Retrofit : um caminho possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21105 |
Resumo: | São Paulo que é uma cidade rica em oportunidades, mas extremamente desigual, reflexo, inclusive, de um processo de urbanização acelerado desde o início do século XX, possui inúmeros edifícios desocupados em lugares dotados de infraestrutura urbana, em contraponto a um déficit habitacional de aproximadamente 300 mil unidades. A escolha do tema do Trabalho Final de Graduação se deve ao incômodo de observar as dificuldades em tratar da questão do déficit habitacional, na cidade de São Paulo, por meio de propostas ‘’pouco’’ utilizadas e difundidas no ambiente da construção civil nacional. O projeto é sobre a mudança de uso de um edifício garagem, localizado na região da Praça da República, lugar onde se concentram inúmeras modalidades de transporte coletivo, portanto, a demanda por estacionamentos é menor configurando-o como imóvel subutilizado. Desta forma, se propõe a transformação deste edifício, localizado em um endereço central na cidade, por meio de Retrofit. Entende-se retrofit como uma das possibilidades, um caminho possível, como alternativa de habitação para minimizar o déficit habitacional na cidade de São Paulo. |
id |
UPM_226e8cba489f483ad2ff73bc3af6529e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/21105 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Proença, Felipe RodriguesRubio, Viviane Manzione2019-12-19T17:20:44Z2019-12-19T17:20:44Z2019-06-13http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21105São Paulo que é uma cidade rica em oportunidades, mas extremamente desigual, reflexo, inclusive, de um processo de urbanização acelerado desde o início do século XX, possui inúmeros edifícios desocupados em lugares dotados de infraestrutura urbana, em contraponto a um déficit habitacional de aproximadamente 300 mil unidades. A escolha do tema do Trabalho Final de Graduação se deve ao incômodo de observar as dificuldades em tratar da questão do déficit habitacional, na cidade de São Paulo, por meio de propostas ‘’pouco’’ utilizadas e difundidas no ambiente da construção civil nacional. O projeto é sobre a mudança de uso de um edifício garagem, localizado na região da Praça da República, lugar onde se concentram inúmeras modalidades de transporte coletivo, portanto, a demanda por estacionamentos é menor configurando-o como imóvel subutilizado. Desta forma, se propõe a transformação deste edifício, localizado em um endereço central na cidade, por meio de Retrofit. Entende-se retrofit como uma das possibilidades, um caminho possível, como alternativa de habitação para minimizar o déficit habitacional na cidade de São Paulo.Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)arquiteturaretrofitSão Paulodéficit habitacionalRetrofit : um caminho possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILFELIPE PROENÇA.pdf.jpgFELIPE PROENÇA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg924http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/21105/3/FELIPE%20PROEN%c3%87A.pdf.jpg2d534d1e3fbd755c9c8850165dc678aeMD53TEXTFELIPE PROENÇA.pdf.txtFELIPE PROENÇA.pdf.txtExtracted texttext/plain0http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/21105/2/FELIPE%20PROEN%c3%87A.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALFELIPE PROENÇA.pdfFELIPE PROENÇA.pdfFELIPE PROENÇAapplication/pdf14418895http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/21105/1/FELIPE%20PROEN%c3%87A.pdf13628a118e79033b5898c20eb5dbd81eMD5110899/211052020-03-04 11:52:53.207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Retrofit : um caminho possível? |
title |
Retrofit : um caminho possível? |
spellingShingle |
Retrofit : um caminho possível? Proença, Felipe Rodrigues arquitetura retrofit São Paulo déficit habitacional |
title_short |
Retrofit : um caminho possível? |
title_full |
Retrofit : um caminho possível? |
title_fullStr |
Retrofit : um caminho possível? |
title_full_unstemmed |
Retrofit : um caminho possível? |
title_sort |
Retrofit : um caminho possível? |
author |
Proença, Felipe Rodrigues |
author_facet |
Proença, Felipe Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proença, Felipe Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rubio, Viviane Manzione |
contributor_str_mv |
Rubio, Viviane Manzione |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arquitetura retrofit São Paulo déficit habitacional |
topic |
arquitetura retrofit São Paulo déficit habitacional |
description |
São Paulo que é uma cidade rica em oportunidades, mas extremamente desigual, reflexo, inclusive, de um processo de urbanização acelerado desde o início do século XX, possui inúmeros edifícios desocupados em lugares dotados de infraestrutura urbana, em contraponto a um déficit habitacional de aproximadamente 300 mil unidades. A escolha do tema do Trabalho Final de Graduação se deve ao incômodo de observar as dificuldades em tratar da questão do déficit habitacional, na cidade de São Paulo, por meio de propostas ‘’pouco’’ utilizadas e difundidas no ambiente da construção civil nacional. O projeto é sobre a mudança de uso de um edifício garagem, localizado na região da Praça da República, lugar onde se concentram inúmeras modalidades de transporte coletivo, portanto, a demanda por estacionamentos é menor configurando-o como imóvel subutilizado. Desta forma, se propõe a transformação deste edifício, localizado em um endereço central na cidade, por meio de Retrofit. Entende-se retrofit como uma das possibilidades, um caminho possível, como alternativa de habitação para minimizar o déficit habitacional na cidade de São Paulo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.qualified.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-19T17:20:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-19T17:20:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21105 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/21105/3/FELIPE%20PROEN%c3%87A.pdf.jpg http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/21105/2/FELIPE%20PROEN%c3%87A.pdf.txt http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/21105/1/FELIPE%20PROEN%c3%87A.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d534d1e3fbd755c9c8850165dc678ae d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 13628a118e79033b5898c20eb5dbd81e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177228499615744 |