Projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanon, Giulia Caroline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29252
Resumo: Por conta do grande desenvolvimento da indústria automobilística e a constante busca por melhoramentos, principalmente nas áreas de desempenho e segurança veicular, é cada vez mais importante que sejam realizados testes nos diversos sistemas de um novo projeto, para que seja possível a validação e comprovação das melhorias propostas. A parte do sistema de freios é de grande importância para atingir os critérios de segurança de um veículo. Um dos testes mais usados para verificação pode ser realizado em um dinamômetro inercial, que permite coletar dados referentes ao desempenho de discos e pastilhas de freio, através de parâmetros como força, rotação e temperatura. Neste trabalho foi elaborado o pré-projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte, considerando que o mercado oferece grande variedade desse tipo de equipamento apenas para veículos de grande porte, enquanto para veículos pequenos o mercado é praticamente inexistente. Neste projeto foi desenvolvido um sistema para aquisição de dados visando à determinação do coeficiente de atrito entre o disco e a pastilha de freio. Para isso, a bancada foi projetada atendendo os requisitos de normas como a SAE J2522 e a NBR 6143, garantindo a validação dos testes que futuramente serão realizados.
id UPM_23917e65987cb2944b0953ced3891a92
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/29252
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Zanon, Giulia CarolineAngelo, Edvaldo2022-05-20T15:08:05Z2022-05-20T15:08:05Z2019-12-12Por conta do grande desenvolvimento da indústria automobilística e a constante busca por melhoramentos, principalmente nas áreas de desempenho e segurança veicular, é cada vez mais importante que sejam realizados testes nos diversos sistemas de um novo projeto, para que seja possível a validação e comprovação das melhorias propostas. A parte do sistema de freios é de grande importância para atingir os critérios de segurança de um veículo. Um dos testes mais usados para verificação pode ser realizado em um dinamômetro inercial, que permite coletar dados referentes ao desempenho de discos e pastilhas de freio, através de parâmetros como força, rotação e temperatura. Neste trabalho foi elaborado o pré-projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte, considerando que o mercado oferece grande variedade desse tipo de equipamento apenas para veículos de grande porte, enquanto para veículos pequenos o mercado é praticamente inexistente. Neste projeto foi desenvolvido um sistema para aquisição de dados visando à determinação do coeficiente de atrito entre o disco e a pastilha de freio. Para isso, a bancada foi projetada atendendo os requisitos de normas como a SAE J2522 e a NBR 6143, garantindo a validação dos testes que futuramente serão realizados.Due to the great development of the automobile industry and the search for improvements, especially in the areas of performance and safety of a vehicle, it is increasing importance that tests are carried out on the various systems of a new project so that the testing and validation of the proposed improvements. Considering the vehicle's brake system, one of the tests used for verification can be done on an inertial dynamometer, which allows data collection on the performance of discs and brake pads through parameters such as force, rotation, and temperature. Following this line of thought, the design of an inertial dynamometer for brake testing on small vehicles was elaborated, considering that the market offers a wide variety of this type of equipment only for large vehicles, while for small vehicles the market is practically nonexistent. In this project, a data acquisition system was developed to determine the friction coefficient between the disc and the brake pad. For this, the system was designed to meet the requirements of standards such as SAE J2522 and NBR 6143, ensuring the validation of tests that will be performed in the future.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29252Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessdinamômetro inercialsistema de freiotestes de freioinertial dynamometerbrake systembrake testsProjeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/df526913-b852-4b14-9d44-49b5abb12d25/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dbeb2eb2-7a7f-47ae-ba24-5e5efa2d1b5b/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53ORIGINALGIULIA CAROLINE ZANON - PROTEGIDO.pdfGIULIA CAROLINE ZANON - PROTEGIDO.pdfGIULIA CAROLINE ZANONapplication/pdf665209https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3fcfe82c-9399-40cc-9fa7-93909eb3c642/downloadd4f0bf2cc252714899911200fff3e5eaMD51TEXTGIULIA CAROLINE ZANON - PROTEGIDO.pdf.txtGIULIA CAROLINE ZANON - PROTEGIDO.pdf.txtExtracted texttext/plain37055https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/be6341f4-3278-4e7b-98ea-566467342c03/download069e01ab9119344a1eddeec488fd8ee3MD54THUMBNAILGIULIA CAROLINE ZANON - PROTEGIDO.pdf.jpgGIULIA CAROLINE ZANON - PROTEGIDO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1725https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0e075fd2-4891-465f-a110-175a332978b6/downloadc5871bc6671157fbe156459c13de4107MD5510899/292522022-07-12 02:05:14.499http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29252https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:05:14Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte
title Projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte
spellingShingle Projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte
Zanon, Giulia Caroline
dinamômetro inercial
sistema de freio
testes de freio
inertial dynamometer
brake system
brake tests
title_short Projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte
title_full Projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte
title_fullStr Projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte
title_full_unstemmed Projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte
title_sort Projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte
author Zanon, Giulia Caroline
author_facet Zanon, Giulia Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanon, Giulia Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angelo, Edvaldo
contributor_str_mv Angelo, Edvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv dinamômetro inercial
sistema de freio
testes de freio
inertial dynamometer
brake system
brake tests
topic dinamômetro inercial
sistema de freio
testes de freio
inertial dynamometer
brake system
brake tests
description Por conta do grande desenvolvimento da indústria automobilística e a constante busca por melhoramentos, principalmente nas áreas de desempenho e segurança veicular, é cada vez mais importante que sejam realizados testes nos diversos sistemas de um novo projeto, para que seja possível a validação e comprovação das melhorias propostas. A parte do sistema de freios é de grande importância para atingir os critérios de segurança de um veículo. Um dos testes mais usados para verificação pode ser realizado em um dinamômetro inercial, que permite coletar dados referentes ao desempenho de discos e pastilhas de freio, através de parâmetros como força, rotação e temperatura. Neste trabalho foi elaborado o pré-projeto de um dinamômetro inercial para teste de freios em veículos de pequeno porte, considerando que o mercado oferece grande variedade desse tipo de equipamento apenas para veículos de grande porte, enquanto para veículos pequenos o mercado é praticamente inexistente. Neste projeto foi desenvolvido um sistema para aquisição de dados visando à determinação do coeficiente de atrito entre o disco e a pastilha de freio. Para isso, a bancada foi projetada atendendo os requisitos de normas como a SAE J2522 e a NBR 6143, garantindo a validação dos testes que futuramente serão realizados.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-20T15:08:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-20T15:08:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29252
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Engenharia (EE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/df526913-b852-4b14-9d44-49b5abb12d25/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dbeb2eb2-7a7f-47ae-ba24-5e5efa2d1b5b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3fcfe82c-9399-40cc-9fa7-93909eb3c642/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/be6341f4-3278-4e7b-98ea-566467342c03/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0e075fd2-4891-465f-a110-175a332978b6/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
d4f0bf2cc252714899911200fff3e5ea
069e01ab9119344a1eddeec488fd8ee3
c5871bc6671157fbe156459c13de4107
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1822588151924785152