Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, Patrícia Aparecida Beraldo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25189
Resumo: This thesis presentes a study about the character Dona Benta as a Reading mediator in Dom Quixote das Crianças and in Geografia de Dona Benta. At the first one it seems to be there a reading project thought by Monteiro Lobato and executed by the character of the grandmother; at the second, she is responsible for mediating the knowledge through the resource of a trip. To execute this work it was necessary an investigation about how the action of the grandmother mediator happens in all Lobato’s books for children in order to distinguish her actions in these two texts and from this investigation it was concluded it happens in two ways: Dona Benta-grandmother-mediator “familiar” with reading, and Dona Benta grandmother-teacher-mediator who “institutionalizes” the knowledgement. At this work we also tried to understand how the ilustrations of her character, designed by a variety of ilustrators in many different editions, show an evolution in her moments of reading mediation. In addittion, we also tried to understand how it might have contributed to reinforce this aspect in young readers. Finally, it was still possible to discuss in this thesis how Dona Benta can be an efficient example of Reading mediator in new media and technologies even nowadays.
id UPM_107e9aead75d2ba5bfc655977df2d59b
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25189
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2017-04-03T15:58:03Z2020-05-28T18:12:17Z2020-05-28T18:12:17Z2017-02-21ROMANO, Patrícia Aparecida Beraldo. Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato. 2017. 271 f. Tese( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25189This thesis presentes a study about the character Dona Benta as a Reading mediator in Dom Quixote das Crianças and in Geografia de Dona Benta. At the first one it seems to be there a reading project thought by Monteiro Lobato and executed by the character of the grandmother; at the second, she is responsible for mediating the knowledge through the resource of a trip. To execute this work it was necessary an investigation about how the action of the grandmother mediator happens in all Lobato’s books for children in order to distinguish her actions in these two texts and from this investigation it was concluded it happens in two ways: Dona Benta-grandmother-mediator “familiar” with reading, and Dona Benta grandmother-teacher-mediator who “institutionalizes” the knowledgement. At this work we also tried to understand how the ilustrations of her character, designed by a variety of ilustrators in many different editions, show an evolution in her moments of reading mediation. In addittion, we also tried to understand how it might have contributed to reinforce this aspect in young readers. Finally, it was still possible to discuss in this thesis how Dona Benta can be an efficient example of Reading mediator in new media and technologies even nowadays.Esta tese apresenta um estudo sobre a personagem Dona Benta como mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e em Geografia de Dona Benta. Na primeira obra parece haver um projeto de leitura pensado por parte de Monteiro Lobato e executado pela personagem-avó; na segunda, ela é a responsável por mediar o conhecimento a partir do recurso da viagem. Para executar tal tarefa foi necessária uma investigação de como se realiza a ação mediadora da avó em todas as obras infantis de Lobato para distinguir sua atuação nestas duas obras e chegou-se ao resultado de que ela ocorre sob duas formas a saber: Dona Benta-avó-mediadora “familiar” de leitura, e Dona Benta avó-professora-mediadora “institucional” do conhecimento. Procurou-se, também, entender como as imagens dela, executadas pelos mais diversos ilustradores, ao longo das muitas edições, apontam para uma evolução na construção dessa personagem e como algumas dessas imagens, em momentos de mediação de leitura, podem ter contribuído para firmar essa marca-característica nos pequenos leitores. Finalmente, ainda foi possível discutir na tese como Dona Benta pode ser, nos dias atuais, exemplo eficaz de mediadora de leitura, mesmo em tempos de novas mídias e novas tecnologias.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessmediação de leituraDona BentaavóCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMDona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisLajolo, Marisa Philberthttp://lattes.cnpq.br/1025607971064367Atik, Maria Luiza Guarnierihttp://lattes.cnpq.br/6573639208092932Amaral, Gloria Carneiro dohttp://lattes.cnpq.br/2120597822999751Camargo, Luís Hellmeister dehttp://lattes.cnpq.br/6968554356853003Albieri, Thaís de Mattoshttp://lattes.cnpq.br/6010833280290439http://lattes.cnpq.br/2921407574712892Romano, Patrícia Aparecida Beraldohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13840/Patr%c3%adcia%20Aparecida%20Beraldo%20Romano.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3185/5/Patr%C3%ADcia%20Aparecida%20Beraldo%20Romano.pdfreading mediationDona Bentagrandmotherreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/251892020-05-28 15:12:17.66Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato
title Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato
spellingShingle Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato
Romano, Patrícia Aparecida Beraldo
mediação de leitura
Dona Benta
avó
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato
title_full Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato
title_fullStr Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato
title_full_unstemmed Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato
title_sort Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato
author Romano, Patrícia Aparecida Beraldo
author_facet Romano, Patrícia Aparecida Beraldo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lajolo, Marisa Philbert
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1025607971064367
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Atik, Maria Luiza Guarnieri
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6573639208092932
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amaral, Gloria Carneiro do
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2120597822999751
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Camargo, Luís Hellmeister de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6968554356853003
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Albieri, Thaís de Mattos
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6010833280290439
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2921407574712892
dc.contributor.author.fl_str_mv Romano, Patrícia Aparecida Beraldo
contributor_str_mv Lajolo, Marisa Philbert
Atik, Maria Luiza Guarnieri
Amaral, Gloria Carneiro do
Camargo, Luís Hellmeister de
Albieri, Thaís de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv mediação de leitura
Dona Benta
avó
topic mediação de leitura
Dona Benta
avó
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This thesis presentes a study about the character Dona Benta as a Reading mediator in Dom Quixote das Crianças and in Geografia de Dona Benta. At the first one it seems to be there a reading project thought by Monteiro Lobato and executed by the character of the grandmother; at the second, she is responsible for mediating the knowledge through the resource of a trip. To execute this work it was necessary an investigation about how the action of the grandmother mediator happens in all Lobato’s books for children in order to distinguish her actions in these two texts and from this investigation it was concluded it happens in two ways: Dona Benta-grandmother-mediator “familiar” with reading, and Dona Benta grandmother-teacher-mediator who “institutionalizes” the knowledgement. At this work we also tried to understand how the ilustrations of her character, designed by a variety of ilustrators in many different editions, show an evolution in her moments of reading mediation. In addittion, we also tried to understand how it might have contributed to reinforce this aspect in young readers. Finally, it was still possible to discuss in this thesis how Dona Benta can be an efficient example of Reading mediator in new media and technologies even nowadays.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-03T15:58:03Z
2020-05-28T18:12:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-21
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:12:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROMANO, Patrícia Aparecida Beraldo. Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato. 2017. 271 f. Tese( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25189
identifier_str_mv ROMANO, Patrícia Aparecida Beraldo. Dona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato. 2017. 271 f. Tese( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Comunicação e Letras (CCL)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177240323358720