A construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Akamine , William Takenobu
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39386
Resumo: O videoclipe, como uma manifestação discursiva que combina elementos musicais e visuais, emergiu como uma forma de divulgação de músicas e de artistas. Sua ascensão ocorreu durante os anos 1980 e 1990, impulsionada pelos progressos tecnológicos. Atualmente, com o crescimento das plataformas digitais, os videoclipes encontraram novos meios de distribuição e consumo que permitem aos espectadores uma experiência interativa e imersiva. Este estudo visa a examinar a evolução do videoclipe ao longo do tempo, desde sua origem até sua manifestação na contemporaneidade, explorando não apenas suas dimensões estéticas e tecnológicas, mas também sua função cultural por meio de sua organização enquanto linguagem. Dentre os diversos gêneros e estilos que compõem o universo do videoclipe, esta tese analisa, a partir das contribuições de estudos da Semiótica francesa Greimasiana, as linguagens que estruturam o lyric video e as suas possibilidades de leitura. O objetivo é analisar os efeitos de sentido dos videoclipes selecionados disponíveis no YouTube. O corpus da pesquisa é composto por lyric videos selecionados e agrupados com base em sua construção audiovisual, categorizando-os nos estilos de filmagem, animação e híbrido. A proposta consiste na análise de três lyric videos: Inimitável de Nando Reis; o videoclipe da banda Natiruts intitulado Tudo vai dar certo e, por fim, a música Próximo amor de Luan Santana. Este trabalho aborda ainda os recursos tipográficos e sua organização estética, em uma articulação sincrética da linguagem audiovisual. As análises empreendidas revelaram que a diversidade proporcionada pelo sincretismo do texto contribui para a divulgação de maneira efetiva da música e do artista. Além disso, os efeitos de sentido identificados abordam temas cotidianos, tais como a diversidade, crenças e relacionamentos, instigando a reflexão sobre diversas questões relevantes da sociedade.
id UPM_1a5ef211add29c6031f4dde1b4b47c2f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/39386
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Akamine , William TakenobuBueno , Alexandre Marcelo2024-09-11T19:19:52Z2024-09-11T19:19:52Z2024-02-08O videoclipe, como uma manifestação discursiva que combina elementos musicais e visuais, emergiu como uma forma de divulgação de músicas e de artistas. Sua ascensão ocorreu durante os anos 1980 e 1990, impulsionada pelos progressos tecnológicos. Atualmente, com o crescimento das plataformas digitais, os videoclipes encontraram novos meios de distribuição e consumo que permitem aos espectadores uma experiência interativa e imersiva. Este estudo visa a examinar a evolução do videoclipe ao longo do tempo, desde sua origem até sua manifestação na contemporaneidade, explorando não apenas suas dimensões estéticas e tecnológicas, mas também sua função cultural por meio de sua organização enquanto linguagem. Dentre os diversos gêneros e estilos que compõem o universo do videoclipe, esta tese analisa, a partir das contribuições de estudos da Semiótica francesa Greimasiana, as linguagens que estruturam o lyric video e as suas possibilidades de leitura. O objetivo é analisar os efeitos de sentido dos videoclipes selecionados disponíveis no YouTube. O corpus da pesquisa é composto por lyric videos selecionados e agrupados com base em sua construção audiovisual, categorizando-os nos estilos de filmagem, animação e híbrido. A proposta consiste na análise de três lyric videos: Inimitável de Nando Reis; o videoclipe da banda Natiruts intitulado Tudo vai dar certo e, por fim, a música Próximo amor de Luan Santana. Este trabalho aborda ainda os recursos tipográficos e sua organização estética, em uma articulação sincrética da linguagem audiovisual. As análises empreendidas revelaram que a diversidade proporcionada pelo sincretismo do texto contribui para a divulgação de maneira efetiva da música e do artista. Além disso, os efeitos de sentido identificados abordam temas cotidianos, tais como a diversidade, crenças e relacionamentos, instigando a reflexão sobre diversas questões relevantes da sociedade.IPM - Instituto Presbiteriano Mackenziehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39386Universidade Presbiteriana Mackenziesemióticafigurativizaçãosemissimbolismoaudiovisuallyric videoA construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://lattes.cnpq.br/4102309176261051https://orcid.org/0000-0002-0798-3615http://lattes.cnpq.br/3969797965635280Barros, Diana Luz Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426https://orcid.org/0000-0001-5182-6767Demuru, Paolohttp://lattes.cnpq.br/1827579292867005https://orcid.org/0000-0003-1559-9530Caldas, Carlos Henrique Sabinohttp://lattes.cnpq.br/7899435140599551https://orcid.org/0000-0001-8606-5136Mendes, Conrado Moreirahttp://lattes.cnpq.br/1730072165580407https://orcid.org/0000-0002-3721-8578The music video, as a discursive manifestation that combines musical and visual elements, emerged as a way of promoting songs and artists. Its rise occurred during the 1980s and 1990s, driven by technological progress. Currently, with the growth of digital platforms, music videos have found new means of distribution and consumption that allow viewers an interactive and immersive experience. This study aims to examine the evolution of the music video over time, from its origins to its manifestation in contemporary times, exploring not only its aesthetic and technological dimensions, but also its cultural function through its organization as a language. Among the different genres and styles that make up the music video universe, this thesis analyzes, based on the contributions of studies from French Greimasian Semiotics, the languages that structure the lyric video and its reading possibilities. The objective is to analyze the meaning effects of selected video clips