O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24757 |
Resumo: | Este trabalho discute a relação entre o design de comunicação publicitária e os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte, a partir do processo criativo de uma agência publicitária fundamentado nestes critérios. A relevância do trabalho decorre da importância que o profissional da publicidade exerce, principalmente na escolha das imagens utilizadas, visto que são portadoras de valores e significados que influenciam emoções, pensamentos e comportamentos dos indivíduos. Ao trabalhar em base aos conceitos da OntoArte e a da Ontopsicologia, o profissional de publicidade pode realizar uma atuação mais responsável no mercado, exercendo seu papel (direto ou indireto) de educador social e promovendo uma cultura baseada em valores humanistas, tais como viver, capacidade, dignidade, sociabilidade, entre outros. Em sua primeira etapa, a metodologia de abordagem qualitativa estudou a experiência de uma agência de design de comunicação que atua com os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. Estudou-se o processo criativo, em especial de um trabalho realizado, o projeto gráfico e de design da revista Performance Líder. Realizou-se uma pesquisa de campo para avaliar a percepção do público-alvo em relação à expressão de tais princípios no design de comunicação da revista. Observou-se que os participantes identificaram os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte no design e no conteúdo da revista, evidenciando que estes critérios podem ser utilizados também por outros profissionais no mercado. |
id |
UPM_13aa6474ddf5f93645a99de9d885fadd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24757 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/7167254305943668Miranda, Carolina SchuskelMartins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/84644152006630452016-03-15T19:42:27Z2020-05-28T18:10:49Z2013-12-142020-05-28T18:10:49Z2012-08-21Este trabalho discute a relação entre o design de comunicação publicitária e os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte, a partir do processo criativo de uma agência publicitária fundamentado nestes critérios. A relevância do trabalho decorre da importância que o profissional da publicidade exerce, principalmente na escolha das imagens utilizadas, visto que são portadoras de valores e significados que influenciam emoções, pensamentos e comportamentos dos indivíduos. Ao trabalhar em base aos conceitos da OntoArte e a da Ontopsicologia, o profissional de publicidade pode realizar uma atuação mais responsável no mercado, exercendo seu papel (direto ou indireto) de educador social e promovendo uma cultura baseada em valores humanistas, tais como viver, capacidade, dignidade, sociabilidade, entre outros. Em sua primeira etapa, a metodologia de abordagem qualitativa estudou a experiência de uma agência de design de comunicação que atua com os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. Estudou-se o processo criativo, em especial de um trabalho realizado, o projeto gráfico e de design da revista Performance Líder. Realizou-se uma pesquisa de campo para avaliar a percepção do público-alvo em relação à expressão de tais princípios no design de comunicação da revista. Observou-se que os participantes identificaram os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte no design e no conteúdo da revista, evidenciando que estes critérios podem ser utilizados também por outros profissionais no mercado.This work discusses the relationship between the design of advertising communication and the principles of Ontopsychology and OntoArt, from the creative process of an advertising agency based in these criteria. The relevance of the work stems from the importance role that the advertising professionals exerts, mainly in the choose process of images used at the advertising, because the images bring values and significances that influences emotions, thoughts and human behaviours. Working based on the concepts of OntoArt and Ontopsychology, the advertising professional can perform a more responsible role in the market, exercising his role (direct or indirect) of social educator and promoting a culture based on humanistic values, such as living, ability, dignity, sociality, among others. In its first stage, the methodology of qualitative approach studied the experience of a communication design agency that works with the principles of OntoArt and Ontopsychology. The creative process was studied, in particular of a work, the graphic design project of the magazine Performance Líder. A field survey was developed to assess the perception of the target in relation to the expression of such principles in the communication design of the magazine. It was observed that participants identified the principles of Ontopsychology and OntoArt on design and on the contents of the magazine, highlighting that other professionals in the market can also use these criteria.application/pdfMIRANDA, Carolina Schuskel. O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24757porUniversidade Presbiteriana MackenzieOntoArteOntopsicologiadesign de comunicaçãopublicidadeprocesso criativovalores humanistas na comunicaçãoOntoArtOntopsychologycommunication designadvertisingcreative processhumanistic values in communicationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4099/Carolina%20Schuskel%20Miranda.pdf.jpgO processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEStori, Norbertohttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020Giordani, Estela Marishttp://lattes.cnpq.br/2613694853235546BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALCarolina Schuskel Miranda.pdfCarolina Schuskel Miranda.pdfapplication/pdf3527127https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/69fc71ea-a666-47c7-95a8-7ac7ca925c32/downloadf7a645c1bf2ff3710d301a7c1e93191dMD51TEXTCarolina Schuskel Miranda.pdf.txtCarolina Schuskel Miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain278610https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dcb0e95d-69bf-489d-bcc9-31e54977d19c/downloadc75b6f81676bb62de5446742b8794563MD52THUMBNAILCarolina Schuskel Miranda.pdf.jpgCarolina Schuskel Miranda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/30cfe13d-bd30-4800-9b8b-0e1d20be8889/download8ce137ac7ba269a659ee771690e87d9fMD5310899/247572022-03-14 15:52:33.907oai:dspace.mackenzie.br:10899/24757https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:52:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte |
title |
O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte |
spellingShingle |
O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte Miranda, Carolina Schuskel OntoArte Ontopsicologia design de comunicação publicidade processo criativo valores humanistas na comunicação OntoArt Ontopsychology communication design advertising creative process humanistic values in communication CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
title_short |
O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte |
title_full |
O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte |
title_fullStr |
O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte |
title_full_unstemmed |
O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte |
title_sort |
O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte |
author |
Miranda, Carolina Schuskel |
author_facet |
Miranda, Carolina Schuskel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7167254305943668 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Carolina Schuskel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8464415200663045 |
contributor_str_mv |
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
OntoArte Ontopsicologia design de comunicação publicidade processo criativo valores humanistas na comunicação |
topic |
OntoArte Ontopsicologia design de comunicação publicidade processo criativo valores humanistas na comunicação OntoArt Ontopsychology communication design advertising creative process humanistic values in communication CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
OntoArt Ontopsychology communication design advertising creative process humanistic values in communication |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
description |
Este trabalho discute a relação entre o design de comunicação publicitária e os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte, a partir do processo criativo de uma agência publicitária fundamentado nestes critérios. A relevância do trabalho decorre da importância que o profissional da publicidade exerce, principalmente na escolha das imagens utilizadas, visto que são portadoras de valores e significados que influenciam emoções, pensamentos e comportamentos dos indivíduos. Ao trabalhar em base aos conceitos da OntoArte e a da Ontopsicologia, o profissional de publicidade pode realizar uma atuação mais responsável no mercado, exercendo seu papel (direto ou indireto) de educador social e promovendo uma cultura baseada em valores humanistas, tais como viver, capacidade, dignidade, sociabilidade, entre outros. Em sua primeira etapa, a metodologia de abordagem qualitativa estudou a experiência de uma agência de design de comunicação que atua com os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. Estudou-se o processo criativo, em especial de um trabalho realizado, o projeto gráfico e de design da revista Performance Líder. Realizou-se uma pesquisa de campo para avaliar a percepção do público-alvo em relação à expressão de tais princípios no design de comunicação da revista. Observou-se que os participantes identificaram os princípios da Ontopsicologia e da OntoArte no design e no conteúdo da revista, evidenciando que estes critérios podem ser utilizados também por outros profissionais no mercado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-14 2020-05-28T18:10:49Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:27Z 2020-05-28T18:10:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MIRANDA, Carolina Schuskel. O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24757 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Carolina Schuskel. O processo criativo de uma agência publicitária a partir dos princípios da Ontopsicologia e da OntoArte. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/69fc71ea-a666-47c7-95a8-7ac7ca925c32/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dcb0e95d-69bf-489d-bcc9-31e54977d19c/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/30cfe13d-bd30-4800-9b8b-0e1d20be8889/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7a645c1bf2ff3710d301a7c1e93191d c75b6f81676bb62de5446742b8794563 8ce137ac7ba269a659ee771690e87d9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820019066273792 |