A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25291 |
Resumo: | The goal of this dissertation is the study of the character Hannibal Lecter in filmic narratives The Silence of the Lambs, Hannibal and Red Dragon. To this end, we focus on the character in two ways: the first relates to its construction. We studied the movements of the camera, the camera angles and focus of the camera. Some other elements of film language, such as noise and music were cited when they were very relevant to the composition of the character. The second deals with the dialogue, the science of relations , as formulated by Bakhtin. We seek thus to seize the moments when the characters become aware of their identity. The narrative procedures common to the corpus show the conception of the film world stands on the carnavalization. Through the images carnivalized, we are faced with a topsy-turvy world where the truths and identities are relative. |
id |
UPM_1f456ed354298c84c7879e7b3a09b409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25291 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
2016-03-15T19:45:40Z2020-05-28T18:13:04Z2013-11-052020-05-28T18:13:04Z2012-02-17http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25291The goal of this dissertation is the study of the character Hannibal Lecter in filmic narratives The Silence of the Lambs, Hannibal and Red Dragon. To this end, we focus on the character in two ways: the first relates to its construction. We studied the movements of the camera, the camera angles and focus of the camera. Some other elements of film language, such as noise and music were cited when they were very relevant to the composition of the character. The second deals with the dialogue, the science of relations , as formulated by Bakhtin. We seek thus to seize the moments when the characters become aware of their identity. The narrative procedures common to the corpus show the conception of the film world stands on the carnavalization. Through the images carnivalized, we are faced with a topsy-turvy world where the truths and identities are relative.O objetivo desta dissertação é o estudo da personagem Hannibal Lecter nas narrativas fílmicas O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho. Para tanto, focalizamos a personagem sob dois aspectos: o primeiro se relaciona com sua construção. Estudamos os movimentos de câmera e os ângulos de focalização da câmera. Alguns outros elementos da linguagem fílmica, como os ruídos e a música, foram citados quando os mesmos eram muito relevantes para a composição da personagem. O segundo trata do dialogismo, da ciência das relações , conforme formulada por Bakhtin. Buscamos, assim, apreender os momentos em que as personagens tomam consciência de sua identidade. Os procedimentos narrativos comuns ao corpus evidenciam que a concepção de mundo dos filmes se sustenta sobre a carnavalização. Por meio das imagens carnavalizadas, estamos diante de um mundo às avessas, onde as verdades e as identidades são relativas.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrascâmeraBakhtindialogismocarnavalizaçãoHannibal LectercameraBakhtindialogismcarnavalizationHannibal LecterCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAA lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLopondo, Lílianhttp://lattes.cnpq.br/3896690497529209Ignatti, Angela Sivallihttp://lattes.cnpq.br/5457520439104180Atik, Maria Luiza Guarnierihttp://lattes.cnpq.br/6573639208092932http://lattes.cnpq.br/2975771036658969Doiche, Eliana Pardo Pulzhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4436/Eliana%20Pardo%20Pulz%20Doiche.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2159/1/Eliana%20Pardo%20Pulz%20Doiche.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/252912020-05-28 15:13:04.309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho |
title |
A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho |
spellingShingle |
A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho Doiche, Eliana Pardo Pulz câmera Bakhtin dialogismo carnavalização Hannibal Lecter camera Bakhtin dialogism carnavalization Hannibal Lecter CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho |
title_full |
A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho |
title_fullStr |
A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho |
title_full_unstemmed |
A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho |
title_sort |
A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho |
author |
Doiche, Eliana Pardo Pulz |
author_facet |
Doiche, Eliana Pardo Pulz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopondo, Lílian |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3896690497529209 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ignatti, Angela Sivalli |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5457520439104180 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Atik, Maria Luiza Guarnieri |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6573639208092932 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2975771036658969 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Doiche, Eliana Pardo Pulz |
contributor_str_mv |
Lopondo, Lílian Ignatti, Angela Sivalli Atik, Maria Luiza Guarnieri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
câmera Bakhtin dialogismo carnavalização Hannibal Lecter |
topic |
câmera Bakhtin dialogismo carnavalização Hannibal Lecter camera Bakhtin dialogism carnavalization Hannibal Lecter CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
camera Bakhtin dialogism carnavalization Hannibal Lecter |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
The goal of this dissertation is the study of the character Hannibal Lecter in filmic narratives The Silence of the Lambs, Hannibal and Red Dragon. To this end, we focus on the character in two ways: the first relates to its construction. We studied the movements of the camera, the camera angles and focus of the camera. Some other elements of film language, such as noise and music were cited when they were very relevant to the composition of the character. The second deals with the dialogue, the science of relations , as formulated by Bakhtin. We seek thus to seize the moments when the characters become aware of their identity. The narrative procedures common to the corpus show the conception of the film world stands on the carnavalization. Through the images carnivalized, we are faced with a topsy-turvy world where the truths and identities are relative. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-11-05 2020-05-28T18:13:04Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:45:40Z 2020-05-28T18:13:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25291 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177216466157568 |