available on YouTube. The research corpus is composed of lyric videos selected and grouped based on their audiovisual construction, categorizing them into filming, animation and hybrid styles. The proposal consists of the analysis of three lyric videos: Inimitable by Nando Reis; the music video by the band Natiruts entitled Everything will work out and, finally, the song Próximo amor by Luan Santana. This work also addresses typographic resources and their aesthetic organization, in a syncretic articulation of audiovisual language. The analyzes undertaken revealed that the diversity provided by the syncretism of the text contributes to the effective dissemination of the music and the artist. Furthermore, the identified meaning effects address everyday themes, such as diversity, beliefs and relationships, instigating reflection on several relevant issues in society.semioticfigurativizationsemi-symbolismaudiovisual medialyric videoBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESORIGINALWilliam Takenobu Akamine.pdfWilliam Takenobu Akamine.pdfapplication/pdf15369660https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f796a93c-e730-49eb-9c4e-79b77d5dc5f0/downloada92670d4e19b727f5d16c823002ab97cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/67270e07-3e05-4b30-b9aa-602fa164d470/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTWilliam Takenobu Akamine.pdf.txtWilliam Takenobu Akamine.pdf.txtExtracted texttext/plain315456https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ff4466fd-eb21-464c-b06a-00d50d8c0b92/download05a4541277620561dcc5fd22c1133d19MD53THUMBNAILWilliam Takenobu Akamine.pdf.jpgWilliam Takenobu Akamine.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2642https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/070d21ad-9294-4f94-98ff-a15ce90e6174/download29a64036a2fc6c191f5b819d0f893ca7MD5410899/393862024-09-12 03:03:19.613oai:dspace.mackenzie.br:10899/39386https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-09-12T03:03:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.none.fl_str_mv A construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisual
title A construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisual
spellingShingle A construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisual
Akamine , William Takenobu
semiótica
figurativização
semissimbolismo
audiovisual
lyric video
title_short A construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisual
title_full A construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisual
title_fullStr A construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisual
title_full_unstemmed A construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisual
title_sort A construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisual
author Akamine , William Takenobu
author_facet Akamine , William Takenobu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Akamine , William Takenobu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno , Alexandre Marcelo
contributor_str_mv Bueno , Alexandre Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv semiótica
figurativização
semissimbolismo
audiovisual
lyric video
topic semiótica
figurativização
semissimbolismo
audiovisual
lyric video
description O videoclipe, como uma manifestação discursiva que combina elementos musicais e visuais, emergiu como uma forma de divulgação de músicas e de artistas. Sua ascensão ocorreu durante os anos 1980 e 1990, impulsionada pelos progressos tecnológicos. Atualmente, com o crescimento das plataformas digitais, os videoclipes encontraram novos meios de distribuição e consumo que permitem aos espectadores uma experiência interativa e imersiva. Este estudo visa a examinar a evolução do videoclipe ao longo do tempo, desde sua origem até sua manifestação na contemporaneidade, explorando não apenas suas dimensões estéticas e tecnológicas, mas também sua função cultural por meio de sua organização enquanto linguagem. Dentre os diversos gêneros e estilos que compõem o universo do videoclipe, esta tese analisa, a partir das contribuições de estudos da Semiótica francesa Greimasiana, as linguagens que estruturam o lyric video e as suas possibilidades de leitura. O objetivo é analisar os efeitos de sentido dos videoclipes selecionados disponíveis no YouTube. O corpus da pesquisa é composto por lyric videos selecionados e agrupados com base em sua construção audiovisual, categorizando-os nos estilos de filmagem, animação e híbrido. A proposta consiste na análise de três lyric videos: Inimitável de Nando Reis; o videoclipe da banda Natiruts intitulado Tudo vai dar certo e, por fim, a música Próximo amor de Luan Santana. Este trabalho aborda ainda os recursos tipográficos e sua organização estética, em uma articulação sincrética da linguagem audiovisual. As análises empreendidas revelaram que a diversidade proporcionada pelo sincretismo do texto contribui para a divulgação de maneira efetiva da música e do artista. Além disso, os efeitos de sentido identificados abordam temas cotidianos, tais como a diversidade, crenças e relacionamentos, instigando a reflexão sobre diversas questões relevantes da sociedade.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-11T19:19:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-11T19:19:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39386
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f796a93c-e730-49eb-9c4e-79b77d5dc5f0/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/67270e07-3e05-4b30-b9aa-602fa164d470/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ff4466fd-eb21-464c-b06a-00d50d8c0b92/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/070d21ad-9294-4f94-98ff-a15ce90e6174/download
bitstream.checksum.fl_str_mv a92670d4e19b727f5d16c823002ab97c
f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16
05a4541277620561dcc5fd22c1133d19
29a64036a2fc6c191f5b819d0f893ca7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820046855634944