A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Flavia Maria Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24716
Resumo: O estudo procura elucidar a questão da credibilidade da imagem fotográfica depois que surgiram aparelhos fotográficos mais avançados em tecnologia e em precisão de imagem. Não é uma pesquisa pautada pela discussão se a fotografia mostra o real ou um traço do real. Esta pesquisa menciona tal questão, porém mais como parte do percurso da história dos estudos já realizados até hoje com a imagem fotográfica, mesmo porque essa é uma discussão que já estaria muito acirrada nos meios acadêmicos e entre os entusiastas do assunto. Os estudos direcionaram-se mais para a credibilidade do ponto de vista mais amplo no que se refere aos indivíduos em geral, os leigos, amadores da fotografia, aos leitores de jornais e revistas, enfim, às pessoas em geral. Depois da tecnologia digital, dúvidas sobre a credibilidade da imagem fotográfica começaram a pairar no ar, pelo fato de que as pessoas anteriormente não se davam conta de que as fotografias pudessem ser alteradas, que a fotografia era um processo que sempre fora alterado, que já nasceu manipulada por ser um processo físico/químico. A pesquisa caminha ao lado da socioeconomia, pois foi com a evolução tecnológica que essas questões vieram à tona, os indivíduos começaram a comprar câmeras em número muito maior do que compravam há trinta anos, inúmeras pessoas possuem câmeras compactas, câmeras nos celulares, assim como quase todo mundo acessa a internet e veem imagens sendo transmitidas simultaneamente em vários lugares interagindo intensamente. Hoje vivemos uma sociedade imagética. A imagem fotográfica está perdendo força no que diz respeito à sua credibilidade.Pesquisaram-se diversos gêneros de representação da fotografia; jornalística, amadora, autoral, conceitual e publicitária, desde sua produção analógica até os nossos dias com a profusão imagética da era digital. Em cada linguagem fotográfica a pesquisa revela diferentes comportamentos no que se refere à credibilidade das produções fotográficas de quem está atrás da câmera
id UPM_0ec1a5ae3f86da1daf715739a5b704e0
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24716
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8981709844306799Lobo, Flavia Maria GonçalvesSanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/45937189410115512016-03-15T19:42:07Z2020-05-28T18:10:42Z2011-12-122020-05-28T18:10:42Z2011-08-22O estudo procura elucidar a questão da credibilidade da imagem fotográfica depois que surgiram aparelhos fotográficos mais avançados em tecnologia e em precisão de imagem. Não é uma pesquisa pautada pela discussão se a fotografia mostra o real ou um traço do real. Esta pesquisa menciona tal questão, porém mais como parte do percurso da história dos estudos já realizados até hoje com a imagem fotográfica, mesmo porque essa é uma discussão que já estaria muito acirrada nos meios acadêmicos e entre os entusiastas do assunto. Os estudos direcionaram-se mais para a credibilidade do ponto de vista mais amplo no que se refere aos indivíduos em geral, os leigos, amadores da fotografia, aos leitores de jornais e revistas, enfim, às pessoas em geral. Depois da tecnologia digital, dúvidas sobre a credibilidade da imagem fotográfica começaram a pairar no ar, pelo fato de que as pessoas anteriormente não se davam conta de que as fotografias pudessem ser alteradas, que a fotografia era um processo que sempre fora alterado, que já nasceu manipulada por ser um processo físico/químico. A pesquisa caminha ao lado da socioeconomia, pois foi com a evolução tecnológica que essas questões vieram à tona, os indivíduos começaram a comprar câmeras em número muito maior do que compravam há trinta anos, inúmeras pessoas possuem câmeras compactas, câmeras nos celulares, assim como quase todo mundo acessa a internet e veem imagens sendo transmitidas simultaneamente em vários lugares interagindo intensamente. Hoje vivemos uma sociedade imagética. A imagem fotográfica está perdendo força no que diz respeito à sua credibilidade.Pesquisaram-se diversos gêneros de representação da fotografia; jornalística, amadora, autoral, conceitual e publicitária, desde sua produção analógica até os nossos dias com a profusão imagética da era digital. Em cada linguagem fotográfica a pesquisa revela diferentes comportamentos no que se refere à credibilidade das produções fotográficas de quem está atrás da câmeraThis research tries to elucidate the question of the credibility of the photographic image after the technological age. That is, it is not a research that works pautada in the untiring quarrel if the photograph shows to the real or a trace of the real, this is a philosophical and semiótic bias, however to this research it more mentions this problematic one as part of the passage of the history of the carried through studies already until today with the photographic image, moreover this is a quarrel that already very was incited in the half academics and for the enthusiastic ones of the subject. The studies had been directed more for the credibility of the ampler point of view as for the individuals in general, the laypeople, fans of the photograph, to the readers of periodicals and magazines, at last, the people in a general way. After the digital technology doubts on the credibility in the photographic image they had started to hang in air, for the fact of that previously the people did not give account that the photographs could be modified, that the photograph is a process that always was modified, that already it was born manipulated for being chemical a physical process. The research walks to the side of sociology, therefore it was with the technological evolution that these questions had come to up, the individuals had started to buy cameras in very bigger number of what they bought has 30 years behind, the majority of the people has a compact cameras, cameras in the cellular ones, as well as almost everybody has access the internet and see transmitted images being of a side for the other, interacting of this form intensely. Today we live a imagétic society. In way that the photographic image is losing force in what its credibility says respect. One searched diverse sorts of representation of the photograph; journalism, authorial, conceptual