Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Robson de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24369
Resumo: Jogos digitais são um recurso utilizado atualmente como uma forma de entretenimento, jogos digitais educacionais por sua vez, tentam fazer com que o estudante utilize esse recurso com o intuito de aprender de forma mais dinâmica e que desperte maior interesse. Embora jogos digitais educacionais tenham utilidade, em alguns casos eles podem apresentar problemas, tais como possuir tarefas repetitivas, desafios sem motivação ou falta de recursos pedagógicos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema que seja capaz de encontrar recursos educacionais em jogos digitais que não são considerados educacionais, com o propósito de utilizá-los no ensino, visto que alguns deles já são consagrados no mercado como uma forma de entretenimento, o objetivo com isso é despertar o interesse dos estudantes por determinado assunto. O sistema é uma aplicação web desenvolvida em C#, que funciona recebendo do usuário o que ele deseja ensinar a respeito de algum assunto da área de geografia, em seguida realiza uma inferência para buscar jogos digitais e gerar relatórios educacionais com os possíveis jogos digitais e características que podem ser utilizadas para ensinar a respeito do assunto que o usuário deseja. Logo, não é necessário que o usuário tenha conhecimento da área de jogos digitais para utilizar o sistema e verificar jogos digitais e maneiras de aplicá-los no ensino.
id UPM_15b05330c4161151cfd1d5e479cac76e
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24369
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/5131975026612008Resende, Robson de SouzaMustaro, Pollyana Notargiacomohttp://lattes.cnpq.br/45244016264296892016-03-15T19:37:54Z2020-05-28T18:08:37Z2015-04-152020-05-28T18:08:37Z2015-02-11Jogos digitais são um recurso utilizado atualmente como uma forma de entretenimento, jogos digitais educacionais por sua vez, tentam fazer com que o estudante utilize esse recurso com o intuito de aprender de forma mais dinâmica e que desperte maior interesse. Embora jogos digitais educacionais tenham utilidade, em alguns casos eles podem apresentar problemas, tais como possuir tarefas repetitivas, desafios sem motivação ou falta de recursos pedagógicos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema que seja capaz de encontrar recursos educacionais em jogos digitais que não são considerados educacionais, com o propósito de utilizá-los no ensino, visto que alguns deles já são consagrados no mercado como uma forma de entretenimento, o objetivo com isso é despertar o interesse dos estudantes por determinado assunto. O sistema é uma aplicação web desenvolvida em C#, que funciona recebendo do usuário o que ele deseja ensinar a respeito de algum assunto da área de geografia, em seguida realiza uma inferência para buscar jogos digitais e gerar relatórios educacionais com os possíveis jogos digitais e características que podem ser utilizadas para ensinar a respeito do assunto que o usuário deseja. Logo, não é necessário que o usuário tenha conhecimento da área de jogos digitais para utilizar o sistema e verificar jogos digitais e maneiras de aplicá-los no ensino.Digital games are a resource currently used as an entertainment way, but educational digital games try to make the student use it like a way of learning, in order to arouse interest. Although educational games have utility, in some cases they can show problems, like have repetitive tasks, unmotivated challenges or lack of teaching resources. The goal of this work is to develop a system able to find educational resources in games that are not considered educational, with the purpose to use them for teaching, since some of them are seen by the market like a good entertainment way, the goal with this is arouse interest of the students for some subject. The system is a web application developed in C#. It works receiving from the user what he wants to teach about some subject in the field of geography. The system realizes an inference for to search digital games and generate educational reports with the games and features that can be used for teaching about the desired subject. So, it is not necessary that the user has knowledge about the field of games for to use the system and check the digital games and ways of apply it in education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfRESENDE, Robson de Souza. Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24369porUniversidade Presbiteriana Mackenziejogos digitaiseducaçãojogos digitais educacionaissistema especialistainteligência artificialgameseducationeducational digital gamesexpert systemartificial intelligenceCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3838/ROBSON%20DE%20SOUZA%20RESENDE.pdf.jpgSistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESilveira, Ismar Frangohttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830Rossi, Rogériohttp://lattes.cnpq.br/8288858124711928BREngenharia ElétricaUPMEngenharia ElétricaORIGINALROBSON DE SOUZA RESENDE.pdfROBSON DE SOUZA RESENDE.pdfapplication/pdf2714646https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a39f1f11-90da-4331-a0ba-97397976241a/download9efdb586279b25dcb1a90908d8b8e8e6MD51TEXTROBSON DE SOUZA RESENDE.pdf.txtROBSON DE SOUZA RESENDE.pdf.txtExtracted texttext/plain221772https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f2817212-596c-4ab3-813b-1052d0b629c8/download6ac8183a25a22b930f5cec9d0d4de79bMD52THUMBNAILROBSON DE SOUZA RESENDE.pdf.jpgROBSON DE SOUZA RESENDE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/64e1ae46-ef89-4f1e-ac6d-20b06f0b3e55/download37646e1dc9209f736eb0497bd3fbfa9fMD5310899/243692022-03-14 17:02:21.693oai:dspace.mackenzie.br:10899/24369https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:02:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem
title Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem
spellingShingle Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem
Resende, Robson de Souza
jogos digitais
educação
jogos digitais educacionais
sistema especialista
inteligência artificial
games
education
educational digital games
expert system
artificial intelligence
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem
title_full Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem
title_fullStr Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem
title_sort Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem
author Resende, Robson de Souza
author_facet Resende, Robson de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5131975026612008
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Robson de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mustaro, Pollyana Notargiacomo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4524401626429689
contributor_str_mv Mustaro, Pollyana Notargiacomo
dc.subject.por.fl_str_mv jogos digitais
educação
jogos digitais educacionais
sistema especialista
inteligência artificial
topic jogos digitais
educação
jogos digitais educacionais
sistema especialista
inteligência artificial
games
education
educational digital games
expert system
artificial intelligence
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
dc.subject.eng.fl_str_mv games
education
educational digital games
expert system
artificial intelligence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description Jogos digitais são um recurso utilizado atualmente como uma forma de entretenimento, jogos digitais educacionais por sua vez, tentam fazer com que o estudante utilize esse recurso com o intuito de aprender de forma mais dinâmica e que desperte maior interesse. Embora jogos digitais educacionais tenham utilidade, em alguns casos eles podem apresentar problemas, tais como possuir tarefas repetitivas, desafios sem motivação ou falta de recursos pedagógicos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema que seja capaz de encontrar recursos educacionais em jogos digitais que não são considerados educacionais, com o propósito de utilizá-los no ensino, visto que alguns deles já são consagrados no mercado como uma forma de entretenimento, o objetivo com isso é despertar o interesse dos estudantes por determinado assunto. O sistema é uma aplicação web desenvolvida em C#, que funciona recebendo do usuário o que ele deseja ensinar a respeito de algum assunto da área de geografia, em seguida realiza uma inferência para buscar jogos digitais e gerar relatórios educacionais com os possíveis jogos digitais e características que podem ser utilizadas para ensinar a respeito do assunto que o usuário deseja. Logo, não é necessário que o usuário tenha conhecimento da área de jogos digitais para utilizar o sistema e verificar jogos digitais e maneiras de aplicá-los no ensino.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-15
2020-05-28T18:08:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:37:54Z
2020-05-28T18:08:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RESENDE, Robson de Souza. Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24369
identifier_str_mv RESENDE, Robson de Souza. Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a39f1f11-90da-4331-a0ba-97397976241a/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f2817212-596c-4ab3-813b-1052d0b629c8/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/64e1ae46-ef89-4f1e-ac6d-20b06f0b3e55/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 9efdb586279b25dcb1a90908d8b8e8e6
6ac8183a25a22b930f5cec9d0d4de79b
37646e1dc9209f736eb0497bd3fbfa9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820037100732416