Álvaro Siza: o diálogo entre o lugar e a forma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, Luiz Alves dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31056
Resumo: Esta dissertação procura compreender como a atitude projetual do arquiteto Álvaro Siza concebe o espaço arquitetônico. Para isso, referencia-se em preceitos que vão além da análise programática da obra. O recorte temporal contempla as duas primeiras décadas do século XXI investigando três edifícios museológicos que, apesar de ter o mesmo uso, se relacionam com vertentes sociais, históricas, topológicas, e sensoriais distintas: no Brasil, a Fundação Iberê Camargo (1998 – 2008), em Porto Alegre, RS; em Portugal, na cidade de Chaves, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (2011 – 2015); e em Santo Tirso em um mesmo sítio onde compartilham áreas comuns o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (2012 – 2016), e a requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa (2012 – 2016). As obras foram estudadas considerando suas relações entre o lugar e a forma. A relação com o lugar foi analisada através de aproximações sucessivas com os seguintes tópicos: a Localização, a Cidade, os Percursos de acesso, o Sítio, a Implantação – relação do lote com o entorno imediato –, e a Conformação em relação aos elementos exteriores do edifício. Já a forma foi analisada versando sobre a Descrição das Plantas, o Zoneamento, o Espaço e a luz e os Cheios e Vazios, a Materialidade e a Cor. Ao final, conclui-se que as obras analisadas, bem como a arquitetura de Álvaro Siza, apresentam-se fiéis a seus preceitos basilares, devendo ser estudada não através de uma ótica racionalista, mas sim a partir da percepção existencial do lugar e das inter-relações dos elementos que a compõem.
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spelling Santos Neto, Luiz Alves dosZein, Ruth Verde2022-11-30T17:14:34Z2022-11-30T17:14:34Z2022-10-28Esta dissertação procura compreender como a atitude projetual do arquiteto Álvaro Siza concebe o espaço arquitetônico. Para isso, referencia-se em preceitos que vão além da análise programática da obra. O recorte temporal contempla as duas primeiras décadas do século XXI investigando três edifícios museológicos que, apesar de ter o mesmo uso, se relacionam com vertentes sociais, históricas, topológicas, e sensoriais distintas: no Brasil, a Fundação Iberê Camargo (1998 – 2008), em Porto Alegre, RS; em Portugal, na cidade de Chaves, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (2011 – 2015); e em Santo Tirso em um mesmo sítio onde compartilham áreas comuns o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (2012 – 2016), e a requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa (2012 – 2016). As obras foram estudadas considerando suas relações entre o lugar e a forma. A relação com o lugar foi analisada através de aproximações sucessivas com os seguintes tópicos: a Localização, a Cidade, os Percursos de acesso, o Sítio, a Implantação – relação do lote com o entorno imediato –, e a Conformação em relação aos elementos exteriores do edifício. Já a forma foi analisada versando sobre a Descrição das Plantas, o Zoneamento, o Espaço e a luz e os Cheios e Vazios, a Materialidade e a Cor. Ao final, conclui-se que as obras analisadas, bem como a arquitetura de Álvaro Siza, apresentam-se fiéis a seus preceitos basilares, devendo ser estudada não através de uma ótica racionalista, mas sim a partir da percepção existencial do lugar e das inter-relações dos elementos que a compõem.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelIPM - Instituto Presbiteriano Mackenziehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31056Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁlvaro SizalugarformamuseuspercepçãoÁlvaro Siza: o diálogo entre o lugar e a formainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/8375309081976653https://orcid.org/0000-0003-0923-4914http://lattes.cnpq.br/9888860934285781Soares, Luciano Margottohttp://lattes.cnpq.br/2864447373645874Bastos, Maria Alice Junqueirahttp://lattes.cnpq.br/1714427552948865This dissertation seeks to understand how the architecture design of Álvaro Siza conceives the architectural space. Therefore, well have as reference precepts that go beyond the programmatic analysis of the project. The temporal clipping frames the first two decades of the 21st century investigating three museum buildings that, despite having the same use, are related to social, historical, topological strands and distinct sensory: in Brazil the Iberê Camargo Foundation (1998 – 2008) in Porto Alegre, RS, in Portugal in the city of Chaves, the Museum of Contemporary Art Nadir Afonso (2011 – 2015) and in Santo Tirso city – in the same place where they share common areas – the International Museum of Contemporary Sculpture (2012 – 2016) and the requalification of the Abade Pedrosa Municipal Museum (2012 – 2016). The architecture works were studied considering their relations between place and shape. The relationship with the place were analyzed through successives approximation with the following topics: the Location, the city, the Access Routes, the place, the implantation – the relationship of the lot with the immediate surroundings – and the Conformation in relation to the exterior elements of the building. The architectural forms were analyzed with a perspective dedicated to the study of architectural plans, the site plan, space, lighting design, materiality, color and the design of presence and absence of matter. Finally, it is concluded that the analyzed projects, as well as the Siza’s architectural ensemble, appear faithful to their basic precepts, and should be studied not through a rationalist perspective, but from the existential perception of the place and the interrelations of the elements that compose it.Álvaro SizaplaceformmuseumperceptionBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)UPMArquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOORIGINALLuiz Alves dos Santos Neto.....pdfLuiz Alves dos Santos Neto.....pdfLuiz Alves dos Santos Neto....application/pdf22060032https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/145b8493-2a73-42f1-bd05-7bdd7ad6dd0b/download8a6835ec1cb5c922d38d4a010bb16df8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8280f901-89b6-478e-b619-366ad691346b/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/92dc9b98-685f-45f5-acb9-94f0de52c73e/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTLuiz Alves dos Santos Neto.....pdf.txtLuiz Alves dos Santos Neto.....pdf.txtExtracted texttext/plain442961https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f1edb290-9d75-4468-abf9-19f9aa28e666/downloade776c551702ee9381c5a8f5a4aafb09fMD54THUMBNAILLuiz Alves dos Santos Neto.....pdf.jpgLuiz Alves dos Santos Neto.....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fdd17a9f-f005-44b9-a826-35f823007970/downloaddc2011e53668354de445ef1725db3da8MD5510899/310562023-01-05 01:17:13.151http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/31056https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-01-05T01:17:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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