and advertising, since its analogical production until our days with the imagétic profusion of the digial age and in each photographic language the research in shows different behavior to them with respect to credibility in the respective photographic productionsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfLOBO, Flavia Maria Gonçalves. A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24716porUniversidade Presbiteriana Mackenziefotografiafotografia analógicafotografia digitalimagem fotográficacredibilidade da imagemphotographanalogical photographdigital photographphotographic imagecredibility of the imageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4072/Flavia%20Maria%20Goncalves%20Lobo.pdf.jpgA credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEDavino, Gláucia Eneidahttp://lattes.cnpq.br/9376577557864810Fernandes, Sonia Reginahttp://lattes.cnpq.br/5549442785883451BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALFlavia Maria Goncalves Lobo.pdfFlavia Maria Goncalves Lobo.pdfapplication/pdf2224278https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3c686ab4-9529-48b2-9d3f-11f04e62b771/download6d33e79906f17a1a6e45358056cec92aMD51TEXTFlavia Maria Goncalves Lobo.pdf.txtFlavia Maria Goncalves Lobo.pdf.txtExtracted texttext/plain178247https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d34a4de-db36-4851-9af7-2bc6f23c11f5/download018a81a2f9cf32845603e5d542eaac6cMD52THUMBNAILFlavia Maria Goncalves Lobo.pdf.jpgFlavia Maria Goncalves Lobo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ca4441a6-9231-40ee-8ace-44e458a3dd4d/downloadf94e38c12f83807298d572be139ac7e1MD5310899/247162022-03-14 17:16:32.739oai:dspace.mackenzie.br:10899/24716https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:16:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
title A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
spellingShingle A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
Lobo, Flavia Maria Gonçalves
fotografia
fotografia analógica
fotografia digital
imagem fotográfica
credibilidade da imagem
photograph
analogical photograph
digital photograph
photographic image
credibility of the image
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
title_short A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
title_full A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
title_fullStr A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
title_full_unstemmed A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
title_sort A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
author Lobo, Flavia Maria Gonçalves
author_facet Lobo, Flavia Maria Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8981709844306799
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Flavia Maria Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanchez, Petra Sanchez
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4593718941011551
contributor_str_mv Sanchez, Petra Sanchez
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia
fotografia analógica
fotografia digital
imagem fotográfica
credibilidade da imagem
topic fotografia
fotografia analógica
fotografia digital
imagem fotográfica
credibilidade da imagem
photograph
analogical photograph
digital photograph
photographic image
credibility of the image
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv photograph
analogical photograph
digital photograph
photographic image
credibility of the image
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
description O estudo procura elucidar a questão da credibilidade da imagem fotográfica depois que surgiram aparelhos fotográficos mais avançados em tecnologia e em precisão de imagem. Não é uma pesquisa pautada pela discussão se a fotografia mostra o real ou um traço do real. Esta pesquisa menciona tal questão, porém mais como parte do percurso da história dos estudos já realizados até hoje com a imagem fotográfica, mesmo porque essa é uma discussão que já estaria muito acirrada nos meios acadêmicos e entre os entusiastas do assunto. Os estudos direcionaram-se mais para a credibilidade do ponto de vista mais amplo no que se refere aos indivíduos em geral, os leigos, amadores da fotografia, aos leitores de jornais e revistas, enfim, às pessoas em geral. Depois da tecnologia digital, dúvidas sobre a credibilidade da imagem fotográfica começaram a pairar no ar, pelo fato de que as pessoas anteriormente não se davam conta de que as fotografias pudessem ser alteradas, que a fotografia era um processo que sempre fora alterado, que já nasceu manipulada por ser um processo físico/químico. A pesquisa caminha ao lado da socioeconomia, pois foi com a evolução tecnológica que essas questões vieram à tona, os indivíduos começaram a comprar câmeras em número muito maior do que compravam há trinta anos, inúmeras pessoas possuem câmeras compactas, câmeras nos celulares, assim como quase todo mundo acessa a internet e veem imagens sendo transmitidas simultaneamente em vários lugares interagindo intensamente. Hoje vivemos uma sociedade imagética. A imagem fotográfica está perdendo força no que diz respeito à sua credibilidade.Pesquisaram-se diversos gêneros de representação da fotografia; jornalística, amadora, autoral, conceitual e publicitária, desde sua produção analógica até os nossos dias com a profusão imagética da era digital. Em cada linguagem fotográfica a pesquisa revela diferentes comportamentos no que se refere à credibilidade das produções fotográficas de quem está atrás da câmera
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-12-12
2020-05-28T18:10:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:07Z
2020-05-28T18:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOBO, Flavia Maria Gonçalves. A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24716
identifier_str_mv LOBO, Flavia Maria Gonçalves. A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3c686ab4-9529-48b2-9d3f-11f04e62b771/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d34a4de-db36-4851-9af7-2bc6f23c11f5/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ca4441a6-9231-40ee-8ace-44e458a3dd4d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d33e79906f17a1a6e45358056cec92a
018a81a2f9cf32845603e5d542eaac6c
f94e38c12f83807298d572be139ac7e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819981412958208