia; jornalística, amadora, autoral, conceitual e publicitária, desde sua produção analógica até os nossos dias com a profusão imagética da era digital. Em cada linguagem fotográfica a pesquisa revela diferentes comportamentos no que se refere à credibilidade das produções fotográficas de quem está atrás da câmeraThis research tries to elucidate the question of the credibility of the photographic image after the technological age. That is, it is not a research that works pautada in the untiring quarrel if the photograph shows to the real or a trace of the real, this is a philosophical and semiótic bias, however to this research it more mentions this problematic one as part of the passage of the history of the carried through studies already until today with the photographic image, moreover this is a quarrel that already very was incited in the half academics and for the enthusiastic ones of the subject. The studies had been directed more for the credibility of the ampler point of view as for the individuals in general, the laypeople, fans of the photograph, to the readers of periodicals and magazines, at last, the people in a general way. After the digital technology doubts on the credibility in the photographic image they had started to hang in air, for the fact of that previously the people did not give account that the photographs could be modified, that the photograph is a process that always was modified, that already it was born manipulated for being chemical a physical process. The research walks to the side of sociology, therefore it was with the technological evolution that these questions had come to up, the individuals had started to buy cameras in very bigger number of what they bought has 30 years behind, the majority of the people has a compact cameras, cameras in the cellular ones, as well as almost everybody has access the internet and see transmitted images being of a side for the other, interacting of this form intensely. Today we live a imagétic society. In way that the photographic image is losing force in what its credibility says respect. One searched diverse sorts of representation of the photograph; journalism, authorial, conceptual and advertising, since its analogical production until our days with the imagétic profusion of the digial age and in each photographic language the research in shows different behavior to them with respect to credibility in the respective photographic productionsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfLOBO, Flavia Maria Gonçalves. A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24716porUniversidade Presbiteriana Mackenziefotografiafotografia analógicafotografia digitalimagem fotográficacredibilidade da imagemphotographanalogical photographdigital photographphotographic imagecredibility of the imageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4072/Flavia%20Maria%20Goncalves%20Lobo.pdf.jpgA credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEDavino, Gláucia Eneidahttp://lattes.cnpq.br/9376577557864810Fernandes, Sonia Reginahttp://lattes.cnpq.br/5549442785883451BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALFlavia Maria Goncalves Lobo.pdfFlavia Maria Goncalves Lobo.pdfapplication/pdf2224278https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3c686ab4-9529-48b2-9d3f-11f04e62b771/download6d33e79906f17a1a6e45358056cec92aMD51TEXTFlavia Maria Goncalves Lobo.pdf.txtFlavia Maria Goncalves Lobo.pdf.txtExtracted texttext/plain178247https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d34a4de-db36-4851-9af7-2bc6f23c11f5/download018a81a2f9cf32845603e5d542eaac6cMD52THUMBNAILFlavia Maria Goncalves Lobo.pdf.jpgFlavia Maria Goncalves Lobo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ca4441a6-9231-40ee-8ace-44e458a3dd4d/downloadf94e38c12f83807298d572be139ac7e1MD5310899/247162022-03-14 17:16:32.739oai:dspace.mackenzie.br:10899/24716https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:16:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital |
title |
A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital |
spellingShingle |
A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital Lobo, Flavia Maria Gonçalves fotografia fotografia analógica fotografia digital imagem fotográfica credibilidade da imagem photograph analogical photograph digital photograph photographic image credibility of the image CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
title_short |
A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital |
title_full |
A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital |
title_fullStr |
A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital |
title_full_unstemmed |
A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital |
title_sort |
A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital |
author |
Lobo, Flavia Maria Gonçalves |
author_facet |
Lobo, Flavia Maria Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8981709844306799 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Flavia Maria Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanchez, Petra Sanchez |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4593718941011551 |
contributor_str_mv |
Sanchez, Petra Sanchez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia fotografia analógica fotografia digital imagem fotográfica credibilidade da imagem |
topic |
fotografia fotografia analógica fotografia digital imagem fotográfica credibilidade da imagem photograph analogical photograph digital photograph photographic image credibility of the image CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
photograph analogical photograph digital photograph photographic image credibility of the image |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
description |
O estudo procura elucidar a questão da credibilidade da imagem fotográfica depois que surgiram aparelhos fotográficos mais avançados em tecnologia e em precisão de imagem. Não é uma pesquisa pautada pela discussão se a fotografia mostra o real ou um traço do real. Esta pesquisa menciona tal questão, porém mais como parte do percurso da história dos estudos já realizados até hoje com a imagem fotográfica, mesmo porque essa é uma discussão que já estaria muito acirrada nos meios acadêmicos e entre os entusiastas do assunto. Os estudos direcionaram-se mais para a credibilidade do ponto de vista mais amplo no que se refere aos indivíduos em geral, os leigos, amadores da fotografia, aos leitores de jornais e revistas, enfim, às pessoas em geral. Depois da tecnologia digital, dúvidas sobre a credibilidade da imagem fotográfica começaram a pairar no ar, pelo fato de que as pessoas anteriormente não se davam conta de que as fotografias pudessem ser alteradas, que a fotografia era um processo que sempre fora alterado, que já nasceu manipulada por ser um processo físico/químico. A pesquisa caminha ao lado da socioeconomia, pois foi com a evolução tecnológica que essas questões vieram à tona, os indivíduos começaram a comprar câmeras em número muito maior do que compravam há trinta anos, inúmeras pessoas possuem câmeras compactas, câmeras nos celulares, assim como quase todo mundo acessa a internet e veem imagens sendo transmitidas simultaneamente em vários lugares interagindo intensamente. Hoje vivemos uma sociedade imagética. A imagem fotográfica está perdendo força no que diz respeito à sua credibilidade.Pesquisaram-se diversos gêneros de representação da fotografia; jornalística, amadora, autoral, conceitual e publicitária, desde sua produção analógica até os nossos dias com a profusão imagética da era digital. Em cada linguagem fotográfica a pesquisa revela diferentes comportamentos no que se refere à credibilidade das produções fotográficas de quem está atrás da câmera |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-12-12 2020-05-28T18:10:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:07Z 2020-05-28T18:10:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOBO, Flavia Maria Gonçalves. A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24716 |
identifier_str_mv |
LOBO, Flavia Maria Gonçalves. A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3c686ab4-9529-48b2-9d3f-11f04e62b771/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d34a4de-db36-4851-9af7-2bc6f23c11f5/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ca4441a6-9231-40ee-8ace-44e458a3dd4d/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d33e79906f17a1a6e45358056cec92a 018a81a2f9cf32845603e5d542eaac6c f94e38c12f83807298d572be139ac7e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819981412958208 |