Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kahan, Mara Paulete Herbst
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25084
Resumo: This work investigates, within the literature dedicated to children and youth, the process of creating visual texts produced by the interaction between the writer and the visual writer, between word and image, considering the intentionality of this process, and the power of communication in the construction of narrative and image as cultural mediation. Exploratory questions are addressed: how is the creative and collaborative process between word and image? How does this narrative and visual creation interact? What are the motivations and challenges of this artistic making trajectory? As a artist, teacher, art educator and art therapist, understanding these processes in productions aimed primarily at children and young people, but also reaching readers of other age groups, can resonate and expand the power of art teaching in their interdisciplinary connections. Data were collected through semi-structured, recorded and transcribed interviews, conducted with two visual writers, Fernando Pires and Odilon Moraes. The writer Edith Chacon, who produces works together with Fernando Pires, was also interviewed. Odilon Moraes also relates the process of creating his works together with the writer Carolina Moreyra. The interviews and their analysis were conducted from a methodological perspective based on exploratory case studies, under the light of theoretical references
id UPM_1ec993cce050cb065149d388a0ec87f6
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25084
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2019-12-11T23:53:41Z2020-05-28T18:11:40Z2020-05-28T18:11:40Z2019-10-07KAHAN, Mara Paulete Herbst. Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25084This work investigates, within the literature dedicated to children and youth, the process of creating visual texts produced by the interaction between the writer and the visual writer, between word and image, considering the intentionality of this process, and the power of communication in the construction of narrative and image as cultural mediation. Exploratory questions are addressed: how is the creative and collaborative process between word and image? How does this narrative and visual creation interact? What are the motivations and challenges of this artistic making trajectory? As a artist, teacher, art educator and art therapist, understanding these processes in productions aimed primarily at children and young people, but also reaching readers of other age groups, can resonate and expand the power of art teaching in their interdisciplinary connections. Data were collected through semi-structured, recorded and transcribed interviews, conducted with two visual writers, Fernando Pires and Odilon Moraes. The writer Edith Chacon, who produces works together with Fernando Pires, was also interviewed. Odilon Moraes also relates the process of creating his works together with the writer Carolina Moreyra. The interviews and their analysis were conducted from a methodological perspective based on exploratory case studies, under the light of theoretical referencesO trabalho investiga, dentro da literatura dedicada aos públicos infantil e infanto-juvenil, o processo de criação de textos visuais produzidos na interação entre o escritor e o escritor visual, entre palavra e imagem, considerando a intencionalidade desse processo, e o poder de comunicação na construção da narrativa e da imagem como mediação cultural. São abordadas questões exploratórias: como se dá o processo criativo e colaborativo entre palavra e imagem? Como ocorre a interação dessa criação narrativa e visual? Quais as motivações e desafios para a trajetória do fazer artístico? Como artista plástica, professora, arte-educadora e arteterapeuta, compreender estes processos em produções voltadas primordialmente aos públicos infantil e infanto-juvenil, mas que também alcançam leitores de outras faixas etárias, pode ressoar e ampliar a potência do ensino da arte em suas conexões interdisciplinares. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas, realizadas com dois escritores visuais, Fernando Pires e Odilon Moraes. Também foi entrevistada a escritora Edith Chacon, a qual produz obras em conjunto com Fernando Pires. Odilon Moraes relata ainda o processo de criação de suas obras em conjunto com a escritora Carolina Moreyra. As entrevistas e sua análise foram realizadas na perspectiva metodológica fundamentada em estudos de caso de natureza exploratória, sob a luz das referências teóricas.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessprocessos de criaçãointeração imagem/palavralivros ilustradosescritores visuaisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESJogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMartins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668Ambrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Salles, Cecilia Almeidahttp://lattes.cnpq.br/6112940247306533http://lattes.cnpq.br/1179772638196603Kahan, Mara Paulete Herbsthttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4129/5/Mara%20Paulete%20Herbst%20Kahan.pdfcreation processesimage / word interactionpicture booksvisual writersreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/250842020-05-28 15:11:40.552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais
title Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais
spellingShingle Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais
Kahan, Mara Paulete Herbst
processos de criação
interação imagem/palavra
livros ilustrados
escritores visuais
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais
title_full Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais
title_fullStr Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais
title_full_unstemmed Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais
title_sort Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais
author Kahan, Mara Paulete Herbst
author_facet Kahan, Mara Paulete Herbst
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7167254305943668
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Salles, Cecilia Almeida
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6112940247306533
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1179772638196603
dc.contributor.author.fl_str_mv Kahan, Mara Paulete Herbst
contributor_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Ambrogi, Ingrid Hötte
Salles, Cecilia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv processos de criação
interação imagem/palavra
livros ilustrados
escritores visuais
topic processos de criação
interação imagem/palavra
livros ilustrados
escritores visuais
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description This work investigates, within the literature dedicated to children and youth, the process of creating visual texts produced by the interaction between the writer and the visual writer, between word and image, considering the intentionality of this process, and the power of communication in the construction of narrative and image as cultural mediation. Exploratory questions are addressed: how is the creative and collaborative process between word and image? How does this narrative and visual creation interact? What are the motivations and challenges of this artistic making trajectory? As a artist, teacher, art educator and art therapist, understanding these processes in productions aimed primarily at children and young people, but also reaching readers of other age groups, can resonate and expand the power of art teaching in their interdisciplinary connections. Data were collected through semi-structured, recorded and transcribed interviews, conducted with two visual writers, Fernando Pires and Odilon Moraes. The writer Edith Chacon, who produces works together with Fernando Pires, was also interviewed. Odilon Moraes also relates the process of creating his works together with the writer Carolina Moreyra. The interviews and their analysis were conducted from a methodological perspective based on exploratory case studies, under the light of theoretical references
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-11T23:53:41Z
2020-05-28T18:11:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-07
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:11:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KAHAN, Mara Paulete Herbst. Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25084
identifier_str_mv KAHAN, Mara Paulete Herbst. Jogos entre imagem e palavra: processos de criação de escritores visuais. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177222331891712