As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Francione Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24837
Resumo: A partir da discussão multiculturalista do filósofo Charles Taylor sobre a questão da identidade, essa pesquisa investiga como as ações humanas e os posicionamentos morais dos professores interferem na abordagem que fazem do negro no cotidiano escolar. Concentra-se na análise das imagens e dos temas afro-brasileiros utilizados pelos professores de História, Arte e Língua Portuguesa da cidade de São Paulo e região metropolitana. Procura esclarecer como as questões multiculturais interferiram no Direito, através das políticas de ações afirmativas e problematiza o conceito de cultura e o espaço que ela tem na escola e na formação dos professores. Aborda as representações dos negros nos livros didáticos e de como a sua identidade foi construída no Brasil através da arte, da imprensa e do debate político. A investigação constata que a capacidade dos professores de se pensar como indivíduo é amplamente determinada por suas interações e experiências sociais. A percepção que eles possuem deles mesmos depende de estruturas cognitivas, afinidades comuns e outras qualificações inscritas num cenário que surge das interações com os diversos grupos sociais. É justamente essa percepção que faz com que diferentes professores façam diferentes tipos de seleção no interior da cultura e comprova que o modo pelo qual a informação é selecionada está ligada às crenças e valores que orientam suas vidas.
id UPM_1eb7e76c61192fea47628e3ad34dfe94
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24837
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/9520043604080391Carvalho, Francione OliveiraAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/62622245784260972016-03-15T19:43:17Z2020-05-28T18:11:02Z2008-09-172020-05-28T18:11:02Z2008-01-22A partir da discussão multiculturalista do filósofo Charles Taylor sobre a questão da identidade, essa pesquisa investiga como as ações humanas e os posicionamentos morais dos professores interferem na abordagem que fazem do negro no cotidiano escolar. Concentra-se na análise das imagens e dos temas afro-brasileiros utilizados pelos professores de História, Arte e Língua Portuguesa da cidade de São Paulo e região metropolitana. Procura esclarecer como as questões multiculturais interferiram no Direito, através das políticas de ações afirmativas e problematiza o conceito de cultura e o espaço que ela tem na escola e na formação dos professores. Aborda as representações dos negros nos livros didáticos e de como a sua identidade foi construída no Brasil através da arte, da imprensa e do debate político. A investigação constata que a capacidade dos professores de se pensar como indivíduo é amplamente determinada por suas interações e experiências sociais. A percepção que eles possuem deles mesmos depende de estruturas cognitivas, afinidades comuns e outras qualificações inscritas num cenário que surge das interações com os diversos grupos sociais. É justamente essa percepção que faz com que diferentes professores façam diferentes tipos de seleção no interior da cultura e comprova que o modo pelo qual a informação é selecionada está ligada às crenças e valores que orientam suas vidas.Charles Taylor`s multiculturalist discussion about identity is the starting point for this research, which investigates how the human actions and the teacher`s moral positions turns out to interfere into the way the negroes issue are taught in schools. It`s focused upon the analysis of images and afro-brazilian themes brought to classes by professors who teach history, arts and portuguese in the city of São Paulo and its metropolitan region. The research tries to explain how the multicultural issues interfere in the law, through positive political actions. It also doubts the meaning of culture and the way it affects schools and teacher`s background. In addition, this work presents the different manners negroes are viewed in didatic books and how their identity was built in Brazil through the arts, the press and the political debate. The investigation concludes that teacher`s ability to think themselves as individuals is largely determined by their interactions and social experiences. The perception those teachers have about themselves depends on cognitive structures, similar interestings and other qualifications, which happen in a scenario raised by different social groups interactions. It`s exactly that perception the resposable for so different choices inside the culture, made by so different teachers. To sum up, it turns out to prove that the way information is selected is directly connected to the values which guide their lives.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfCARVALHO, Francione Oliveira. As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa. 2008. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24837porUniversidade Presbiteriana Mackenzieidentidade do professorcultura afro-brasileiraimagensescolateacher`s identityafro-brazilian cultureimagesschoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4254/Francione%20Oliveira%20Carvalho.pdf.jpgAs imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEContier, Arnaldo Darayahttp://lattes.cnpq.br/4480300676683430Sant´anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Baironhttp://lattes.cnpq.br/3579570829993136BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALFrancione Oliveira Carvalho.pdfFrancione Oliveira Carvalho.pdfapplication/pdf1547866https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/104a2ee9-c812-4058-84d1-60c24732d012/downloadebd405e321e2650f4f71d62d251680f4MD51TEXTFrancione Oliveira Carvalho.pdf.txtFrancione Oliveira Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain469757https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fc7e4b7c-77f8-401c-9b4d-1579d6c27396/download5b90bf3729e952c70b3e74f032601d5bMD52THUMBNAILFrancione Oliveira Carvalho.pdf.jpgFrancione Oliveira Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f8359d35-1457-4d2a-ad05-9706d155b317/download51a1fc1b1f65051bdc557c1134a43645MD5310899/248372022-03-14 17:22:18.725oai:dspace.mackenzie.br:10899/24837https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:22:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa
title As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa
spellingShingle As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa
Carvalho, Francione Oliveira
identidade do professor
cultura afro-brasileira
imagens
escola
teacher`s identity
afro-brazilian culture
images
school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa
title_full As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa
title_fullStr As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa
title_full_unstemmed As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa
title_sort As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa
author Carvalho, Francione Oliveira
author_facet Carvalho, Francione Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9520043604080391
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Francione Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6262224578426097
contributor_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv identidade do professor
cultura afro-brasileira
imagens
escola
topic identidade do professor
cultura afro-brasileira
imagens
escola
teacher`s identity
afro-brazilian culture
images
school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv teacher`s identity
afro-brazilian culture
images
school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description A partir da discussão multiculturalista do filósofo Charles Taylor sobre a questão da identidade, essa pesquisa investiga como as ações humanas e os posicionamentos morais dos professores interferem na abordagem que fazem do negro no cotidiano escolar. Concentra-se na análise das imagens e dos temas afro-brasileiros utilizados pelos professores de História, Arte e Língua Portuguesa da cidade de São Paulo e região metropolitana. Procura esclarecer como as questões multiculturais interferiram no Direito, através das políticas de ações afirmativas e problematiza o conceito de cultura e o espaço que ela tem na escola e na formação dos professores. Aborda as representações dos negros nos livros didáticos e de como a sua identidade foi construída no Brasil através da arte, da imprensa e do debate político. A investigação constata que a capacidade dos professores de se pensar como indivíduo é amplamente determinada por suas interações e experiências sociais. A percepção que eles possuem deles mesmos depende de estruturas cognitivas, afinidades comuns e outras qualificações inscritas num cenário que surge das interações com os diversos grupos sociais. É justamente essa percepção que faz com que diferentes professores façam diferentes tipos de seleção no interior da cultura e comprova que o modo pelo qual a informação é selecionada está ligada às crenças e valores que orientam suas vidas.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-17
2020-05-28T18:11:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:17Z
2020-05-28T18:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Francione Oliveira. As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa. 2008. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24837
identifier_str_mv CARVALHO, Francione Oliveira. As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa. 2008. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/104a2ee9-c812-4058-84d1-60c24732d012/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fc7e4b7c-77f8-401c-9b4d-1579d6c27396/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f8359d35-1457-4d2a-ad05-9706d155b317/download
bitstream.checksum.fl_str_mv ebd405e321e2650f4f71d62d251680f4
5b90bf3729e952c70b3e74f032601d5b
51a1fc1b1f65051bdc557c1134a43645
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820005241847808